2º As - 2014/15

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segunda-feira, 18 de abril de 2016

Relatório nº 46_ 12º Ano _ 2015/2016

Lição nº 110 e 111
14-04-2016
Sumário :

Aula de revisões sobre a última matéria do módulo.
Visionamento de vídeos.
Ficha de Avaliação Sumativa.


Iniciamos a aula por colocar algumas eventuais dúvidas para a realização da prova da avaliação sumativa. Após, sermos esclarecidos a professora passou alguns vídeos. A visualização dos vídeos ajudou bastante para a realização da prova de avaliação.

 Vídeos:




























Na segunda parte da aula começamos por realizar a prova de avaliação, a mesma ocupou o resto da aula.

 Prova de Avaliação Sumativa: 
Escola Secundária Afonso Lopes Vieira
Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde – 3º ano
Módulo 8: Cuidados na alimentação e hidratação
Carga Horária: 47 horas-57 Tempos    Ano letivo 2015/16
A docente: Teresa Cunha Pereira
 Prova de Avaliação sumativa      Classif:________________________



Grupo I

Idosos são grupo de risco
 


Um estudo empreendido pelo Instituto de Hidratação e Saúde constatou que os portugueses, de ambos os sexos, ingerem de um modo geral poucos líquidos. O mesmo trabalho concluiu que o consumo de água aumenta até à idade de 50 anos, sendo que nos homens o consumo de bebidas alcoólicas é superior relativamente às mulheres. Uma das autoras do estudo refere: “os indivíduos em idade sénior são um dos grupos de risco, verificando-se que é a faixa etária que menos água ingere, e aos quais se recomenda particular atenção”. Neste ponto torna-se relevante relembrar que a desidratação pode desencadear “doenças renais, infeções do trato urinário, diminuição da secreção salivar e obstipação”, relata a especialista. Quando se coloca a questão “gosta de água?”, a maioria das pessoas é capaz de responder que não. Neste contexto, e sobretudo junto dos grupos que ingerem menos água, crianças e idosos, as águas com sabores podem ter um papel importante, contribuindo o sabor para a sua ingestão, sem perder o valor nutricional da mesma.
Adaptado. Maio 2011, Benefícios Para a Saúde, fonte: http://www.fotosantesedepois.com/2011/05/17/agua/
1.         Explica a importância da hidratação, especialmente nos idosos, referindo as consequências no caso de desidratação.(25)
R:       



2.Na resposta a cada um dos itens de, seleciona a única opção que permite obter uma afirmação correta.(24)
2.1   A hidratação é _______ de água no organismo a fim de ________ a sua composição corporal.


(A)     a necessidade… reduzir
(B)      a perda… aumentar
(C)      o excesso... diminuir
(D)     a reposição… manter
2.1   A percentagem média de água no organismo humano varia de…


(D)20% - 30%.
(A)     60% - 70%.
(B)      40% - 50%.
(C)      90% - 100%.



2.3   Os melhores alimentos que se devem consumir para superar a carência de água são...


(A)     legumes, sopa e cereais.
(B)      massa, fruta e batidos açucarados.
(C)      sopa, fruta e legumes.
(D)     carne, sopa e legumes.



Grupo II
A alimentação e hidratação por via oral pressupõem a prestação de cuidados básicos que promovam uma correta alimentação e hidratação.

1.         Ordena as letras de A a E, de modo a mostrares qual deve ser o tipo de via de alimentação prioritária. Ordena a  a sequência de letras correta.(10)

(A)   Alimentação oral com auxílio de uma seringa de alimentação.
(B)   Alimentação parentérica.
(C)    Alimentação entérica por sonda nasogástrica
(D)   Alimentação entérica com sonda perfurante estomacal.
(E)    Alimentação oral autónoma.
R:
2.         Refere três principais cuidados de higiene parcial antes e após as refeições.(18)
R:

3.         Indica 4 formas de perdas diárias de água de um indivíduo.(24)
R:



4.         Alguns dos idosos vomitam após a alimentação
Indique como proceder perante esta situação (Elabore um procedimento)(25)
R:




1.          Indica três técnicas de alimentação e hidratação nos idosos que reduzam o risco de situações de engasgamento.(18)
R:

2.         Seleciona a única opção que permite obter uma afirmação correta(8)
O posicionamento mais aconselhado para a alimentação e hidratação é…
(A)   inclinado para reduzir o risco de engasgamento
(B)   deitado para diminuir o incómodo.
(C)    deitado para aumentar o conforto.
(D)   inclinado para aumentar o risco de engasgamento.


Grupo III

Quando a via de alimentação oral normal não está a ser eficaz na nutrição de um paciente pode haver a necessidade de se optar por vias de alimentação entérica ou parentérica. O fornecimento de nutrientes em formulas enterais ou parenterais tem o propósito de manter ou restaurar o estado nutricional.

Na resposta a cada um dos itens de 1 e 4, seleciona a única opção que permite obter uma afirmação correta(.4x8=32)
1.         A via de alimentação que administra nutrientes através do trato gastrointestinal diretamente para o estômago, duodeno ou jejuno é…


(A)   entérica.

(B)   endovenosa.

(C)   oral.

(D)  parentérica




2.         A via de alimentação parentérica...
(A)   recorre a comida passada por intermédio de uma sonda.
(B)   aplica-se a doentes com problemas gastrointestinais.
(C)   aumenta a eficácia do aparelho digestivo.
(D)   permite um bom funcionamento dos órgãos do aparelho digestivo.

3.         A via de alimentação entérica é vantajosa em relação à via de alimentação parentérica porque

(A)   elimina mais facilmente a flora intestinal.
(B)   reduz o risco de infeção e de complicações metabólicas.
(C)   reduz a resposta do sistema imunitário.
(D)   reduz o fluxo sanguíneo.


4.         A alimentação por sondas pode ser usada em utentes
(A)   incapazes de deglutir mas capazes de digerir e absorver nutrientes.
(B)   capazes de deglutir e capazes de digerir e absorver nutrientes.
(C)   incapazes de deglutir, digerir e absorver nutrientes.
(D)   capazes de deglutir mas com fraca capacidade de digerir e absorver nutrientes.

5.         Refere que cuidados, terá, de ter um técnico auxiliar de saúde no desempenho das suas funções no que respeita às vias de alimentação entérica e parentérica.(16)

R:



 




Conclusão: A Aula correu favoravelmente bem e concluímos tudo.

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