2º As - 2014/15

2º As - 2014/15

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

relatorio 43


Relatório 43
Aula nº81 e 82                                                                                     13/12/12
Sumário: Definições associadas à higiene e saúde no trabalho.
A aula começou pela apresentação da classificação dada aos alunos sobre os trabalhos realizados ao longo do módulo1. Em seguida  analisou-se  uma ficha informativa  sobre o que iriamos abordar no Módulo 2 e os seus objetivos. De seguida a professora entregou uma ficha cujo tema é definições associadas à segurança, higiene e saúde no trabalho que se apresenta a seguir. Juntámo-nos em grupos e  procuramos, no texto dessa ficha informativa  as definições associadas à segurança, higiene e saúde no trabalho, apresentadas no ponto 1 dos conteúdos a tratar no módulo 2.As fichas distribuídas apresentam-se a seguir.
Ficha 1
M2 - 6572 - Higiene, segurança e saúde no trabalho no sector da saúde
Carga Horária: 50 horas - Ano 1
Objetivos

·         Identificar os conceitos básicos de segurança, higiene e saúde no trabalho.
·         Identificar a legislação de enquadramento no âmbito da segurança, higiene e saúde no trabalho e sua aplicação no sector da saúde.
·         Identificar os fatores de risco profissional e princípios gerais de prevenção associados ao serviço e função desempenhada.
·         Identificar o conceito de ergonomia.
·         Identificar os fatores inibidores de bem-estar associados ao ambiente de trabalho.
·         Identificar os requisitos mínimos de segurança e saúde a seguir na movimentação de cargas.
·         Identificar as principais doenças profissionais: tipologia e causas.
·         Explicar que as tarefas que se integram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde terão de ser sempre executadas com orientação e supervisão de um Profissional de saúde.
·         Identificar as tarefas que têm de ser executadas sob supervisão direta do profissional de saúde e aquelas que podem ser executadas sozinho.
·         Aplicar as medidas de prevenção, proteção e tipos de atuação no âmbito da higiene e segurança no trabalho.
·         Aplicar normas e procedimentos a adotar perante uma situação de emergência no trabalho.
·         Explicar a importância de se atualizar e adaptar a novos produtos, materiais, equipamentos e tecnologias no âmbito das suas atividades.
·         Explicar a importância de manter autocontrolo em situações críticas e de limite.
·         Explicar o impacte das suas ações na interação e bem-estar de terceiros.
·         Explicar a importância da sua atividade para o trabalho de equipa multidisciplinar.
·         Explicar a importância de cumprir as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho.
·         Explicar a importância de agir de acordo com normas e/ou procedimentos definidos no âmbito das suas atividades.
·         Explicar a importância de prever e antecipar riscos;
·         Explicar a importância de demonstrar segurança durante a execução das suas tarefas.
·         Explicar a importância da concentração na execução das suas tarefas.
·         Explicar a importância de desenvolver uma capacidade de alerta que permita sinalizar situações ou contextos que exijam intervenção.





Conteúdos

1-Definições associadas à segurança, higiene e saúde no trabalho
°         Conceitos de trabalho, de saúde, de perigo, de risco, de acidente, incidente, doença profissional, doença relacionada com o trabalho, condições de trabalho, prevenção, protecção, avaliação de riscos, controlo de riscos
°         Legislação de enquadramento da matéria no sector da saúde Riscos profissionais
°         Conceitos e terminologia
°         Princípios gerais de prevenção
2- Tipologia de riscos profissionais
°         Locais e postos de trabalho
°         Equipamentos de trabalho
°         Contacto com produtos químicos e tóxicos
°         Transporte de cargas
°         Contacto com fontes elétricas
°         Incêndio, inundação e explosão
°         Contacto com radiações
3- Medidas de prevenção, proteção e tipos de atuação no âmbito SHST
°         Sinalização de segurança no local de trabalho
°         Equipamentos de proteção individual e coletiva
°         Rotulagem e armazenagem de substâncias perigosas.
°         Plano de emergência
- Situações de catástrofe (ex: incêndios, inundações, tremores de terra…)
- Plano de evacuação
4- Ergonomia
°         Conceito e objetivos
°         Requisitos mínimos de segurança e saúde na movimentação manual de cargas
°         Fatores ambientais inibidores do bem-estar no trabalho
- Ruído
- Vibrações
- Ambiente térmico
- Qualidade do ar
- Sistema de iluminação
5- Principais doenças profissionais
°         Definição legal e sua classificação
°         Causas dos acidentes e das doenças profissionais
°         Estatísticas e impactos socioeconómicos
6- Tarefas que em relação a esta temática se encontram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde
°         Tarefas que, sob orientação de um profissional de saúde, tem de executar sob sua supervisão direta
°         Tarefas que, sob orientação e supervisão de um profissional de saúde, pode executar sozinho/a
Ficha 2
http://users.prof2000.pt/esalv/Imagens/LogoESALV.jpgESCOLA SECUNDÁRIA AFONSO LOPES VIERIRA
CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE
Higiene Segurança e Cuidados Gerais                   Ano Letivo: 2012/13 
Módulo 2: Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho no Setor da Saúde

