2º As - 2014/15

2º As - 2014/15

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Relatório nº 81

Lições nº 161e 162                                                                                                                  30.05.2014
Sumário:
Entrega da prova de avaliação sumativa e correção escrita da mesma.
Auto e hetero-avaliação, do módulo 6.

Escola Secundária Afonso Lopes Vieira
Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde
Higiene, Segurança e Cuidados Gerais – 11.ºano Prof._______
Ficha de Avaliação – Módulo 6 Data _/__/_ E. Ed.________
Nome: _____________________________________________________ Nº_____
Classificação_________________
Grupo I

1- O Cuidador seja ele familiar ou “profissional” contratado, é peça fundamental na difícil tarefa de
proporcionar um envelhecimento mais saudável, com menor comprometimento funcional e menor
sofrimento. Apesar dos esforços despendidos para garantir uma velhice cada vez mais ativa e saudável, a
maioria dos idosos tornam-se frágeis nessa fase da vida, vindo a precisar de ajuda, de cuidadores.
1.1- Indique, respetivamente, como são, normalmente designados os dois tipos de cuidadores referidos,
a negrito, no texto.(8)
R:Cuidador informal e cuidador formal
1.2- Comente o significado das seguintes afirmações, dizendo se está de acordo ou não com elas e
justificando essa opinião. (8+8=16)
a. Cuidar de um idoso é muito mais que um ato, cuidar é uma atitude
 R: Estou totalmente de acordo, pois para além de satisfazer as necessidades básicas da
vida, deve-se prevenir a solidão e o isolamento, incentivando a participação e inclusão
dos idosos na vida social local e fomentando as relações interpessoais e entre as
gerações, contribuir para retardar ou evitar ao máximo o internamento em instituições.
b. Cuidar de um idoso é apenas zelar de um corpo físico e do espaço físico onde o idoso
permanece.
R:Esta frase está em desacordo com o que foi dito na questão anterior e com aquilo que eu
penso, pois, mesmo quando internado em instituições, o idoso precisa de carinho e manter
a sua mente ocupada , embora quando o fim se aproxima deva ser ajudado a aceitar. Tudo
isto requer cuidado psicológico e espiritual que vai muito para além do cuidado físico.
2- Imagine-se cuidador de um idoso, parcialmente dependente, na residência desse idoso. Faça uma
listagem de pelo menos 10 competências a desempenhar para que o idoso tenha direito ao bem-estar
físico e emocional, participe na sua autonomia/ independência com o conforto e higiene a que tem
direito. (20)
o R: Por exemplo 10 das seguintes
o Fazer a higiene habitacional, estritamente necessária à natureza dos cuidados
prestados.
o Fornecer apoio nas refeições, respeitando as dietas com prescrição médica
o Fazer o tratamento da roupa do uso pessoal do utente.
o Desenvolver atividades de animação e socialização, designadamente, animação,
lazer, cultura, aquisição de bens e géneros alimentícios, pagamento de serviços,
deslocação a entidades da comunidade.
o Ajudar no cuidado corporal: cabelo, unhas, pele, barba, banho parcial ou
completo, higiene oral e íntima.
o Estimular e auxiliar na alimentação.
o Auxiliar a sair da cama, mesa/cadeira e voltar.
o Ajudar na eliminação
o Ajudar na locomoção e atividades físicas apoiadas (andar, tomar sol,
movimentar as articulações)
o Fazer mudança de decúbito e massagem de conforto.
o Servir de elo entre o doente/família e a equipe de saúde.
o Administrar medicações conforme prescrição.
o Comunicar a equipe de saúde as intercorrências.
o Não permitir que o utente tenha longos períodos de sono durante o dia.
o Manter um ambiente tranquilo, alegre e agradável.
3- A solidão é uma das queixas mais frequentes dos idosos.
Enumere três fatores que podem causar a solidão sentida pelos idosos.(9)
R:Três dos seguintes:
Reforma;
Viuvez;
Saída dos filhos do agregado familiar (Ninho vazio);
Pobreza;
Exclusão Social.
4-As quedas são as situações mais comuns no idoso e que provocam uma maior morbilidade.
4.1-Indique 5 causas referentes a situações físicas do doente, relacionadas com o processo de
envelhecimento que sejam mais responsáveis pelas quedas dos idoso. (10)
R: 5 das seguintes:
Vertigens e desequilíbrio por alterações do labirinto
 Arritmia cardíaca
 Derrame cerebral
 Osteoporose
 Perda de visão devido a óculos incorretos ou cataratas
 Perda de audição
