30.09.2013
Sumário: Procedimentos de limpeza materiais e equipamentos.
Correção da ficha de trabalho realizada na aula anterior.
Respostas ás questões da ficha de trabalho da aula anterior:
Responda
às questões a seguir apresentadas:
1.
Imagine
que tinha como tarefa fazer a higienização com limpeza corrente de uma
enfermaria com 3 unidades de utentes.
1.1.Indique todos os
passos necessários, numerando-os, para levar a cabo esse procedimento.
(consulte , se necessário as fichas de trabalho realizadas em aulas
anteriores).
R: O funcionário da
higienização procede da seguinte forma:
Higieniza as mãos;
Coloca o material necessário para a limpeza no carro funcional;
Leva o carro até o local a ser limpo;
Isola a área com as placas de sinalização necessárias;
Coloca os EPIs apropriados para o procedimento;
Recolhe os sacos contendo resíduos do local, fechando-os e
depositando-os no saco hamper do carro funcional ou diretamente no depósito de
resíduo temporário no andar;
Limpa os mobiliários, mudando de panos quando mudar de unidade de cada uma dos três doentes e
procedendo a higienização de cada
unidade do doente pela seguinte ordem:
-mesa
de cabeceira
-mesa
de refeição
-suporte
de soro
-cadeira ou poltrona
-travesseiro
-leito
-escadinha
-por
último limpar os pés dos mobiliários
Faz a limpeza do piso, iniciando
a lavagem pelos cantos, do fundo para a porta da frente;
Retira a placa de sinalização;
Realiza a higienização das instalações sanitárias
Organiza o carrinho e o material utilizado. Despreza a água suja
em local apropriado;
Remove as luvas;
Lava as mãos.
Atenção:
1. A
água do balde deve ser trocada sempre que houver necessidade.
2. Os
panos utilizados na limpeza devem ser encaminhados para processamento na
lavandaria.
3. Os
baldes devem ser lavados e secos antes de nova utilização.
4. Não
deixar manchas ou sujidades incrustadas para a limpeza terminal, pois podem
ficar impregnadas e mais difíceis de serem removidas posteriormente; para estes
casos, utilizar uma fibra mais abrasiva no local.
- O funcionário deve procurar manter
a coluna reta durante o desenvolvimento de toda a técnica de limpeza.
1.2.Indique como procederia
utilizando para a limpeza do chão a técnica de balde duplo.
R:
1-Enxaguar a esfregona
no balde de água quente com detergente
2-Espremer o
excesso de água no balde que contem só água quente
3-Lavar o pavimento
4-Enxaguar a esfregona
no balde que contem só água quente para
remoção da sujidade
5-Espremer o
excesso de água da esfregona água no balde que contem só água quente
6- repetir o
procedimento a partir do passo 1.
1.3.Classifique a
área em questão de acordo com o risco de infeção.
R: é considerada área
semicrítica.
1.4.Indique em que
área da unidade terá que usar detergente de limpeza e também desinfetante.
R: Nas instalações
sanitárias
2.
Enumere os requisitos que devem cumprir os
detergentes que vai utilizar nessa
limpeza.
R:Os principais requisitos que devem cumprir os detergentes
são:
- Estar devidamente rotulado e identificado na embalagem
de origem;
- Trazer indicações precisas de diluição;
- Ser diluído somente no momento em que vai ser utilizado;
- Ser utilizado na dose correcta (com a utilização de
doseadores) e de acordo com as instruções do fabricante;
- Ser biodegradável;
- Ser adequado à (s) superfície (s) em que vai ser
utilizado;
- Ser preferencialmente não iónico (pois produz menos
espuma);
- Ter pH neutro ou ligeiramente alcalino;
-Manter-se fechado até ao início da sua utilização e
sempre que não esteja a ser utilizado.
3.
Indique
vantagens na utilização de máquinas automáticas de lavar e secar.
R As máquinas
automáticas de lavar e secar têm a vantagem de ter uma alta eficiência de
trabalho com menor esforço e risco para o trabalhador.
4.
Identifique
o produto mais barato e usual para a desinfeção quando há derrame de
substâncias orgânicas.
R. A lixívia nas
devidas diluições.
5.
Indique
a sequência que seguiria para fazer a limpeza global da mesma enfermaria.
R: a)-Preparar material e colocar EPI´s
b)- Retirar o lixo
c)- Higienizar:1-Teto, 2-Paredes, janelas (incluindo vidros) e
portas, 3-mobiliário e equipamento, 4-Instalações sanitárias
d)- Desinfetar maçanetas e visores,
e)- Repor os produtos de higiene pessoal
f)- Lavar em local próprio (DML) os materiais, utensílios e
EPI’S utilizados
6.
Indique em que local de uma unidade de saúde
poderá utilizar o método manual seco de limpeza.
R: A utilização de
vassoura, método manual seco de limpeza, só é
permitida em áreas não-críticas exteriores como átrios, pátios,
estacionamentos, entre outros, consistindo este método simplesmente em retirar
a sujidade através da utilização de uma vassoura.
7.
Enumere
outra situação e local onde poderá utilizar o método mecânico seco de limpeza.
R: Nas
áreas não críticas, como por exemplo
sala de reuniões, e somente se for imprescindível, a limpeza a seco deve ser
feita pela utilização de um aspirador, principalmente em carpete ou então nos capachos de entrada.
8.
Indique os princípios a serem respeitados na limpeza dos Centros de
Saúde.
R: Devem
ser respeitados os seguintes princípios:
- não
usar vassouras, espanadores ou outro utensílio/equipamento de limpeza do pó a
seco;
- realizar
a limpeza do pó por meios húmidos, utilizando-se para o efeito um pano embebido
em água e detergente, a fim de remover não só o pó como a sujidade em geral;
- utilizar
o detergente adequado à superfície a tratar;
- limpar
com movimentos de limpeza suaves, de forma a minimizar o levantamento de
partículas.
- quando
um mesmo trabalhador do serviço de limpeza tem várias áreas das Unidades de
Saúde adstritas para limpar, a organização das atividades deve ser sempre
estabelecida no sentido das áreas mais limpas (áreas não críticas) para as mais
sujas (áreas críticas).
- numa
mesma área deve ter-se
ainda em atenção a orientação da limpeza: Orientação horizontal –
da zona mais afastada para a mais próxima (limpeza do fundo da sala para a
porta de saída);Orientação vertical – de cima para baixo, ou
seja, em primeiro lugar limpar o teto e por fim o chão.
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