2º As - 2014/15

2º As - 2014/15

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Relatório nº34


Relatório nº34

Este relatório  refere-se às aulas nº63 e 64 no dia 26-11-2012, na qual o respetivo sumário foi:
Continuação do estudo das infeções associadas a serviços específicos: pediatria, laboratórios, unidades de cuidados intensivos, blocos operatórios, salas de parto e consultas.
No início da aula a professora começou por explicar aos alunos o que eram as precauções padrão. São medidas de prevenção que devem ser utilizadas na assistência a todos os pacientes na manipulação de sangue, secreções e excreções, e contacto com mucosas e pele não-intacta.
Essas medidas incluem a utilização de equipamentos de proteção individual com a finalidade de reduzir a exposição do profissional a sangue ou fluidos corporais, e os cuidados específicos recomendados para manipulação e  deitar fora  materiais perfuro-cortantes, contaminados por material orgânico.
    Têm por objetivo evitar a transmissão de infeções (conhecidas ou não) do paciente para o profissional de saúde.
Depois falamos do isolamento do doente e das suas medidas específicas tais como: colocar o doente num quarto individual, colocar na porta identificadora o tipo de isolamento e se não for possível colocar o doente num quarto individual colocá-lo junto de pacientes que tenham infeção ativa com o mesmo microrganismo mas nenhuma outra infeção.  Falou-se ainda das várias recomendações de limpeza, desinfeção e recomendações gerais de prevenção.
Ao longo do decorrer da aula fomos falando de vários outros serviços específicos. Unidade de utentes imunodeprimidos, pediatria, unidades de cuidados intensivos e unidades de cuidados intermédios, blocos operatórios, salas de parto, laboratórios e consultórios.
Na minha opinião esta aula foi muito produtiva porque permitiu aos alunos ficarem  a conhecer e a compreender várias normas e recomendações que temos que cumprir para o bem dos doentes, do hospital e dos profissionais de saúde. Assim em estágio, ou quem sabe um dia mais tarde, podemos vir a trabalhar nestes locais, mas já tendo adquirido todas as normas e recomendações a cumprir.

Inês Rainho

Sem comentários:

Enviar um comentário