 Alterações posturais
 Pés com alteração nas unhas, micoses, joanetes e calos
 Queda da pressão arterial quando se levanta
 Fraqueza por desnutrição e anemia
 Doenças como Parkinson
 Mobiliário inadequado
 Fraqueza muscular
 Atitudes de risco
4.2-Escreva 5 regras a ter em conta para garantir um ambiente mais seguro, para o idoso na sua
residência. (10)
 R : 5 das seguintes
Realizar algumas mudanças nos ambientes do domicílio: retirando objetos que possam
atrapalhar ou que coloquem em risco a movimentação do paciente.
 Atentar para os calçados do paciente, que deverão ser seguros e confortáveis.
 Evitar utilizar determinados produtos de limpeza (cera, removedor)
 Providenciar corrimão em corredores e escadas
 Supervisionar o banho.
 Retirar tapetes das salas e WC.
 Deixar o assistido fora do alcance de material inflamável: Fogão, fósforos, isqueiros, etc
 Utilizar tapetes apenas de borracha, aderentes por baixo do chuveiro;
 Utilizar barras de proteção nas paredes do chuveiro e junto à sanita;
 Evitar trancar a porta, para facilitar a ajuda em caso de necessidade;
 Em caso de fraqueza ou perda de equilíbrio dar banho ao idoso sentado.
 Passagens amplas, retirando móveis, tapetes, brinquedos, fios de telefone, animais
domésticos e objetos;
 Colar os tacos soltos, soalho levantados e bordas soltas das carpetes.
 Consertar calçadas e degraus danificados;
 Não encerar o piso e nem deixar o idoso andar de meias ou sapatos de sola lisa;
 À noite deixar uma luz acesa principalmente no caminho para o WC.
 As escadas devem ter corrimão, boa iluminação, faixa colorida e piso antiderrapante na borda
dos degraus;
 Substituir ou reparar móveis instáveis;
 Evitar cadeiras muito baixas e cama muito altas (o ideal é estar na altura dos joelhos do idoso).
Grupo II
1-Envelhecer é diferente de adoecer. O envelhecimento “normal” (senescência) inclui eventos
“normais”/naturais que ocorrem através do tempo e que levam a um declínio funcional, aumentando a
nossa vulnerabilidade e a probabilidade de ficarmos doentes.
1.1-Indique três formas de minimizar as “perdas” relacionadas com o envelhecimento que devem fazer partedo investimento pessoal em idades mais precoces.(9)
R:3 por exemplo das seguintes:
Realizar atividade física,
Não fumar
Não beber bebidas alcoólicas
Estilo de vida de forma a minimizar o “stress”
Tratamento médico, quando necessário e medidas preventivas.
Alimentação variada e equilibrada
1.2-Entre as alterações normais do envelhecimento podem ser citadas as seguintes:
(Complete os espaços em branco de forma a tornar todas as afirmações verdadeiras)
a. A pele perde a elasticidade e fica mais fina, sua menos e produz menos sebo. Por isso é
comum que ela fique mais fina, seca e áspera, sendo mais fácil coçar e mais fácil abrir
feridas com pequenos traumas;
b. O andar fica mais lento, a flexibilidade e os reflexos diminuem, tornando mais fáceis as
quedas e mais difícil proteger-se delas.
c. A saliva diminui, os movimentos de deglutição são mais lentos; é mais fácil engasgar-se e
sentir a boca ressecada e a saliva grossa;
d. O sistema imunológico, que defende o indivíduo contra infeções, é menos ativo, e o
idoso normal tem uma suscetibilidade maior a algumas infeções como pneumonia e
tuberculose;
e. O sistema de adaptação de pressão arterial e temperatura também muda, sendo
comuns: a deficiência na resposta ao calor ou frio intenso; a ausência de febre nas
infeções; as quedas de pressão em mudanças rápidas de posição e a má adaptação da
pressão arterial a perdas de líquidos (desidratação);
f. O conteúdo de cálcio dos ossos, a massa e força muscular diminuem;
g. O cérebro diminui de tamanho, porém preserva as suas funções, como capacidade de
aprender e memória; existe uma diminuição de memória em idades muito avançadas,
mais relacionadas à falta de estímulo e atividade do que à incapacidade de lembrar;
mantendo o estímulo e a atividade mental, os idosos preservam a capacidade de exercer
as suas funções intelectuais habituais com agilidade e experiência.
h. O coração pode bater mais lento, mesmo em situações em que deveria acelerar, e
diminui sua capacidade de adaptação ao "stress";
i. Há uma diminuição da capacidade do pulmão ventilar e da habilidade de tossir;
j. Os rins diminuem a sua reserva funcional, tornando-se mais sensíveis aos medicamentos;
k. O sono altera-se, sendo comum o idoso dormir menos à noite, e ter períodos de
