2º As - 2014/15

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quinta-feira, 8 de maio de 2014

Relatório nº 71 - 11º Ano


                                                                                                             Lições nº 143- 144
                                                                                                             02.05.2014

Sumário: acompanhamento do idoso nas atividades diárias promovendo autonomia/independência para a pessoa idoso: alimentação. Regras para elaboração de uma ementa

Na aula de hoje, começou-se, como sempre, por se escrever o sumário. Escrito o sumário, a professora distribuiu uma ficha para cada aluno. Feita a distribuição das fichas a professora mandou-nos ler a mesma. Cada aluno leu alguns parágrafos da seguinte ficha:

              Escola Secundária Afonso Lopes Vieira
         Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde

Higiene, Segurança e Cuidados Gerais – 11.ºano

Módulo 6 – Cuidados na saúde do idoso
                    Carga Horária: 50 horas - Ano letivo 2013/14         
Acompanhamento do idoso nas atividades diárias, promovendo a autonomia / independência da pessoa idosa: alimentação

À semelhança do que se verifica em todo o mundo, o envelhecimento da população em Portugal é  também uma  realidade.  Atualmente  mais de  16%  da  população portuguesa tem mais de 65 anos (1,7 milhões de idosos).
O tema da alimentação nesta faixa etária, tendo em conta o seu aumento e as suas características especiais, revela-se particularmente importante.
As causas dos problemas nutricionais dos  idosos  dividem-se em 3 grupos:
Causas        sociais     (recursos económicos, falta de apoio de familiares e amigos, falta de apoio das estruturas oficiais);
Causas  psicológicas  (isolamento, falta de ocupação, sensação de inutilidade, problemas familiares, doenças crónicas);
Causas   médicas   (polipatologia, polifarmacologia).

REGRAS DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO IDOSO
Pequeno almoço completo, variado, equilibrado e ajustado.
Distribuição repartida da comida por várias refeições.
Hortaliças, legumes e frutas.
Pão e cereais.
Leite e derivados.
Restrição de óleos, gorduras e alimentos gordos.
Eliminação do sal.
Redução do açúcar.
Bebidas alcoólicas com regras.
Quantidade necessária de comida e água.
Para além das regras mencionadas, devem ser tidas em conta   a   HIDRATAÇÃO   (mínimo1l/dia de água, infusões de ervas, gelatina) e DIGESTIBILIDADE.
Para tal, recomenda-se:
 Acompanhar ou finalizar as refeições com infusões digestivas (tília, hipericão, funcho, limonete);
 Problemas na mastigação (bater com varinha mágica os vegetais, picar a carne, ralar as frutas duras);
 Pouco ou nenhum sal (ervas aromáticas, especiarias);
 Preferir alimentos frescos ou congelados em vez de processados e conservas (fumeiros);
 Pouca gordura (cozidos e grelhados, assados no forno em vez de fritos ou refogados);
 Distribuição horária, volume, composição e apresentação adequadas:
 Intervalos entre refeições não superiores a 3h30m-4h00; Jejum noturno não superior a 10h;
 Refeições pouco volumosas, completas, equilibradas e variadas, servidas deforma agradável e à temperatura adequada, e fáceis de digerir.

REGRAS DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO IDOSO

Pequeno almoço completo, variado, equilibrado e ajustado.

Como complemento da alimentação,
o exercício sico assume tamm um papel importante: aumenta a massa muscular, melhorando a autonomia funcional e qualidade de vida.


Distribuição repartida da comida por várias refeições.
Hortaliças, legumes e frutas.
Pão e cereais.
Leite e derivados.
Restrição de óleos, gorduras e alimentos gordos.
Eliminação do sal.
Redução do açúcar.
Bebidas alcoólicas com regras.
Quantidade necessária de comida e água.

As necessidades nutricionai do idoso variam de forma individual sendo o principal fator de ajuste o seu grau de dependência desde o idoso totalmente independente até ao acamado. Sem ser exaustiva, poder-se-á dizer que as necessidades calóricas são de 30-35 kcal/kg/dia, distribuídas da seguinte forma:
10-20% proteínas
25-30% lipidos
55-60% glúcidos
Serve apenas este texto para transmitir algumas indicações gerais que  poderãservir  de  orientação para um assunto particularmente importante e de especial interesse para idosos em ambientes de grupo, sejam eles lares ou resincias.








1-      Imagine que lhe pediam para elaborar uma ementa para a alimentação de utentes, durante uma semana, de um lar.
2-      Apresente essa ementa, definindo também  um horário para todas as refeições.
3-      Não se esqueça de incluir ervas aromáticas na confeção e nomear os produtos todos que utilizaria.

4-      Indique também as quantidades que utilizaria para fazer o empratamento individual. (presuma que não há diabéticos nesse lar)


Feita a leitura da ficha, a professora mandou-nos formar grupos de três e elaborar uma ementa, tal como diz na ficha. Faltando poucos minutos para terminar a aula, cada grupo fez o plano da sua ementa, em papel para o seu trabalho, a realizar em suporte  digital. E assim foi a nossa aula de hoje.

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