Definições associadas à segurança, higiene e saúde no trabalho
Conceitos de trabalho, de saúde, de perigo, de risco, de acidente, incidente, doença profissional, doença relacionada com o trabalho, condições de trabalho.

A higiene e a segurança são duas atividades que estão intimamente relacionadas com o objetivo de garantir condições de trabalho capazes de manter um nível de saúde dos colaboradores e trabalhadores de uma Empresa.
Segundo a O.M.S.- Organização Mundial de Saúde, a verificação de condições de Higiene e Segurança consiste "num estado de bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença e enfermidade ".
A higiene do trabalho propõe-se combater, dum ponto de vista não médico, as doenças profissionais, identificando os fatores que podem afetar o ambiente do trabalho e o trabalhador, visando eliminar ou reduzir os riscos profissionais (condições inseguras de trabalho que podem afetar a saúde, segurança e bem estar do trabalhador).
A segurança do trabalho propõe-se combater, também dum ponto de vista não médico, os acidentes de trabalho, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer educando os trabalhadores a utilizarem medidas preventivas. Para além disso, as condições de segurança, higiene e saúde no trabalho constituem o fundamento material de qualquer programa de prevenção de riscos profissionais e contribuem, na empresa, para o aumento da competitividade com diminuição da sinistralidade.
O conceito Segurança está muito relacionado com Prevenção. A evolução da Segurança, antigamente feita a partir dos acidentes ocorridos, progrediu no sentido prevencionista, isto é, antes de o acidente ocorrer. É neste sentido que atualmente se caminha.
Conceitos:
Segurança do trabalho: Conjunto de metodologias adequadas à prevenção de acidentes. O objetivo é a identificação e controlo (eliminar/minimizar) dos riscos associados ao local de trabalho e ao processo produtivo.
Higiene do trabalho: As metodologias da higiene do trabalho têm em vista a prevenção de doenças profissionais. O objetivo é controlar os agentes físicos, químicos e biológicos, através de técnicas e medidas que incidem sobre o ambiente de trabalho.
Saúde no trabalho: O equilíbrio biopsicossociológico é atingido pela vigilância médica e pelo controlo dos elementos físicos e mentais que possam afetar a saúde.
Posto de trabalho: Local (confortável) onde se exerce a atividade laboral.
Ergonomia (Ergon - trabalho, nomos - leis naturais): Estuda a adaptação do homem ao posto de trabalho.
Perigo: Conjunto de fatores dos sistemas de trabalho (homem, máquinas e ambiente de trabalho) com propriedades capazes de causar acidentes ou danos. (Notar a diferença com o conceito de risco.)
Prevenção: O objetivo central é evitar ou minimizar (quando não é possível eliminar) através de um conjunto de medidas implementadas em todas as fases (conceção/projeto, produção, comercialização, etc.) da atividade da organização. Neste conceito está implícita a prevenção integrada, cuja integração na estrutura da organização inclui a gestão da Segurança, Higiene e Saúde. A prevenção integrada inclui o planeamento, medidas organizativas e medidas de engenharia.
Áreas de Trabalho No domínio da ergonomia são tratadas as áreas de trabalho em todos os níveis: homem, máquina e ambiente de trabalho. No âmbito da segurança, as áreas de trabalho são tratadas de uma maneira diversa.
O posto de trabalho é constituído por:
·  Pessoas
·  Equipamentos
·  Materiais
·  Ambiente
As pessoas relacionam-se com os outros elementos do posto de trabalho (equipamentos, materiais e ambiente) e têm muita influência sobre eles. São as pessoas que exercem as funções de controlo. A outro nível, os que tomam decisões sobre local de trabalho têm possibilidade de criar, organizar e manter a área de trabalho nas melhores condições.
O equipamento inclui todas as máquinas e veículos no local de trabalho e todo o tipo de equipamentos necessários ao desempenho da função.
Se estes equipamentos não estiverem em boas condições de segurança ou não forem adequados são uma fonte de potenciais acidentes e perdas. O objetivo é a adaptação homem-máquina, de modo a tornar as funções das pessoas mais naturais e mais confortáveis, e evitar fadiga, frustração e sobrecarga.
Os materiais incluem matérias-primas, combustíveis líquidos e gasosos, produtos químicos e outras substâncias que os trabalhadores utilizam, trabalham e processam.
