2º As - 2014/15

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quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Relatório 19



As lições 36 e 37 realizaram-se no dia 24 de outubro com o sumário: Observação macroscópica de cultura de bactérias:
- Classificação das colónias e a sua contagem por caixa com utilização do contador de colonias.
Norma para elaboração do relatório da atividade.
No inicio da aula a professora começou a aula por ditar o sumário, de seguida entregou-nos uma ficha na qual o tema era a Observação macroscópica de culturas de bactérias e que se apresenta a seguir
Estivemos a analisar a ficha na qual tinha uma imagem  com algumas palavras em inglês que tivemos que traduzir.
De seguida estivemos a ler e analisar com atenção as regras que se devem seguir nas aulas de microbiologia, bem como  o conteúdo solicitado sobre esta aula prática para realizar o relatório desta aula.
Depois de analisarmos a ficha fomos buscar os materias necessários para a aula prática, a professora montou e ligou o contador de colónias e depois explicou como se trabalhava com o contador ,indo i um grupo de cada vez contar as colónias de uma das culturas de bactérias..
Depois das colónias contadas fomos desenhar  uma das culturas  com as colónias  que víamos, tiramos dados para fazer o relatório e completamos a tabela que vem na ficha.

 Ficha de Trabalho
            ESCOLA SECUNDÁRIA AFONSO LOPES VIERIRA
CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE
Higiene Segurança e Cuidados Gerais                   Ano Letivo: 2012/13 

Observação macroscópica de culturas de  bactérias
As bactérias são os seres vivos mais simples do ponto de vista estrutural, e de menor tamanho, podendo ser conhecidas também como micróbios. São abundantes no ar, no solo e na água, e na sua maioria inofensivas para o ser humano, sendo algumas até benéficas. As bactérias  causadoras de doenças denominam-se patogénicas.
Por serem microrganismos procariontes, não apresentam um núcleo definido, estando o seu material genético compactado e enovelado numa região do citoplasma chamada de nucleóide. As bactérias apresentam uma membrana plasmática recoberta por uma parede celular, o seu tamanho pode variar entre 0,2 a 5,0 micrómetros, sendo por isso observáveis apenas ao microscópio. As bactérias dividem-se por fissão binária e não por mitose.
A cultura de bactérias é o crescimento de colónias de microrganismos induzida pelo Homem para facilitar o seu estudo. O meio de cultura é uma substância líquida ou sólida, simples ou complexa, que permite a nutrição, o crescimento e a multiplicação dos microrganismos do inóculo. Os meios de cultura são selecionados consoante o tipo de bactéria a observar. As bactérias multiplicam-se em meios de cultura apropriados desde que sejam respeitadas as condições de temperatura, pH, humidade e composição.
Muitas delas podem possuir esporos (formações que conferem resistência às bactérias), devido ao meio ambiente inadequado à sua condição de vida. Esta é uma forma delas se manterem vivas até encontrarem a condição ideal de sobrevivência.
A figura b apresenta as características macroscópicas de colónias de bactérias quando crescem isoladas num meio de cultura.
Uma colónia pode ser classificada quanto à forma, quanto à margem e quanto à elevação, como se vê no esquema, e ainda quanto à pigmentação (cor da colónia) e ao tamanho (ponto, pequeno, médio ou grande).
Fig.1
 
 Estas características das culturas podem servir para dividir os microrganismos em grupos taxonómicos.
Saber descrever as colónias e contá-las são procedimentos úteis para futuros trabalhos e que irás fazer de seguida.
Toma atenção às seguintes recomendações que serão para seguir, à risca, em todas as futuras aulas de microbiologia para zelar pela tua saúde e de toda a comunidade escolar.
1-Não deves abrir a placa de petri, porque apesar de termos incubado as culturas a 20ºC, nada nos garante que alguma colónia não seja patogénica para o homem .
2-No final  da aula terás que guardar as culturas no frigorífico acondicionadas no saco plástico e dentro do tabuleiro.
3- Nestas aulas práticas deves usar bata, que não deves usar fora da sala, e os cabelos compridos devem estar sempre atados.
4- É expressamente proibido comer ou beber no laboratório.
5- Deves limpar a mesa de trabalho com pano embebido em água com lixívia ou outro detergente e lavar as mãos com sabão azul.

Agora podes começar a trabalhar…
1-     Observa as 3 culturas de bactérias, incubadas na aula anterior, compara o nº de colónias e ordena-as por ordem crescente de nº de colónias.
2-     Justifica a razão de não encontrares colónias numa das placas.
3-     Seleciona uma das placa com cultura de bactérias, que contenha poucas mas uma maior variedade de colónias e que estejam separadas umas das outras e indica o inóculo usado para a a sua inoculação.
4-     Desenha um círculo do tamanho da caixa de Petri, utilizando uma caixa que não tenha culturas e esquematiza as colónias da cultura referida em 3, atribuindo uma letra a cada colónia desenhada.
5-     Classifica 3 colónias de aspeto diferente, da cultura em análise, de acordo com as características macroscópicas apresentadas.( Utiliza a tabela abaixo para organização dos dados).
Colónia
Forma
Margem
Elevação
Cor
Tamanho
A





B





C





6-       Seleciona  uma placa cuja cultura contenha muitas colónias e conta-as utilizando o contador de colónias .
7-     Faz o relatório da atividade com os seguintes parâmetros:
5.1- título da atividade;
5.2- objetivo da atividade;
5.3- material necessário;
5.4- procedimento
5.5- resultados
5.6- breve análise dos resultados
5.7- conclusão.

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