2º As - 2014/15

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quarta-feira, 20 de abril de 2016

Relatório nº 47_ 12º Ano _ 2015/2016

Lição 114, 115 e 116                                                           15 de abril 2016

Discussão das formas de avaliação do modulo 9.
Divulgação do curso a turma do 9ºC.
Apresentação dos objetivos e conteúdos do modulo 9.




Nesta aula a professora sugeriu que em vez de fazermos o teste fizessemos antes um trabalho de grupo sobre as doenças mentais.
Na segunda hora da aula a turma do 9ºC veio assistir a uma apresentação que alguns dos meus colegas de turma iam fazer para lhes dar  a conhecer o curso, visto que se encontram no ultimo ano antes do secundário e para terem já uma ideia dos cursos que existem na escola.
Na ultima parte da aula ficamos a conhecer o que iríamos dar neste modulo, que irei colocar a seguir.


Cuidados na saúde mental
Neste módulo são apresentadas as especificações particulares dos cuidados de saúde no doente mental e com perturbações do foro psiquiátrico, respeitando a individualidade e as necessidades acrescidas a esta população. Acrescem ainda noções de autocontrolo em situações críticas e de limite, no sentido da salvaguarda dos profissionais de saúde.  

Objetivos de Aprendizagem
• Identificar o conceito de saúde mental;
• Identificar as principais alterações e perturbações mentais;
• Identificar as alterações de comportamento, pensamento, humor e comunicação;
• Identificar as especificidades a ter em conta nos cuidados de alimentação, higiene, conforto e eliminação fisiológica em indivíduos com alterações de saúde mental;
• Executar as tarefas que se integram no âmbito de intervenção do Auxiliar de Saúde com orientação e supervisão de um profissional de saúde;
• Distinguir as tarefas que têm de ser executadas sob supervisão direta do profissional de saúde das que podem ser executadas sozinho;
 • Aplicar as formas de estabelecer uma interação com utentes que apresentam uma alteração ou perturbação mental, após validação com o profissional de saúde;
 • Demonstrar interesse e disponibilidade na interação com utentes;
 • Manter autocontrolo em situações críticas e de limite;
• Agir em função das orientações do profissional de saúde;
• Reconhecer o impacte das suas ações na interação e bem-estar emocional de terceiros;
 • Reconhecer a importância da sua atividade para o trabalho de equipa multidisciplinar; • Assumir uma atitude proactiva na melhoria contínua da qualidade, no âmbito da sua ação profissional;
• Cumprir as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho assim como preservar a sua apresentação pessoal;
• Agir de acordo com normas e/ou procedimentos definidos no âmbito das suas atividades;
• Adequar a sua ação profissional a diferentes públicos e culturas;
• Prever e antecipar riscos;
• Demonstrar segurança durante a execução das suas tarefas;
• Revelar concentração na execução das suas tarefas;
 • Realizar as suas atividades, promovendo a humanização do serviço

Âmbito dos Conteúdos
1. Saúde mental
1.1. Doença mental
1.2. Principais alterações e perturbações mentais
1.2.1. Alterações do comportamento
1.2.2. Alterações do pensamento
1.2.3. Alterações do humor
1.2.4. Alterações da comunicação
2. Cuidar em saúde mental
2.1. Aspetos específicos nos cuidados ao utente com alterações de saúde mental
2.1.1. Alimentação
2.1.2. Eliminação
2.1.3. Higiene e hidratação
2.1.4. Sono e repouso
2.1.5. A manifestação de desconforto e de dor
2.2. O Auxiliar de Saúde em interação com o individuo que apresenta alteração ou perturbação mental
3. O âmbito de intervenção do/a Auxiliar de Saúde
3.1. Tarefas a executar sob a supervisão direta de um enfermeiro

3.2. Tarefas a executar sozinho/a, sob orientação e supervisão de um enfermeiro



Conclusão: nesta aula concluimos que não iremos fazer teste mas sim trabalho. vimos tambem os objetivos deste modulo e o que vamos abordar.

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