2º As - 2014/15

2º As - 2014/15

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Relatório nº15_12ºAno_2015/2016





Lição Nº 32 33 e 34

16-10-2015

Sumário : Respostas as questões relativas a um visionamento de um vídeo sobre  rotinas de um centro cirúrgico
discussão de algumas atividades a incluir no protejo da pap relacionadas com a disciplina de  H.S.C.G
participação em atividades de comemoração do dia mundial da alimentação e do E.N.O Tree planting day.



Iniciamos a aula com a  resolução da ficha sobre o visionamento do vídeo sobre as rotinas de um centro cirúrgico, depois devido a uma dúvida de uma aula  a professora teve uma breve discussão com os alunos sobre as atividades que devemos incluir no nosso protejo  da pap claro relacionadas com a disciplina, depois fomos assistir a colocasão   da bandeira verde,  e da plantação das árvores feitos pelos alunos da escola.


Rotinas em centro cirúrgico

Responde às seguintes questões depois do visionamento do vídeo

   Indica os três objectivos que levaram à produção do vídeo.
R:
  1. Demonstrar varias rotinas de centro cirúrgico
  2.  Actualizar os conhecimentos da comunidade que o frequenta 
  3.  Contribuir para a redução de IACS 



 IIndica em que local se agenda a cirurgia.

R:  O local aonde se agenda e na secretaria

EEnumera os dados que se colocam na ficha de agendamento da cirurgia.
R:
  •  Nome do paciente
  • data da cirurgia
  • tipo de cirurgia
  • tipo de cirurgia



  Define área de transferência de um centro cirúrgico.

R:   É uma área aonde transportam os pacientes para a outra maca do bloco operatório.


  Enumera o equipamento/material que existe no vestiário.
  1. Chuveiro
  2. dois cestos
  3. lavatórios

 Apresenta a sequência de colocação dos E.P.I.
  • Farda
  • Touca
  • Pro-pés
  • Mascara
  • Avental


 IIndica o principal cuidado a ter na sala que antecede o corredor de entrada para as salas cirúrgicas.

R: Não pisar com o calçado no exterior depois de passar o anteparo, calçando, para o efeito, os pro- pés



 IIndica o tempo médio de lavagem  assética  das mãos e por que mão se inicia a lavagem.

R: A lavagem assética das mãos demora de 7  a 15 minutos  inicia -se pela mão dominante

 Descreve o modo como se abre a porta de entrada para a sala de cirurgia.

R: Deve-se abrir suavemente com os pés


  Indica o material/equipamento que existe numa sala de cirurgia

  •  Mesa de cirurgia
  • foco de luz
  • mesa de instrumentos
  • Hamper
  • material de anestesia
  • equipamento de oxigénio



     Indica quantos invólucros protegem o material necessário para realizar a cirúrgica.

R: São necessários dois invólucros  proteger o material

  Indica o principal cuidado ao calçar as luvas cirúrgicas e qual a primeira luva a ser calçada.

R: Não cruzar os campos , evitar tocar na fase externa. A primeira luva a ser calçada é a da da mão dominante




 IIndica em que posição fica colocada a mesa da instrumentação .

           A mesa da instrumentação fica na  posição de 90ºcom a cama de cirurgia



Indica duas regras a ter em conta na colocação do material cirúrgico na mesa de instrumentação.

  • Colocar o material de uso uso externo para o material de uso interno
  • O material é colocado dos mais pequenos para os mais maiores
  • Primeiro os mais delicados para os mais rebustos

Com o objetivo de participar no Programa Environment Online – ENO - escola virtual global em rede para o desenvolvimento sustentável, com sede na Finlândia - os alunos das turmas 3º AS,, 1º ano do ensino vocacional secundário, 10º B  e 7ºC , plantaram árvores no âmbito da iniciativa “Plant a tree for Peace”.
O programa ENO apelou às escolas do mundo inteiro para se juntarem ao ENO Treelympics ,  olimpíadas para a plantação de árvores .Existe como  meta  plantar 100 milhões de árvores até 2017. Este compromisso foi assumido na Cimeira Rio + 20 em junho de 2012 .
Os alunos envolvidos na atividade plantaram 5 árvores autóctones (medronheiros) e uma árvore de fruto (uma romãzeira)
Esta atividade serviu também para assinalar o Dia Mundial da Alimentação.como podem no seguinte vídeo.


Vídeo sobre as atividades:







Conclusão:  A Primeira parte da aula foi muito divertido porque foi muito  interessante ver como funciona as rotinas de um centro cirúrgico e as regras a ter lá dentro para inventar as infeções hospitalares
 E a segunda parte  da  aula foi maravilhosa e os alunos gostaram muito das  atividades aonde estiveram envolvidas porque também é toda a comunidade escolar e uma forma de os alunos , professores conviverem além de estarmos a contribuir para um mundo mais feliz com a plantação de árvores.

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