Discussão das formas de avaliação do modulo 9.
Divulgação do curso a turma do 9ºC.
Apresentação dos objetivos e conteúdos do modulo 9.
Nesta aula a professora sugeriu que em vez de fazermos o teste fizessemos antes um trabalho de grupo sobre as doenças mentais.
Na segunda hora da aula a turma do 9ºC veio assistir a uma apresentação que alguns dos meus colegas de turma iam fazer para lhes dar a conhecer o curso, visto que se encontram no ultimo ano antes do secundário e para terem já uma ideia dos cursos que existem na escola.
Na ultima parte da aula ficamos a conhecer o que iríamos dar neste modulo, que irei colocar a seguir.
Cuidados na saúde mental
Neste módulo são apresentadas as especificações
particulares dos cuidados de saúde no doente mental e com perturbações do foro
psiquiátrico, respeitando a individualidade e as necessidades acrescidas a esta
população. Acrescem ainda noções de autocontrolo em situações críticas e de
limite, no sentido da salvaguarda dos profissionais de saúde.
Objetivos de Aprendizagem
• Identificar o conceito de saúde mental;
• Identificar as principais alterações e perturbações
mentais;
• Identificar as alterações de comportamento,
pensamento, humor e comunicação;
• Identificar as especificidades a ter em conta nos
cuidados de alimentação, higiene, conforto e eliminação fisiológica em
indivíduos com alterações de saúde mental;
• Executar as tarefas que se integram no âmbito de
intervenção do Auxiliar de Saúde com orientação e supervisão de um profissional
de saúde;
• Distinguir as tarefas que têm de ser executadas sob
supervisão direta do profissional de saúde das que podem ser executadas
sozinho;
• Aplicar as formas
de estabelecer uma interação com utentes que apresentam uma alteração ou
perturbação mental, após validação com o profissional de saúde;
• Demonstrar
interesse e disponibilidade na interação com utentes;
• Manter
autocontrolo em situações críticas e de limite;
• Agir em função das orientações do profissional de
saúde;
• Reconhecer o impacte das suas ações na interação e
bem-estar emocional de terceiros;
• Reconhecer a
importância da sua atividade para o trabalho de equipa multidisciplinar; • Assumir uma atitude proactiva
na melhoria contínua da qualidade, no âmbito da sua ação profissional;
• Cumprir as normas de segurança, higiene e saúde no
trabalho assim como preservar a sua apresentação pessoal;
• Agir de acordo com normas e/ou procedimentos
definidos no âmbito das suas atividades;
• Adequar a sua ação profissional a diferentes
públicos e culturas;
• Prever e antecipar riscos;
• Demonstrar segurança durante a execução das suas
tarefas;
• Revelar concentração na execução das suas tarefas;
• Realizar as
suas atividades, promovendo a humanização do serviço
Âmbito dos Conteúdos
1. Saúde mental
1.1. Doença mental
1.2. Principais alterações e
perturbações mentais
1.2.1. Alterações do
comportamento
1.2.2. Alterações do
pensamento
1.2.3. Alterações do humor
1.2.4. Alterações da
comunicação
2. Cuidar em saúde mental
2.1. Aspetos específicos nos
cuidados ao utente com alterações de saúde mental
2.1.1. Alimentação
2.1.2. Eliminação
2.1.3. Higiene e hidratação
2.1.4. Sono e repouso
2.1.5. A manifestação de
desconforto e de dor
2.2. O Auxiliar de Saúde em
interação com o individuo que apresenta alteração ou perturbação mental
3. O âmbito de intervenção
do/a Auxiliar de Saúde
3.1. Tarefas a executar sob
a supervisão direta de um enfermeiro
3.2. Tarefas a executar
sozinho/a, sob orientação e supervisão de um enfermeiro
Conclusão: nesta aula concluimos que não iremos fazer teste mas sim trabalho. vimos tambem os objetivos deste modulo e o que vamos abordar.
Conclusão: nesta aula concluimos que não iremos fazer teste mas sim trabalho. vimos tambem os objetivos deste modulo e o que vamos abordar.
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