2º As - 2014/15

2º As - 2014/15

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Reiatório 45


As lições nº 85 e 86 realizaram-se no dia 03 de Janeiro com o sumário: Definições associadas à segurança, higiene e saúde no trabalho.
No começo da aula teórica, a professora esteve a explicar o que é higiene, segurança e saúde no trabalho, e também a diferença e importâncias que cada uma tem no sector da saúde.  
A professora começou por explicar que, o objectivo da higiene, segurança e saúde no trabalho é garantir condições de trabalho capazes de manter boas condições de saúde dos trabalhadores para:
        Diminuir os acidentes de trabalho;
        Aumentar a competitividade;
         Aumentar a reprodutividade.


A professora explicou o conceito de cada palavra. Explicou o conceito de higiene no trabalho, o conceito de segurança no trabalho e o conceito de saúde no trabalho e o significado das sigas SHST.
Em seguida  analisamos quais as medidas  higiénicas   que devem ser tomadas para não correr riscos:
o   Destruição, se necessário, dos vestuário de protecção e EPI contaminados;
o   Interdição de levar para casa vestuário de proteção e EPI contaminados;
o   Definição de procedimentos para recolha, manipulação e tratamento de amostras de origem humana ou animal;
o   Descontaminação e limpeza de instalações.
A professora explicou também o conceito de:
        Trabalho
        Perigo
        Risco
        Acidente
        Incidente
        Doença profissional
        Doença relacionada com o trabalho
        Condições de trabalho
        Prevenção
        Protecção
        Avaliação de riscos
        Controlo de riscos
 Foi ainda dito que no trabalho humano, podemos destacar três questões relacionadas com ele, que são:
§  Por ele nos diferenciamos dos animais;
§  É uma condição necessária em qualquer tempo histórico;
§  Assume formas específicas nos diferentes modos de produção da existência humana.
     O trabalho na sua essência não pode ser confundido com as diferentes formas que o trabalho assume historicamente ( servil,escravo,assalariado).
Depois falamos sobre o trabalho em saúde, e a professora explicou que, o trabalho em saúde caracteriza-se pelo trabalho coletivo, realizado como um “trabalho vivo em ato”, ou seja é um trabalho humano no exato momento em que é executado e que determina a produção do cuidado.” (Merhy,2006).
          No entanto, é mediado por tecnologias, normas e máquinas. Assim, podem existir processos mais criativos ou processos mais presos à lógica dos instrumentos.
Falamos também sobre o trabalhador, e chegamos a conclusão que o trabalhador é: a Pessoa singular que, mediante retribuição, se obriga a prestar serviço a um empregador.
A seguir falamos sobre o perigo e o risco. Falamos sobre a diferença entre perigo e risco, e a professora disse-se-nos que:
-Perigo
       

































Expressa uma exposição relativa a um risco que favorece a sua materialização em danos. Se existe um risco, face às precauções tomadas, o nível de perigo pode ser baixo ou alto, e ainda, para riscos iguais pode-se ter diferentes tipos de perigo.


Risco
        Consideram-se Risco de Trabalho todas as situações, reais ou potenciais, susceptíveis de a curto, médio ou longo prazo, causarem lesões aos trabalhadores ou à comunidade, em resultado do trabalho.
Risco 
        Probabilidade de efeitos nocivos ou que algum evento prejudicial venha a ocorrer.
                               Risco  =  perigo  x  exposição
 


                
 

Es tema que custou para terminar, porque alguns colegas não estavam a perceber a diferença entre perigo e risco . a professora ficou uns bons minutos só a tentar fazer entender a diferença entre perigo e risco aos colegas da turma.
A professora disse que perigo é a fonte ou situação com um potencial para o dano em termos de lesões ou ferimentos para o corpo humano ou de danos para a saúde, para o património, para o ambiente do local de trabalho, ou uma combinação destes. Já o risco é a
Combinação da probabilidade e da(s) consequência(s) da ocorrência de um determinado acontecimento perigoso  (representa a probabilidade do perigo se materializar).
        Como exemplo, a professora deu-nos o seguinte exemplo:
“Um cais de atracagem de barcos é um local perigoso – não possui qualquer tipo de protecção contra queda à água. Mas só constituirá um risco quando alguém se aproximar da sua beira.”      



 Com estas imagens , os colegas começaram a perceber melhor a diferença entre perigo e risco.    Terminou assim a nossa primeira aula de  HSCG. De 2013.
Jéssica
Sara Macunge, Nº25, turma1ºAS, 10 ano

Sem comentários:

Enviar um comentário