2º As - 2014/15

2º As - 2014/15

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Relatório nº 22



As lições nº 41 e 43 realizaram-se no dia 31 de Outubro com o sumário: coloração de esfregaços obtidos das culturas feitas em aulas anteriores, pela coloração diferencial de Gram. Treino na focagem com a objetiva de impressão.
No início da aula, a professora falou-nos que, iriamos fazer a coloração de esfregaços das culturas feitas nas aulas anteriores. Para dar início à aula, a professora mandou-nos buscar ou localizar o seguinte material: 
Tabuleiro;
Ansa de inoculação;
Placa de Petri com as colonias;
Lupas de mão;
Folha de papel A4;
Lápis;
Água da torneira;
2 Lamparinas;
Fósforos;
Caneta da acetato;
Papel higiénico;
Lâminas;
Pipeta;
Corante cristal de violeta;
Agente descorante- Álcool;
Contra corante- Safranina;
Iodina de gram;
Óleo de imersão;
Microscópio ótico.

Depois a professora explicou-nos como iriamos fazer a coloração do esfregaço. Depois de termos ouvido toda a explicação que a professora deu, a professora disse-nos que teríamos que fazer um relatório sobre a aula prática que tivemos. Só depois então, começamos a fazer esfregaços obtidos da cultura da bactéria do ar e a c orá-los pela técnica de gram. Observamos, de seguida o esfregaço  ao microscópio ótico, para sabermos, quais eram os tipos de bactérias que á se encontravam, utilizando a objetiva de imersão.
A professora foi ver a  preparação de cada aluno, para saber se estava bem-feita ou mal feita. Despois, a professora mandou-nos desenhar as bactérias que tínhamos visto no microscópio e identificar se eram Gram positivos ou Gram negativos.
A professora  ensinou-nos a melhorar a focagem com a quantidade de luz a utilizar para observamos melhor as bactérias no microscópio.
O trabalho em equipa e a curiosidade, foi tanta que, cada um de nós, foi ver a coloração do outro.
Na aula todos nós estivemos participativos, tirámos dúvidas e cumprimos as regras todas. Todos conseguimos perceber como se faz a coloração do esfregaço e como devemos observar no microscópio. Também conseguimos saber, quais eram os tipos de bactérias que havia nas nossas preparações.. Foi muito divertido e na minha opinião devíamos fazer isto “mais vezes”.




Sara Macunge

Sem comentários:

Enviar um comentário