2º As - 2014/15

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quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Relatório 2_11º ANo


Introdução

Lição 2  13-9-2013
Sumário: Conceitos associados à lavagem, desinfeção e esterilização.
Realização de uma ficha de trabalho.

Desenvolvimento

Nesta aula lemos uma ficha sobre a prevenção e controlo da infeçao na higienização de roupas,espaços,materiais, e equipamentos e em seguida  resolvemos as questões que eram pedidas.
M4: Prevenção e controlo da infeção na higienização de roupas, espaços, materiais e equipamentos
A higiene e a ordem são elementos que concorrem decisivamente para a sensação de bem-estar, segurança e conforto dos profissionais, pacientes e familiares.
O serviço de limpeza Hospitalar tem particular importância no controlo das infeções, por garantir a limpeza e desinfecção de áreas hospitalares.
O aparecimento de infeções no ambiente hospitalar pode estar relacionado com o uso de técnicas de limpezas inadequadas, descontaminação de superfícies e de artigos hospitalares incorretos e manuseio do lixo hospitalar sem proteção adequada.
Devido ao uso incorreto das práticas e rotinas de trabalho, torna-se necessário estabelecer o aperfeiçoamento de técnicas eficazes de controlo e prevenção as infeções hospitalares que vão gerar garantias de proteção ao trabalhador durante a execução de suas tarefas.
 NOÇÕES DE INFEÇÃO HOSPITALAR
Infeção hospitalar é qualquer infeção adquirida após a admissão do paciente no hospital e que se manifesta durante a internação ou após a alta, quando relacionada com internação. Uma infeção hospitalar acrescenta, em média, cinco a dez dias ao período de internação. Eleva os custos e constitui uma importante causa de morte durante a hospitalização. A prevenção das infeções hospitalares deve constituir o objetivo de todos os profissionais
CLASSIFICAÇÃO DE ÁREAS HOSPITALARES
As áreas hospitalares podem ser classificadas em três categorias de acordo com o seu potencial de contaminação, facilitando desta forma os procedimentos de limpeza destas áreas
a)ÁREAS CRÍTICAS
– São aquelas que oferecem maior risco de infeção pelas atividades de risco desenvolvidas e pela presença de pacientes graves.
Exemplos:


Centros Cirúrgicos; Central de Material e Esterilização; UCI; Laboratório; Berçário; Banco de Sangue
b)ÁREAS SEMI-CRÍTICAS
São aquelas que oferecem menor risco de contaminação
Exemplos:
Enfermarias; Farmácia; Ambulatórios; Copa e Cozinha; Corredores dos ambulatórios; Elevadores; Radiologia
c)ÁREAS NÃO  CRÍTICAS
São aquelas que, teoricamente, não apresentam risco de contaminação.
Exemplos:
Áreas Administrativas; Biblioteca; Depósitos em geral; Vestiários; Anfiteatros; Arquivo Médico.
SUPERFÍCIES HOSPITALARES
As superfícies hospitalares fixas (pisos, paredes, tetos, portas, mobiliários e equipamentos) não representam risco significativo de transmissão de infeção na área hospitalar, tornando-se desnecessário a desinfeção ambiental de rotina, a menos que haja respingo ou deposição de matéria orgânica, quando é recomendada a desinfeção localizada. Nas superfícies hospitalares fixas, a limpeza deve ser realizada sempre que apresentar sujidade utilizando Água e Sabão.
Na presença de Matéria Orgânica (sangue, vómitos, escarro, etc.) na pia, proceder da seguinte forma:
♦Retirar a matéria orgânica com pano ou papel deitando no de resíduos infetantes.
♦ Lavar com água e sabão e secar
♦Aplicar o desinfetante (hipoclorito de sódio)
♦Após tempo de ação, remover desinfetante da área (tempo de ação: 10 minutos)
♦Limpar com água e sabão o restante da área
TIPOS DE LIMPEZA
No hospital serão realizadas limpezas e desinfeções de acordo com as necessidades das áreas específicas.
ATENÇÃO!
Recolher o lixo antes de qualquer tipo de limpeza. As latas de lixo deverão ser esvaziadas ao atingir 2/3 de sua capacidade. Lavar as latas e tampas de lixo sempre que necessário.
a- Limpeza diária
É aquela realizada diariamente utilizando água, sabão e fricção mecânica, após a retirada do lixo.


b- Limpeza concorrente
É aquela realizada nas dependências, durante a ocupação dos pacientes. Deve-se:
- retirar o lixo e resíduos em saco plástico, recolher jornais e revistas;
- recolher a roupa suja em saco plástico e encaminhá-la para lavandaria
- retirar o pó dos móveis com pano húmido. Secar com pano seco e limpo;
- passar pano húmido com água e sabão no chão, depois, secar com pano limpo e seco;


- limpar o  WC;
- organizar a unidade.

c- Limpeza terminal
É aquela realizada após alta do paciente, transferência, óbito. Utiliza-se água, sabão e desinfetante. Compreende a limpeza de superfícies horizontais, verticais e a desinfeção do mobiliário. O uso de soluções desinfetantes é restrito ao mobiliário, mesas auxiliares, colchões, macas, focos, bancadas, etc..., o seu uso é desnecessário em pisos, paredes e tetos.
11-      Identifique os três tipos de áreas hospitalares de acordo com o seu potencial de contaminação.
R: Áreas críticas, Áreas semi-críticas e Áreas não críticas

22-      Indique dois exemplos (não referido nos textos) de áreas que podem ser incluídas em cada um desses tipos de áreas.
R:Áreas críticas- Salas de cirurgia e salas de tratamento de feridas
Áreas semi-críticas- Salas de vacinação e balneários
Áreas não críticas- Sala de reuniões e salas de espera

33-      Distinga limpeza terminal de limpeza concorrente.
R: A limpeza terminal é feita depois do doente ter alta, ser tranferido ou em caso de óbito.
A limpeza concorrente é feita durante a ocupação do doente.
44-      Indique os passos necessários para realizar:
4 4.1-   uma limpeza concorrente

R:Retirar o lixo, recolher a roupa, retirar o pó dos móveis com um pano húmido (secar com uma pano seco e limpo), passar um pano húmido com água e sabão no chão (secar com pano seco e limpo), Limpar o WC e organizar a unidade.
4.2 – limpeza de um espaço com matéria orgânica.
R: Retirar a matéria orgânica com um pano, lavar com água e sabão e secar, aplicar o desinfetante, remover o desinfetante da área e limpar com água e sabão o restante da área.

55-      Indique em que circunstância se torna necessário fazer a desinfeção de uma parede de uma enfermaria.
R:Se houver respingo ou deposição de matéria orgânica.

Depois de resolver a ficha vimos alguns diapositivos de um power point “Higienizaçao e limpeza hospitalar” onde aprendemos os tipos de limpeza que existem (limpeza diaria, limpeza concorrente e limpeza terminal) e como realizar cada um deles, também nos apresentava vários significados de limpeza, desinfeção e esterilização e como proceder para fazer as várias tarefas relacionadas com os conceitos.

    Conclusão

Nesta aula cumprimos o sumário todo pois os alunos estiveram atentos e não atrapalharam a aula.





Andreia Ramos
nº3 2AS

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