2º As - 2014/15

2º As - 2014/15

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Relatorio 14


As lições nº 26 e 27 realizaram se no dia 15.10.2012 com o sumário:
- Ficha de avaliação sumativa sobre a matéria dada.
- Epidemiologia da infeção.
Nesta aula começámos por ouvir  algumas recomendações sobre a forma de responder ao teste. Respondemos às questões, tendo a professora dado 10 minutos de tolerância para o tempo gasto na escrita do sumário e nas recomendações feitas. Nos últimos  minutos da aula,  estivemos a visionar um powerpoint sobre o tema “epidemiologia da infeção” , e  a ouvir as explicações da professora sobre o assunto.
O teste realizado encontra-se a seguir:
Lescola
 

Escola Secundária Afonso Lopes Vieira
Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde
Higiene, Segurança e Cuidados Gerais – 10.ºano          Prof._______

Ficha de  Avaliação – Módulo 1              Data _/__/__ E. Ed.____________
Lescola


Nome: _____________________________________________________    : _____   Classificação_________________

c
Lê com atenção as questões antes de responderes.
1-     mic.jpgOs microrganismos são muito pequenos e só podemos vê-los com a ajuda do microscópio.
1.1-           Identifica as partes do microscópio, escrevendo, adequadamente, na figura  ao lado os nomes das partes assinaladas.(18)
1.2-           Ordena os passos a seguir indicados de forma a representarem uma sequência correta na focagem de um objeto.(14)

A- Passa para a próxima objetiva, caso seja necessário aumentar a imagem e ajusta a focagem usando apenas o parafuso micrométrico.
B-Coloca lâmina sobre o orifício da platina por onde passa a luz, movimentando os parafusos  do guia objetos
C-Foca, olhando diretamente através da ocular com movimentos lentos do parafuso macrométrico até que a objetiva esteja próxima da lâmina e alguma imagem já seja possível de ser visualizada
D- Liga o microscópio, certifica-te de que a lâmpada de iluminação está  a funcionar
E- Coloca a lâmina sobre a  platina  e prende-a com as  pinças do  guia-objetos.
F-Regula a focagem, com movimentos lentos do parafuso micrométrico, até obter uma imagem nítida.
G-Faz a regulação do condensador, do diafragma e da intensidade luminosa, para melhorar a visualização da imagem.
R:

1.3-           Indica dois cuidados a ter em conta na manipulação do microscópio.(10)
R:


2-     Identifica cada um dos os campos da microbiologia que  estuda respetivamente:(12)
- Estuda as principais bactérias de interesse para o ser humano-
- Estuda os fungos-
- Estuda os vírus-
           - Estuda os diferentes parasitas de interesse para o homem-

3-     A definição exata de vírus é muito complexa, visto que, como têm uma estrutura sub-celular, são tão rudimentares que não podem ser realmente considerados como organismos vivos independentes.
3.1.   Explica por que razão os vírus não são considerados seres vivos.(7)
R:

3.2- Ordena as fases a seguir indicadas de forma a indicarem a sequência do mecanismo de infeção viral.(10)
- Ancoragem ou Adsorção
- Biossíntese
- Libertação
- Maturação
- Penetração
3.3- Indica 3 fatores que interferem com a capacidade infeciosa do vírus.(12)
R:

3.4-Nos  seres humanos o contágio de vírus é feito essencialmente a partir de pessoas já
infetadas. Por exemplo a partir de secreções corporais
Indica 4 tipos de secreções que podem ser veículo de contaminação de vírus.(12)
R:

3.5- Indica outras três fontes/portas de  entrada de vírus sem ser diretamente por secreções corporais .(12)
R.

4-      A classificação das bactérias está, muitas vezes, associada à forma e arranjo como se apresentam (Fig. 3).

4.1- Faz corresponder a cada designação o respetivo número da figura 3.(14)

Fig. 3
 
a. Estafilococos ____

b. Diplococos ____

c. Bacilos ____

d. Vibriões ____

e. Espirilos ____

f. Coco ____

g. Estreptococos ____
 
7
 
6
 
5
 
4
 
3
 
2
 
1
 
http://www.clickescolar.com.br/wp-content/uploads/2010/09/bacterias2.jpg

4.2- Indica o tipo de medicamento que é mundialmente usado para combater bactérias in vivo.(10)
R:


4.3 – Seleciona termos da seguinte tabela para classificares bactérias,  fungos e protozoários o mais completo possível:
unicelulares
Eucariontes
microscópicos
acelulares
procariontes
Sensíveis a antibiótico
Pluricelulares ou unicelulares
com parede celular
Sensíveeis a fungicida

R: As bactérias são seres_____________________________________________________
_______________________________________________________________________(10)
Os fungos são seres __________________________________________________________
_______________________________________________________________________(10)
Os protozoários são seres _____________________________________________________
_______________________________________________________________________(9)
4.4- Indica como denominas as doenças causadas por fungos.(6)
R:
4.5-  Indica duas condições favoráveis ao desenvolvimento de fungos.(12)
R:
5-   As protozoonoses são doenças provocadas por protozoários. A seguir apresenta-se como se dá o contágio da conhecida “doença de chagas”.
5.1-  Identifica, de acordo com o texto quem desempenha, nesta doença humana, o papel  de:(12)
-  vetor___
- hospedeiro_____
- o protozoário causador da doença____
 5.2- Identifica dois parasitas pluricelulares que podem parasitar o intestino humano.(10)
R:

Cristiana Abrantes nº10

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