2º As - 2014/15

2º As - 2014/15

sábado, 24 de outubro de 2015

Relatório nº18 - 2015/2016 - 3ºAno





Lição nº40/41/42
22 de outubro 2015
Sumário: Aula prática de empacotamento de material clínico a esterilizar utilizando diversos tipos de invólucros e fitas indicadoras de esterilização a vapor.
                Esterilização dos pacotes com tipo de material, lote de esterilização, data de esterilização e equipa preparadora.
                Colocação dos pacotes no cesto da autoclave e colocação da autoclave a esterilizar.
               Observação do material pós esterilização e abertura com procedimentos estéreis.                                  Visionamento de um vídeo sobre montagem da mesa auxiliar de uma cirurgia.


   Começámos a aula com uma pequena conversa sobre o blog e alguns trabalhos realizados na aula anterior, concluindo a conversa com esclarecimento de dúvidas acerca do estágio.
   Como podemos ver nas imagens esta aula prática consiste na esterilização de materiais para colocarmos numa mesa cirúrgica.


  •  Iremos então fazer empacotamento destes materiais:
     -  FRONHAS (imaginando que são campos)
               -  PIPETA

               - MATERIAIS DE DISSECAÇÃO

               - TAÇA


1. Caixa para esterilizar pipetas

2. Taça para gases

3. Caixa para esterilizar materiais de diérese

4. Papel Crepe


5. Fita de controlo de esterilização
6. Papel para embrulhar papeis para esterilizar 
7. Papelde embrulhar, repelente ao álcool


Agora vão se seguir imagens da aula, de alguns alunos a fazer os embrulhos dos materiais mostrados a cima (imagem 1 a 7).


1- Inicio do embrulho
2- Finalização

3- Embrulho finalizado e com etiqueta de esterilização
4- Novamente aluna a fazer embrulho, desta vez da caixa.
5- Embrulho da pipeta
6- Piteta, parte onde não se pode tocar
7- Colocação da fita esterilizadora
8- Colocação do material para esterilizar
8-  Material na autoclave
9- Fim da esterilização
10- Abertura dos invólucros 
11- Abertura
12- Como tirar a pipeta corretamente



A aula decorreu normalmente. Aprendemos novas coisas, e tivemos a perspetiva real de como se manuseia o material.
Como se pode ver nas imagens a aula foi calma, e seguimos os procedimentos. Não utilizamos EPI´s porque não se justificou para esta aula experimental

























Sem comentários:

Enviar um comentário