As lições nº 26 e
27
realizaram se no dia 15.10.2012 com
o sumário:
- Ficha
de avaliação sumativa sobre a matéria dada.
-
Epidemiologia da infeção.
Nesta aula começámos
por ouvir algumas recomendações sobre a
forma de responder ao teste. Respondemos às questões, tendo a professora dado
10 minutos de tolerância para o tempo gasto na escrita do sumário e nas
recomendações feitas. Nos últimos
minutos da aula, estivemos a
visionar um powerpoint sobre o tema “epidemiologia da infeção” , e a ouvir as explicações da professora sobre o
assunto.
O teste realizado
encontra-se a seguir:
Escola Secundária Afonso Lopes Vieira
Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde
Higiene,
Segurança e Cuidados Gerais – 10.ºano
Prof._______
Ficha de
Avaliação – Módulo 1
Data _/__/__ E. Ed.____________
|
|||
Nome:
_____________________________________________________ Nº: _____ Classificação_________________
|
c
Lê com atenção as
questões antes de responderes.
1- Os
microrganismos são muito pequenos e só podemos vê-los com a ajuda do
microscópio.
1.1-
Identifica as partes do microscópio, escrevendo,
adequadamente, na figura ao lado os
nomes das partes assinaladas.(18)
1.2-
Ordena os passos a seguir indicados de forma a
representarem uma sequência correta na focagem de um objeto.(14)
A- Passa para
a próxima objetiva, caso seja necessário aumentar a imagem e ajusta a focagem
usando apenas o parafuso micrométrico.
B-Coloca lâmina sobre o orifício da platina por onde passa a
luz, movimentando os parafusos do guia
objetos
C-Foca, olhando diretamente através da ocular com movimentos
lentos do parafuso macrométrico até que a objetiva esteja próxima da lâmina e
alguma imagem já seja possível de ser visualizada
D- Liga o microscópio, certifica-te de que a lâmpada
de iluminação está a funcionar
E- Coloca a lâmina sobre a platina
e prende-a com as pinças do guia-objetos.
F-Regula a focagem, com movimentos lentos do parafuso
micrométrico, até obter uma imagem nítida.
G-Faz a regulação do condensador, do diafragma e da
intensidade luminosa, para melhorar a visualização da imagem.
R:
1.3-
Indica dois cuidados a ter em conta na
manipulação do microscópio.(10)
R:
2-
Identifica
cada um dos os campos da microbiologia que
estuda respetivamente:(12)
- Estuda as principais bactérias
de interesse para o ser humano-
- Estuda os fungos-
- Estuda os vírus-
- Estuda os
diferentes parasitas de interesse para o homem-
3-
A definição exata de vírus é muito complexa,
visto que, como têm uma estrutura sub-celular, são tão rudimentares que não podem
ser realmente considerados como organismos vivos independentes.
3.1. Explica por que razão os vírus não são
considerados seres vivos.(7)
R:
3.2- Ordena as fases a seguir
indicadas de forma a indicarem a sequência do mecanismo de infeção viral.(10)
- Ancoragem ou Adsorção
- Biossíntese
- Libertação
- Maturação
- Penetração
3.3- Indica 3 fatores que interferem com a capacidade infeciosa
do vírus.(12)
R:
3.4-Nos seres humanos
o contágio de vírus é feito essencialmente a partir de pessoas já
infetadas. Por exemplo a partir de secreções corporais
Indica 4 tipos de secreções que podem ser veículo de
contaminação de vírus.(12)
R:
3.5- Indica outras três fontes/portas de entrada de vírus sem ser diretamente por
secreções corporais .(12)
R.
4- A classificação das bactérias está, muitas
vezes, associada à forma e arranjo como se apresentam (Fig. 3).
4.1- Faz corresponder a cada designação o respetivo número da
figura 3.(14)
|
|
|
|
|
|
|
|
|
4.2- Indica o tipo de medicamento
que é mundialmente usado para combater bactérias in vivo.(10)
R:
4.3 – Seleciona termos da
seguinte tabela para classificares bactérias,
fungos e protozoários o mais completo possível:
unicelulares
|
Eucariontes
|
microscópicos
|
acelulares
|
procariontes
|
Sensíveis a antibiótico
|
Pluricelulares ou unicelulares
|
com parede celular
|
Sensíveeis a fungicida
|
R: As bactérias
são seres_____________________________________________________
_______________________________________________________________________(10)
Os fungos são
seres __________________________________________________________
_______________________________________________________________________(10)
Os protozoários
são seres _____________________________________________________
_______________________________________________________________________(9)
4.4- Indica como
denominas as doenças causadas por fungos.(6)
R:
4.5- Indica duas condições favoráveis ao
desenvolvimento de fungos.(12)
R:
5- As protozoonoses são doenças provocadas por
protozoários. A seguir apresenta-se como se dá o contágio da conhecida “doença
de chagas”.
5.1- Identifica, de acordo com o texto quem
desempenha, nesta doença humana, o papel
de:(12)
- vetor___
-
hospedeiro_____
- o protozoário
causador da doença____
5.2- Identifica dois parasitas pluricelulares
que podem parasitar o intestino humano.(10)
R:
Cristiana
Abrantes nº10
Sem comentários:
Enviar um comentário