2º As - 2014/15

2º As - 2014/15

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Relatorio nº 40


Lição nº 75 e nº 76                                                                                                              2012/12/07
                                                                       Sumário:
Tarefas a realizar pelo Técnico auxiliar de saúde relacionadas com a prevenção e controlo da infecção .Esclarecimentos duvidas para o teste .
A professora Teresa começou a aula por dar 2 fichas que a primeira abordava o “transporte de amostras biológicas” e o “acondicionamento da amostra para o transporte”. Que onde nada pode correr mal pois trata se de material de bastante risco para a saúde de todos e deve se seguir todas as regras de segurança á risca .
Na segunda ficha abordamos as tarefas que um auxiliar de saúde que tem que realizar sob sua supervisão direta e sob orientação e supervisão de um profissional de saúde, pode executar sozinho/a.
Por fim abordamos alguns temas que sairiam para o teste como a precaução padrão, vias de transmissão do HIV, distribuição dos doentes , ações educativas, lavagens das mãos …

As 2 fichas dadas são as seguintes :

Ficha1:




Ficha2:
Escola Secundária Afonso Lopes Vieira


              CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE
Higiene Segurança e Cuidados Gerais                   Ano Letivo: 2012/13                                      
Prevenção e controlo da infeção: princípios básicos a considerar na prestação de cuidados de saúde
A-    Tarefas que em relação à temática se encontram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde
A1- Tarefas que, sob orientação de um profissional de saúde, tem de executar sob sua supervisão direta;
A2- Tarefas que, sob orientação e supervisão de um profissional de saúde, pode executar sozinho/a.

O Técnico Auxiliar de Saúde é o profissional qualificado apto a prestar apoio em serviços de saúde, sob a direção e supervisão de um Técnico Superior de Saúde, intervindo na assistência ao utente, visando a promoção do seu bem‑estar.
Neste módulo as  tarefas definidas a desempenhar por este técnico são ainda  pouco definidas uma vez que o módulo está orientado para princípios básicos a considerar na prestação de cuidados de saúde para prevenir e controlar a infeção. O módulo permite constatar a existência de micróbios e conhecer e  identificar regras que lhes permitam executar tarefas sem riscos de infeção, isto é oferece conhecimento e práticas básicas que serão especificadas em módulos subsequentes
·       Identificar situações de risco potenciadoras da infeção associadas aos diferentes contextos de prestação de cuidados.
·       Identificar as precauções básicas a ter com a limpeza do fardamento, a vacinação e cuidados de higiene pessoal.
·       Identificar as precauções básicas a ter no transporte de utentes.
·       Identificar as precauções básicas a ter no transporte de amostras biológicas.
·       Identificar as precauções básicas a ter nos cuidados ao corpo e transporte post-mortem.
·       Aplicar as técnicas de higienização das mãos, no âmbito das tarefas associadas à prestação de cuidados diretos, de acordo com orientações, medidas e recomendações da OMS e Programas Nacionais.
·       Utilizar e descartar corretamente o equipamento de proteção individual adequado, no âmbito das tarefas associadas à prestação de cuidados diretos, de acordo com orientações, medidas e recomendações da OMS e Programas Nacionais.


Conclusão: Na minha opinião correu de forma tranquila e foi uma aula bastante produtiva porque permitiu aos alunos ficarem a conhecer as várias Tarefas a realizar pelo Técnico auxiliar de saúde relacionadas com a prevenção e controlo da infecção. Deveremos aplicar estes conhecimentos e normas adquiridas, no estágio e em toda a nossa carreira.


2 comentários:

  1. Bom dia.
    Eu gostava de obter mais informações relativas a um ponto mencionado acima "A1- Tarefas que, sob orientação de um profissional de saúde, tem de executar sob sua supervisão direta;".
    Podem ajudar-me??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já que está num estágio, terá que ter sempre um responsável perto de si, não importa quanta experiência voçê tenha. Voçê fará as tarefas so quando o seu responsavel estiver consiguo e lhe der permissao. Espero tedo ajudado!

      Eliminar