2º As - 2014/15

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segunda-feira, 30 de setembro de 2013

relatório nº 8_11º ano

Lições nº 15 e 16
30.09.2013
Sumário: Procedimentos de limpeza materiais e equipamentos.
Correção da ficha de trabalho realizada na aula anterior.

Respostas ás questões da ficha de trabalho da aula anterior:


Responda às questões a seguir apresentadas:

1.      Imagine que tinha como tarefa fazer a higienização com limpeza corrente de uma enfermaria com 3 unidades de utentes.

1.1.Indique todos os passos necessários, numerando-os, para levar a cabo esse procedimento. (consulte , se necessário as fichas de trabalho realizadas em aulas anteriores).
R: O  funcionário da higienização procede da seguinte forma:

Higieniza as mãos;
Coloca o material necessário para a limpeza no carro funcional;
Leva o carro até o local a ser limpo;
Isola a área com as placas de sinalização necessárias;
Coloca os EPIs apropriados para o procedimento;
Recolhe os sacos contendo resíduos do local, fechando-os e depositando-os no saco hamper do carro funcional ou diretamente no depósito de resíduo temporário no andar;
Limpa os mobiliários, mudando de panos quando mudar  de unidade de cada uma dos três doentes e procedendo  a higienização de cada unidade do doente pela seguinte ordem:
-mesa de cabeceira
-mesa de refeição
-suporte de soro
 -cadeira ou poltrona
 -travesseiro
 -leito
 -escadinha
-por último limpar os pés dos mobiliários
 Faz a limpeza do piso, iniciando a lavagem pelos cantos, do fundo para a porta da frente;
Retira a placa de sinalização;
Realiza a higienização das instalações sanitárias
Organiza o carrinho e o material utilizado. Despreza a água suja em local apropriado;
 Remove as luvas;
Lava as mãos.
Atenção:
1.      A água do balde deve ser trocada sempre que houver necessidade.
2.      Os panos utilizados na limpeza devem ser encaminhados para processamento na lavandaria.
3.      Os baldes devem ser lavados e secos antes de nova utilização.

4.      Não deixar manchas ou sujidades incrustadas para a limpeza terminal, pois podem ficar impregnadas e mais difíceis de serem removidas posteriormente; para estes casos, utilizar uma fibra mais abrasiva no local.

  1. O funcionário deve procurar manter a coluna reta durante o desenvolvimento de toda a técnica de limpeza.


1.2.Indique como procederia utilizando para a limpeza do chão a técnica de balde duplo.
R:
1-Enxaguar a esfregona no balde de água quente com detergente
2-Espremer o excesso de água no balde que contem só água quente
3-Lavar o pavimento
4-Enxaguar a esfregona no balde  que contem só água quente para remoção da sujidade
5-Espremer o excesso de água da esfregona água no balde que contem só água quente
6- repetir o procedimento a partir do passo 1.
1.3.Classifique a área em questão de acordo com o risco de infeção.
R: é considerada área semicrítica.
1.4.Indique em que área da unidade terá que usar detergente de limpeza e também desinfetante.
R: Nas instalações sanitárias
2.      Enumere os requisitos que devem cumprir os detergentes que vai utilizar nessa  limpeza.
R:Os principais  requisitos que devem cumprir os detergentes são:
- Estar devidamente rotulado e identificado na embalagem de origem;
- Trazer indicações precisas de diluição;
- Ser diluído somente no momento em que vai ser utilizado;
- Ser utilizado na dose correcta (com a utilização de doseadores) e de acordo com as instruções do fabricante;
- Ser biodegradável;
- Ser adequado à (s) superfície (s) em que vai ser utilizado;
- Ser preferencialmente não iónico (pois produz menos espuma);
- Ter pH neutro ou ligeiramente alcalino;
-Manter-se fechado até ao início da sua utilização e sempre que não esteja a ser utilizado. 


3.      Indique vantagens na utilização de máquinas automáticas de lavar e secar.
R As máquinas automáticas de lavar e secar têm a vantagem de ter uma alta eficiência de trabalho com menor esforço e risco para o trabalhador.

4.      Identifique o produto mais barato e usual para a desinfeção quando há derrame de substâncias orgânicas.
R. A lixívia nas devidas diluições.
5.      Indique a sequência que seguiria para fazer a limpeza global da mesma enfermaria.

R: a)-Preparar material e colocar EPI´s
    b)- Retirar o lixo
c)- Higienizar:1-Teto, 2-Paredes, janelas (incluindo vidros) e portas, 3-mobiliário e equipamento, 4-Instalações sanitárias
d)- Desinfetar maçanetas e visores,
e)- Repor os produtos de higiene pessoal
f)- Lavar em local próprio (DML) os materiais, utensílios e EPI’S utilizados

6.       Indique em que local de uma unidade de saúde poderá utilizar o método manual seco de limpeza.

R: A utilização de vassoura, método manual seco de limpeza, só é permitida em áreas não-críticas exteriores como átrios, pátios, estacionamentos, entre outros, consistindo este método simplesmente em retirar a sujidade através da utilização de uma vassoura.

7.      Enumere outra situação e local onde poderá utilizar o método mecânico seco de limpeza.
R: Nas  áreas não críticas, como por exemplo sala de reuniões, e somente se for imprescindível, a limpeza a seco deve ser feita pela utilização de um aspirador, principalmente em carpete  ou então nos capachos de entrada.

8.      Indique os princípios  a serem respeitados na limpeza dos Centros de Saúde.

R: Devem ser respeitados os seguintes princípios:
- não usar vassouras, espanadores ou outro utensílio/equipamento de limpeza do pó a seco;
- realizar a limpeza do pó por meios húmidos, utilizando-se para o efeito um pano embebido em água e detergente, a fim de remover não só o pó como a sujidade em geral;
- utilizar o detergente adequado à superfície a tratar;
- limpar com movimentos de limpeza suaves, de forma a minimizar o levantamento de partículas.
- quando um mesmo trabalhador do serviço de limpeza tem várias áreas das Unidades de Saúde adstritas para limpar, a organização das atividades deve ser sempre estabelecida no sentido das áreas mais limpas (áreas não críticas) para as mais sujas (áreas críticas).
- numa mesma área deve ter-se ainda em atenção a orientação da limpeza: Orientação horizontal – da zona mais afastada para a mais próxima (limpeza do fundo da sala para a porta de saída);Orientação vertical – de cima para baixo, ou seja, em primeiro lugar limpar o teto e por fim o chão.



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