As
lições 36 e 37 realizaram-se no dia 24 de outubro com o sumário: Observação macroscópica de cultura de bactérias:
- Classificação das
colónias e a sua contagem por caixa com utilização do contador de colonias.
Norma para elaboração do
relatório da atividade.
No inicio da aula a professora começou
a aula por ditar o sumário, de seguida entregou-nos uma ficha na qual o tema
era a Observação macroscópica de
culturas de bactérias e que se apresenta a seguir
Estivemos a analisar a ficha na qual
tinha uma imagem com algumas palavras em
inglês que tivemos que traduzir.
De seguida estivemos a ler e analisar
com atenção as regras que se devem seguir nas aulas de microbiologia, bem
como o conteúdo solicitado sobre esta
aula prática para realizar o relatório desta aula.
Depois de analisarmos a ficha fomos
buscar os materias necessários para a aula prática, a professora montou e ligou
o contador de colónias e depois explicou como se trabalhava com o contador ,indo
i um grupo de cada vez contar as colónias de uma das culturas de bactérias..
Depois das colónias contadas fomos
desenhar uma das culturas com as colónias que víamos, tiramos dados para fazer o
relatório e completamos a tabela que vem na ficha.
Ficha de Trabalho
ESCOLA SECUNDÁRIA AFONSO LOPES VIERIRA
CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE
Higiene Segurança e
Cuidados Gerais Ano
Letivo: 2012/13
Observação
macroscópica de culturas de bactérias
As bactérias são os seres vivos mais simples do ponto de
vista estrutural, e de menor tamanho, podendo ser conhecidas também como
micróbios. São abundantes no ar, no solo e na água, e na sua maioria
inofensivas para o ser humano, sendo algumas até benéficas. As bactérias causadoras de doenças denominam-se
patogénicas.
Por serem microrganismos procariontes, não apresentam um
núcleo definido, estando o seu material genético compactado e enovelado numa
região do citoplasma chamada de nucleóide. As bactérias apresentam uma membrana
plasmática recoberta por uma parede celular, o seu tamanho pode variar entre 0,2 a 5,0 micrómetros, sendo
por isso observáveis apenas ao microscópio. As bactérias dividem-se por fissão
binária e não por mitose.
A cultura de bactérias é o crescimento de colónias de
microrganismos induzida pelo Homem para facilitar o seu estudo. O meio de
cultura é uma substância líquida ou sólida, simples ou complexa, que permite a nutrição, o crescimento e a multiplicação
dos microrganismos do inóculo. Os meios de cultura são selecionados consoante o
tipo de bactéria a observar. As bactérias multiplicam-se em meios de cultura
apropriados desde que sejam respeitadas as condições de temperatura, pH,
humidade e composição.
Muitas delas podem
possuir esporos (formações que conferem resistência às bactérias), devido ao
meio ambiente inadequado à sua condição de vida. Esta é uma forma delas se
manterem vivas até encontrarem a condição ideal de sobrevivência.
A figura b apresenta as características
macroscópicas de colónias de bactérias quando crescem isoladas num meio de
cultura.
Uma colónia pode ser classificada quanto à forma, quanto
à margem e quanto à elevação, como se vê no esquema, e ainda quanto à
pigmentação (cor da colónia) e ao tamanho (ponto, pequeno, médio ou grande).
|
Saber descrever as colónias e
contá-las são procedimentos úteis para futuros trabalhos e que irás fazer de
seguida.
Toma atenção às seguintes
recomendações que serão para seguir, à risca, em todas as futuras aulas de microbiologia
para zelar pela tua saúde e de toda a comunidade escolar.
1-Não
deves abrir a placa de petri, porque apesar de termos incubado as culturas a
20ºC, nada nos garante que alguma colónia não seja patogénica para o homem .
2-No
final da aula terás que guardar as
culturas no frigorífico acondicionadas no saco plástico e dentro do tabuleiro.
3-
Nestas aulas práticas deves usar bata, que não deves usar fora da sala, e os
cabelos compridos devem estar sempre atados.
4-
É expressamente proibido comer ou beber no laboratório.
5-
Deves limpar a mesa de trabalho com pano embebido em água com lixívia ou outro
detergente e lavar as mãos com sabão azul.
Agora
podes começar a trabalhar…
1- Observa
as 3 culturas de bactérias, incubadas na aula anterior, compara o nº de
colónias e ordena-as por ordem crescente de nº de colónias.
2- Justifica
a razão de não encontrares colónias numa das placas.
3- Seleciona
uma das placa com cultura de bactérias, que contenha poucas mas uma maior
variedade de colónias e que estejam separadas umas das outras e indica o
inóculo usado para a a sua inoculação.
4- Desenha
um círculo do tamanho da caixa de Petri, utilizando uma caixa que não tenha
culturas e esquematiza as colónias da cultura referida em 3, atribuindo uma
letra a cada colónia desenhada.
5- Classifica
3 colónias de aspeto diferente, da cultura em análise, de acordo com as
características macroscópicas apresentadas.( Utiliza a tabela abaixo para
organização dos dados).
Colónia
|
Forma
|
Margem
|
Elevação
|
Cor
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Tamanho
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A
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B
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C
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|
6- Seleciona uma placa cuja cultura contenha muitas
colónias e conta-as utilizando o contador de colónias .
7- Faz
o relatório da atividade com os seguintes parâmetros:
5.1-
título da atividade;
5.2-
objetivo da atividade;
5.3-
material necessário;
5.4-
procedimento
5.5-
resultados
5.6-
breve análise dos resultados
5.7- conclusão.
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