Em muitas empresas, os ferimentos por manuseamento de materiais são responsáveis por 15 a 25% de todos os ferimentos que ocorrem. Por outro lado, certos produtos podem provocar explosões ou incendeiam.
O manuseamento seguro destes materiais é cada vez mais olhado com a devida atenção.
O ambiente é aqui visto na generalidade, nomeadamente: edifícios, habitáculos e locais de trabalho, as superfícies em que as coisas se encontram e se movimentam.
Acidentes de Trabalho
O que é ACIDENTE?
Se procurarmos num dicionário poderemos encontrar “Acontecimento imprevisto, casual, que resulta em ferimento, dano, estrago, prejuízo, avaria, ruína, etc.”
Os acidentes, em geral, são o resultado de uma combinação de fatores, entre os quais se destacam as falhas humanas e falhas materiais.
Vale a pena lembrar que os acidentes não escolhem hora nem lugar. Podem acontecer em casa, no ambiente de trabalho e nas inúmeras locomoções que fazemos de um lado para o outro, para cumprir nossas obrigações diárias.
Quanto aos acidentes do trabalho o que se pode dizer é que grande parte deles ocorre porque os trabalhadores se encontram mal preparados para enfrentar certos riscos.
O que diz a lei? Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução da capacidade para o trabalho, permanente ou temporária...”
Lesão corporal é qualquer dano produzido no corpo humano, seja ele leve, como, por exemplo, um corte no dedo, ou grave, como a perda de um membro.
Perturbação funcional é o prejuízo do funcionamento de qualquer órgão ou sentido. Por exemplo, a perda da visão, provocada por uma pancada na cabeça, caracteriza uma perturbação funcional.
Doença profissional também é acidente do trabalho?
Doenças profissionais são aquelas que são adquiridas na sequência do exercício do trabalho em si.
Doenças do trabalho são aquelas decorrentes das condições especiais em que o trabalho é realizado. Ambas são consideradas como acidentes do trabalho, quando delas decorrer a incapacidade para o trabalho.
Um funcionário pode apanhar uma gripe, por contágio com colegas de trabalho. Essa doença, embora possa ter sido adquirida no ambiente de trabalho, não é considerada doença profissional nem do trabalho, porque não é ocasionada pelos meios de produção.
Contudo, se o trabalhador contrair uma doença ou lesão por contaminação acidental, no exercício de sua atividade, temos aí um caso equiparado a um acidente de trabalho. Se um trabalhador perder a audição por ficar longo tempo sem proteção auditiva adequada, submetido ao excesso de ruído, gerado pelo trabalho executado junto a uma grande prensa, isso caracteriza igualmente uma doença de trabalho.
Um acidente de trabalho pode levar o trabalhador a se ausentar da empresa apenas por algumas horas, o que é chamado de acidente sem afastamento. É que ocorre, por exemplo, quando o acidente resulta num pequeno corte no dedo, e o trabalhador retorna ao trabalho em seguida.
Outras vezes, um acidente pode deixar o trabalhador impedido de realizar suas atividades por dias seguidos, ou meses, ou de forma definitiva. Se o trabalhador acidentado não retornar ao trabalho imediatamente ou até no dia seguinte, temos o chamado acidente com afastamento, que pode resultar na incapacidade temporária, ou na incapacidade parcial e permanente, ou, ainda, na incapacidade total e permanente para o trabalho.
A incapacidade temporária é a perda da capacidade para o trabalho por um período limitado de tempo, após o qual o trabalhador retorna às suas atividades normais.
A incapacidade parcial e permanente é a diminuição, por toda vida, da capacidade física total para o trabalho. É o que acontece, por exemplo, quando ocorre a perda de um dedo ou de uma vista incapacidade total e permanente é a invalidez incurável para o trabalho.
Neste último caso, o trabalhador não reúne condições para trabalhar o que acontece, por exemplo, se um trabalhador perde as duas vistas num acidente do trabalho. Nos casos extremos, o acidente resulta na morte do trabalhador.




Alexandre Dias Sousa 10ºAS Nº27 

1 comentário:

  1. Olá bom dia Alexandre! Parabéns, tens aqui um excelente Blog Eu também estou a fazer um curso de "Técnico Auxiliar de Saúde", ainda estou na fase inicial, achas que podemos intercambiar informações sobre o curso?

    ibraz40@gmail.com

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