2º As - 2014/15

2º As - 2014/15

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Relatório nº 76

Lições nº 153 e 154                                                                                           16 /5/ 2014
Sumário : Visita de Estudo á Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa , Pavilhão do conhecimento e Baixa Pombalina .
                                                     
  Relatório da Visita

Figura 1 - Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
No dia 16 de Maio de 2014 , das 8 : 15 h até as 19 : 00 h  no âmbito das disciplinas de HSCG, AINT e GOSCS , realizou - se uma visita de estudo à  Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa , Pavilhão do conhecimento e Baixa Pombalina .  Os professores que organizaram a visita foram Teresa Tabuas da disciplina de HSCG , Cristina Trovão da disciplina de AINT e Carina Cardoso .
A deslocação dos alunos para Lisboa foi feita de autocarro com as professoras que organizaram a visita e com uma das professoras da turma de Design Gráfico .
As turma participantes foram o 1º e 2º anos do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde  e o 2º ano do Curso de Design Gráfico .
Esta visita foi realizado com os seguintes objetivos :
  • Conhecer materiais de laboratórios relacionados com as especialidades da área das Ciências e Tecnologia da Saúde da ESTeSL ;
  • Promover e fomentar o interesse pelas áreas das Ciências e tecnologias da saúde ;
  •  Contribuir para o enriquecimento cultural dos alunos ;
  • Promover aprendizagens em contextos diversificados fora do meio escolar ;
  • Fomentar as relações interpessoais ;
Na parte da manhã:
Primeiro começamos por receber um panfleto que foi dado pela professora Teresa Tabuas , em que continha os objetivos , licenciaturas que a escola superior de  Tecnologia da  Saúde oferece .
Começamos a visita por ser recebidos pelo Prof . Coordenador João Lobato e por uma professora da área dos cursos de especialização tecnologia  em que nos  fez uma breve apresentação da escola , falando um  pouco das licenciaturas , mestrados e cursos de especialização em  tecnologia oferecidos para os alunos . Depois da apresentação  fomos divididos em dois grupos , acompanhados por um dos professores . A visita aos laboratórios foi guiada por alunos da escola de diferentes áreas das licenciaturas .
O laboratório que começamos por ver foi o de Saúde Ambiental  em que fomos recebidos por uma das professoras dessa área em que falou que esta licenciatura baseia em avaliar , prevenir e controlar fatores de risco prejudiciais para  a saúde humana . Mostrou nos alguns dos equipamentos utilizados na aulas prática e para o que serviam . As áreas onde intervêm são : na gestão ambiental , Saude publica e ambiental e saúde ocupacional  . Também referiu as saídas profissionais que são :
  • Saúde ocupacional
  • Saúde pública
  • Gestão ambiental
  • Gestão de resíduos
  • Qualidade do ar interior
  • Segurança alimentar
  • Certificação em qualidade ambiente e segurança
  • Gestão de recursos hídricos e tratamento de efluentes líquidos
  • Controlo da infeção hospitalar
  • Investigação e ensino

  • 
    Fig 2- Laboratório de Saúde Ambiental 
    

    De seguida passamos para o  laboratóriode Cardiopneumologia em fomos recebidos por outra professora que falou que esta licenciatura se baseia  no diagnostico de doenças cardiovasculares e respiratórias .  As saídas profissionais são :
  • Unidades hospitalares públicas e privadas
  • Centros de saúde
  • Clínicas privadas
  • Centros ou institutos de diagnóstico e terapêutica públicos e privados
  • Centros desportivos
  • Empresas de comercialização de equipamentos hospitalares
  • Centros de ensino
  • formação e investigação
  • Informação médica

  • Fig 3 - Laboratório de Cardiopneumologia 
    
    Após termos visitado o laboratório de cardiopneumologia passamos para o de Ortoprotesia , em que podemos ver alguns materiais usados e em que consistia esta licenciatura . Nesse laboratório estuda-se e constrói-se dispositivos biomecânicos para ajudar utentes com deficiência parcial ou total ou ausência de membros .  As saídas profissionais são :
  • Centros de saúde ao nível dos cuidados de saúde primários
  • Unidades hospitalares com valências em Fisiatria Ortopedia e Cirurgia e Ortoprotesia
  • Unidades hospitalares que possuam Departamentos de Ortoprotesia Ortopedias e Farmácias
  • Clínicas e centros de reabilitação
  • Consultoria em entidades seguradoras e financiadoras de ajudas técnicas
  • Comércio e indústria de componentes e materiais de Ortoprotesia
  • Centros de ensino e de investigação