sonolência (cochilos) durante o dia, principalmente quando não tem atividade nenhuma.
1.3 Cite cinco doenças de entre as doenças mais comuns no envelhecimento. (5)
R: 5 das seguintes:
Osteoporose
 Hipertensão arterial
 Diabetes (altos níveis de açúcar no sangue)
 Acidente vascular cerebral
 Demência (Demência de Alzheimer e a Demência Vascular)
 Cancro de mama
 Cancro de próstata
 Cancro do cólon e reto (intestino)
 Osteoartrose
 Cancro de pele
 Catarata
2- Existem 7 tipos de respostas de apoio social para pessoas idosas, que têm como objetivos promover a autonomia, a integração social e a saúde.
2.1- Enumere esses tipos de respostas (14)
Serviço de apoio domiciliário
 Centro de convívio
 Centro de dia
 Centro de noite
 Acolhimento familiar
 Estruturas residenciais
 Centro de férias e lazer
2.2- Identifique o tipo de resposta de apoio social, subjacente a cada uma das seguintes frases (15)
a. “Resposta social que consiste na prestação de cuidados e serviços a famílias e ou pessoas que se
encontrem no seu domicílio” Serviço de apoio domiciliário
b. . “Resposta social de apoio a atividades sociais e recreativas e culturais, organizadas e dinamizadas
com participação ativa das pessoas idosas, residentes numa determinada comunidade”. Centro de
convívio
 “Resposta social que presta um conjunto de serviços que contribuem para a
manutenção no seu meio social e familiar, das pessoas com 65 e mais anos, que
precisem dos serviços prestados durante o dia”. Centro de dia
 “Resposta social que funciona em equipamento de acolhimento noturno, dirigido a
pessoas idosas com autonomia que, durante o dia permaneçam no seu domicílio”.
Centro de noite
 “Resposta social destinada a alojamento coletivo, de utilização temporária ou
permanente, para idosos”. Estruturas residenciais (Lares)
2.3- Identifique os tipos de resposta de Apoio Social para as quais não foi possível recolher dados pelaconsulta da Carta Social do Concelho de Leiria. (9)
Centro de noite
 Acolhimento familiar
 Centro de férias e lazer
3- O tema da alimentação na pessoa idosa, tendo em conta o seu aumento e as suas características
especiais, revela-se particularmente importante. As causas dos problemas nutricionais dos idosos dividemse
em 3 grupos, cujas causas específicas se encontram a seguir identificadas:
Causas A- recursos económicos, falta de apoio de familiares e amigos, falta de apoio das estruturas
oficiais;
Causas B- isolamento, falta de ocupação, sensação de inutilidade, problemas familiares, doenças crónicas;
Causas C- polipatologia, polifarmacologia.
3.1- Identifique, respetivamente cada tipo de causas indicadas por letras.(9)
R:
A- Causas sociais
B- Causas psicológicas
C- Causas médicas
3.2- Elabore um horário de refeições para um idoso tendo em atenção a regra de distribuição repartida da comida por várias refeições, de acordo com as regras aprendidas nas aulas. (12)
R:Por exemplo:
8:00 – pequeno almoço
11:00 – lanche da manhã
13:00 – almoço
16:00 – lanche da tarde
19:30 – jantar
23:00 – ceia
3.3- Indique mais cinco regras básicas que se devem seguir numa alimentação saudável do idoso. (10)
R:5 das seguintes:
Pequeno almoço completo, variado, equilibrado e ajustado.
• Distribuição repartida da comida por várias refeições.
• Hortaliças, legumes e frutas.
• Pão e cereais.
• Leite e derivados.
• Restrição de óleos, gorduras e alimentos gordos.
• Eliminação do sal.(substituir por ervas aromáticas, especiarias)
• Redução do açúcar.
• Bebidas alcoólicas com regras.
• Quantidade necessária de comida e água.
• Comida “passada”, quando necessário
• Alimentos frescos ou congelados em vez de processados e conservas (fumeiros).
• Refeições pouco volumosas, completas, equilibradas e variadas e servidas
deforma agradável e à temperatura adequada.
3.4- As necessidades nutricionais do idoso variam de forma individual sendo o principal fator de
ajuste o seu grau de dependência desde o idoso totalmente independente até ao acamado.
Genericamente falando, poder-se-á dizer que as necessidades calóricas são de 30-35 kcal/kg/dia,
distribuídas da seguinte forma:
• 10-20% ______A_______
• 25-30% ______B_______
• 55-60% _______C_______
3.4.1- Identifique o grupo de nutriente representado pelas letras A, B e C. (9)
R:
A- 10-20% proteínas
B- 25-30% lípidos
C- 55-60% glícidos

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