Sumário : Visita de Estudo á Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa , Pavilhão do conhecimento e Baixa Pombalina .
Relatório da Visita
Figura 1 - Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa |
A deslocação dos alunos para Lisboa foi feita de autocarro com as professoras que organizaram a visita e com uma das professoras da turma de Design Gráfico .
As turma participantes foram o 1º e 2º anos do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde e o 2º ano do Curso de Design Gráfico .
Esta visita foi realizado com os seguintes objetivos :
- Conhecer materiais de laboratórios relacionados com as especialidades da área das Ciências e Tecnologia da Saúde da ESTeSL ;
- Promover e fomentar o interesse pelas áreas das Ciências e tecnologias da saúde ;
- Contribuir para o enriquecimento cultural dos alunos ;
- Promover aprendizagens em contextos diversificados fora do meio escolar ;
- Fomentar as relações interpessoais ;
Primeiro começamos por receber um panfleto que foi dado pela professora Teresa Tabuas , em que continha os objetivos , licenciaturas que a escola superior de Tecnologia da Saúde oferece .
Começamos a visita por ser recebidos pelo Prof . Coordenador João Lobato e por uma professora da área dos cursos de especialização tecnologia em que nos fez uma breve apresentação da escola , falando um pouco das licenciaturas , mestrados e cursos de especialização em tecnologia oferecidos para os alunos . Depois da apresentação fomos divididos em dois grupos , acompanhados por um dos professores . A visita aos laboratórios foi guiada por alunos da escola de diferentes áreas das licenciaturas .
O laboratório que começamos por ver foi o de Saúde Ambiental em que fomos recebidos por uma das professoras dessa área em que falou que esta licenciatura baseia em avaliar , prevenir e controlar fatores de risco prejudiciais para a saúde humana . Mostrou nos alguns dos equipamentos utilizados na aulas prática e para o que serviam . As áreas onde intervêm são : na gestão ambiental , Saude publica e ambiental e saúde ocupacional . Também referiu as saídas profissionais que são :
De seguida passamos para o laboratóriode Cardiopneumologia em fomos recebidos por outra professora que falou que esta licenciatura se baseia no diagnostico de doenças cardiovasculares e respiratórias . As saídas profissionais são :
Fig 3 - Laboratório de Cardiopneumologia |
Após termos visitado o laboratório de cardiopneumologia passamos para o de Ortoprotesia , em que podemos ver alguns materiais usados e em que consistia esta licenciatura . Nesse laboratório estuda-se e constrói-se dispositivos biomecânicos para ajudar utentes com deficiência parcial ou total ou ausência de membros . As saídas profissionais são :
Fig 4 - Laboratório de Ortoprotesia |
De seguida passamos para o laboratório de Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica em que fomos recebidos por umas alunas que nos explicaram vários processos para adquirir uma preparação pronta a ser observada ao Microscópio , começando com um bocado de estômago . Esta área tem a haver com praticas de autopsias em que através da amostra de um órgão se sabe a causa da morte . As saídas profissionais são :
Fig 5 - Laboratório de Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica |
Figura 7 - Laboratório de Actividade Nutricional |
Depois passamos para o laboratório de Dietética e Nutrição , em que fomos recebido por uma dietética , em que nos falou que essa área tem a ver com as quantidades de alimentos que devemos ingerir . No laboratório da atividade nutricional tivemos a oportunidade de ver vários materiais utilizados na dieta . As saídas profissionais são :
Passamos de seguida para o laboratório de Análises Clínicas e Saúde Pública curso relacionado com o diagnóstico e prognostico e prevenção de doenças . As saídas profissionais são :
Depois passamos para o laboratório de Ortóptica em que fomos recebidos por um professor em que falou que esta área se baseia na reeducação e reabilitação motora e funcional da visão binocular e da deficiência visual . Mostrou-nos alguns equipamentos utilizados nas aulas e explicou para o que servia cada um . As saídas profissionais são :
De seguida passamos para o laboratório de Farmácia . Nesse laboratório os alunos intervém ao nível da produção e distribuição de medicamentos e outros produtos de saúde , seguindo fórmulas galénicas e prescrição médica ou venda de medicamentos não sujeitos a receita médica. Participa em todo o circuito do medicamento, desde a aquisição/receção até à dispensa ao utente, assegurando a sua gestão e qualidade, prestando aconselhamento a utentes e a profissionais de saúde sobre o uso do medicamento e produtos de saúde. As saídas profissionais são : Farmácias hospitalares e comunitárias ; Locais de venda de medicamentos não sujeitos a receitas ; centro de ensino e investigação ; Indústria farmacêutica ; Serviços públicos da administração regional e local de saúde ;
Depois passamos para o laboratório de Medicina Nuclear em que nesse laboratório os alunos desenvolvem trabalho relacionado com o planeamento, preparação e controlo de radio fármacos .
Por último visitados os Laboratórios de Fisioterapia , Radiologia e Radioterapia . No laboratório de fisioterapia os alunos desenvolvem atividades em que se atua na reabilitação , recuperação e redução de incapacidades originadas por disfunções físicas , do foro musculo - esquelético . cardiovasculares , respiratório e neurológico para desenvolver uma maior qualidade de vida a um individuo .
No de radiologia os alunos podem desenvolver atividades na avaliação de exames radiológicos tais como : Radiologia Convencional, Mamografia, Tomografia Computorizada, Res- sonância Magnética, Angiografia, Osteodensi- tometria e Ultrassonografia. .
O último laboratório de radioterapia que envolve um conjunto de atividades terapêuticas, essencialmente na área da Oncologia. Nesse laboratório pudemos verificar os materiais utilizados .
Na parte da tarde visitamos a Baixa pombalina : rua Augusta, Rossio , A estatua de D. Pedro IV , o arco do triunfo e a Praça do comercio .
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