  • Fig 4 - Laboratório de Ortoprotesia 
    De seguida passamos para o laboratório de Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica  em que fomos recebidos por umas alunas  que nos explicaram vários processos para adquirir uma  preparação pronta a ser observada ao Microscópio , começando com um bocado de estômago . Esta área tem a haver com praticas de autopsias em que através da amostra de um órgão se sabe a causa da morte . As saídas profissionais são :
  • Unidades hospitalares públicas e privadas
  • Empresas de equipamento especializado
  • Laboratórios públicos e privados
  • Centros de saúde
  • Laboratórios universitários
  • Centros de ensino e de investigação
  • Laboratórios de medicina dentária
  • Instituto de Medicina Legal

  • Fig 5  - Laboratório de Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica 
     
    Figura 7 - Laboratório de Actividade Nutricional  
    Depois passamos para o laboratório de Dietética e Nutrição , em que fomos recebido por uma dietética , em que nos falou que essa área tem a ver com as quantidades de alimentos que devemos ingerir .  No laboratório  da atividade nutricional tivemos a oportunidade de ver vários materiais utilizados na dieta  . As saídas profissionais são :
  • Autarquias
  • Centros de saúde e hospitalares
  • Centros desportivos
  • Centros de ensino e de investigação
  • Creches
  • Infantários e escolas
  • Empresas de restauração pública e coletiva
  • Indústria alimentar e farmacêutica
  • Residências geriátricas
  • Unidades de saúde familiar


  • Passamos de seguida para o laboratório de Análises Clínicas e Saúde Pública  curso  relacionado  com o diagnóstico e prognostico e prevenção de  doenças . As saídas profissionais são :
  • Unidades hospitalares públicas e privadas
  • Laboratórios de análises clínicas
  • Laboratórios de ensino e universitários
  • Laboratórios de saúde pública
  • Centros de ensino e de investigação
  • Clínicas privadas
  • Centros de diagnóstico
  • Centros de saúde

  • Depois passamos para o laboratório de Ortóptica em que  fomos recebidos por um professor em que falou que esta área se baseia  na reeducação e reabilitação motora e funcional da visão binocular e da deficiência visual . Mostrou-nos alguns equipamentos utilizados nas aulas  e explicou para o que servia cada um .   As saídas profissionais são :
     
  • Unidades hospitalares públicas e privadas
  • Centros de saúde
  • Clínicas privadas
  • Estabelecimentos de ensino
  • Estabelecimentos industriais e comerciais
  • Centros desportivos
  • Estabelecimentos de reabilitação especializados
  • Exercício liberal

  • De seguida passamos para o laboratório de  Farmácia  . Nesse laboratório os alunos intervém ao nível da produção e distribuição de medicamentos e outros produtos de saúde , seguindo fórmulas galénicas e prescrição médica ou venda de medicamentos não sujeitos a receita médica. Participa em todo o circuito do medicamento, desde a aquisição/receção até à dispensa ao utente, assegurando a sua gestão e qualidade, prestando aconselhamento a utentes e a profissionais de saúde sobre o uso do medicamento e produtos de saúde.  As saídas profissionais são  : Farmácias hospitalares e comunitárias ; Locais de venda de medicamentos não sujeitos a receitas ; centro de ensino e investigação ; Indústria farmacêutica ; Serviços públicos da administração regional e local de saúde ;

    Depois  passamos para o laboratório de Medicina Nuclear   em que nesse laboratório os alunos desenvolvem trabalho relacionado com o planeamento, preparação e controlo de radio fármacos .
    Por último visitados os Laboratórios de  Fisioterapia , Radiologia e Radioterapia  . No laboratório de fisioterapia os alunos desenvolvem atividades  em que se atua na reabilitação , recuperação e redução de incapacidades originadas por  disfunções físicas , do foro musculo - esquelético . cardiovasculares , respiratório e neurológico  para desenvolver uma maior qualidade de vida a um individuo .
    fig 9 - Laboratório de fisioterapia
     No de radiologia os alunos podem desenvolver atividades na avaliação de exames radiológicos tais como :  Radiologia Convencional, Mamografia, Tomografia Computorizada, Res- sonância Magnética, Angiografia, Osteodensi- tometria e Ultrassonografia. .
    Fig 10 - Aparelho utilizado para fazer mamografia
    O último laboratório  de radioterapia  que envolve um conjunto de atividades terapêuticas, essencialmente na área da Oncologia. Nesse laboratório pudemos verificar os materiais utilizados .
     Na parte da tarde visitamos a Baixa pombalina :   rua Augusta, Rossio  , A estatua de D. Pedro IV , o arco do triunfo e a Praça do comercio .

    Fig 11 - Estatua D. Pedro IV

    Fig12 - Rua Augusta

    Fig13 - Arco do Triunfo

    Agradecemos aso professores, alunos e técnicos da Escola Superior de Saúde de Lisboa pelo acolhimento e orientação da visita  guiada à escola  e aos nossos professores acompanhantes e organizadores da visita de estudo pela oportunidade que nos deram  para nela participar
                                               Andreia Santos Nº4                                    2AS




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