Lição nº40/41/42
22 de outubro 2015
Sumário: Aula prática de empacotamento de material clínico a esterilizar utilizando diversos tipos de invólucros e fitas indicadoras de esterilização a vapor.
Esterilização dos pacotes com tipo de material, lote de esterilização, data de esterilização e equipa preparadora.
Colocação dos pacotes no cesto da autoclave e colocação da autoclave a esterilizar.
Observação do material pós esterilização e abertura com procedimentos estéreis. Visionamento de um vídeo sobre montagem da mesa auxiliar de uma cirurgia.
Começámos a aula com uma pequena conversa sobre o blog e alguns trabalhos realizados na aula anterior, concluindo a conversa com esclarecimento de dúvidas acerca do estágio.
Como podemos ver nas imagens esta aula prática consiste na esterilização de materiais para colocarmos numa mesa cirúrgica.
- Iremos então fazer empacotamento destes materiais:
- FRONHAS (imaginando que são campos)
- PIPETA
- MATERIAIS DE DISSECAÇÃO
- TAÇA
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| 1. Caixa para esterilizar pipetas |
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| 2. Taça para gases |
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| 3. Caixa para esterilizar materiais de diérese |
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| 4. Papel Crepe |
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| 5. Fita de controlo de esterilização |
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| 6. Papel para embrulhar papeis para esterilizar |
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| 7. Papelde embrulhar, repelente ao álcool |
Agora vão se seguir imagens da aula, de alguns alunos a fazer os embrulhos dos materiais mostrados a cima (imagem 1 a 7).
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| 1- Inicio do embrulho |
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2- Finalização
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| 3- Embrulho finalizado e com etiqueta de esterilização |
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| 4- Novamente aluna a fazer embrulho, desta vez da caixa. |
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| 5- Embrulho da pipeta |
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| 6- Piteta, parte onde não se pode tocar |
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| 7- Colocação da fita esterilizadora |
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| 8- Colocação do material para esterilizar |
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| 8- Material na autoclave |
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| 9- Fim da esterilização |
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| 10- Abertura dos invólucros |
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| 11- Abertura |
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| 12- Como tirar a pipeta corretamente |
A aula decorreu normalmente. Aprendemos novas coisas, e tivemos a perspetiva real de como se manuseia o material.
Como se pode ver nas imagens a aula foi calma, e seguimos os procedimentos. Não utilizamos EPI´s porque não se justificou para esta aula experimental
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