2º As - 2014/15

2º As - 2014/15

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Relatório 36


Relatório 36
Relatório de Aula
Lição nº 67/68
Sumário: Visionamento de um filme: “Filadélfia”.
                 Palestra sobre a SIDA.


Neste aula foi distribuído, á turma. um texto de apoio sobre o filme “Filadélfia “Comemoração do Dia Mundial de Luta Contra a SIDA”.
            As professoras de HSCG e Saúde (aula em conjunto) mostraram-nos este filme, que retratava um homem que tinha SIDA e tinha sido discriminado, e organizaram uma palestra sobre o tema pois estavam relacionados com o tema abordado nas aulas e também para percebermos melhor o tipo de doença e o preconceito que algumas pessoas têm ao conviver com a doença.
Como não houve tempo nessa aula para concluir o visionamento do filme, foi feito acabado no dia 29 de Novembro de 2012. Na aula de Saúde, concluímos o visionamento do filme e debatemos sobre a doença de Andrew, sobre o tipo de julgamento feito e o tratamento que há hoje em dia para esta doença.
            Após o visionamento do filme, foi elaborado um relatório em grupo para a professora poder avaliar os aspetos que retivemos do filme. Elaborado o relatório  foi selecionado, o que a seguir se indica.
Foi feita também uma palestra sobre o Dia Mundial de luta contra a SIDA dinamizada pelo professor Jorge Baptista, intitulado “Ama e Protege-te”.
Relatório do filme “Filadélfia”


Data do visionamento do filme: 28 de Novembro de 2012
Local: Auditório Monte Alverne
Título do filme: Filadélfia
Realizador: Jonathan Demme
Ano de realização: 1993
Personagens principais: Andrew Beckett e Joe Miller
Motivação: Na disciplina de HSCG desenvolvemos o assunto relativamente à SIDA.


            Este filme conta a história de Andrew Beckett, um advogado homossexual, que não se assume para não ser gozado pelos seus patrões e colegas de trabalho numa grande empresa de advogados em Filadélfia e assim decide esconder de todos a sua orientação sexual. Mas, como Andrew apanhou SIDA chega a uma altura que já não consegue esconder mais a sua doença e é despedido. Beckett indignado pela situação de ser despedido por ser portador e doente do vírus HIV e porque divide a sua vida com Miguel Alvarez contrata então Joe Miller, um advogado negro homofóbico,  que enfrenta os seus preconceitos e vai com este caso para tribunal, processando a firma e os chefes por despedimento, sem justa causa, até porque a sua competência profissional era excelente até ao momento.
            Durante o julgamento foram ouvidas várias testemunhas, entre elas o próprio Andrew e o seu chefe, que antes de descobrir a doença e a opção sexual de Andy admirava o seu trabalho. O julgamento foi longo com várias audiências e depois de ouvidas todas as testemunhas, o júri decidiu condenar o escritório em que Andrew trabalhava a pagar uma elevada indenização. Antes mesmo de ouvir a decisão Andrew tinha sido internado no hospital com sinais de declínio da doença, onde faleceu de seguida.
            Este filme mostra-nos a discriminação com a doença e o preconceito com a homossexualidade, que muitas pessoas ainda têm.
            Os chefes de Andrew agiram de forma errada ao sabotar o seu trabalho procurando um motivo para demiti-lo.
            Podemos afirmar que é um filme muito comovente e que nos mostra como o preconceito ainda existe nos dias de hoje, falando da discriminação de pessoas seropositivas e do preconceito de homossexualidade, levando-nos a refletir em que sociedade  é que nós nos encontramos.
Neste filme, podemos ver como a sociedade está mal informada sobre esta doença. A população pensa que o HIV é contagioso, que se pega como uma constipação, mas como nós sabemos  que isso está errado..Com o visionamento deste filme permitiu ao grupo perceber os sintomas que uma pessoa com SIDA tem e se não for tratada de imediato avança de tal maneira que em poucos meses a pessoa pode morrer. Este filme levou nos a pensar que apesar da Homossexualidade não ser uma doença as pessoas ainda têm muito preconceito em relação à orientação sexual homossexual e que os portadores do vírus HIV são vítimas de descriminação na sociedade, sociedade esta que não tem os conhecimentos necessários para lidar com pessoas seropositivas agindo de forma incorreta ou mesmo preconceituosa.

FICHA TÉCNICA

Diretor: Jonathan Demme
Elenco: TomHanks, Denzel Washington, Jason Robards, Mary Steenburggen, Antonio Banderas, Joanne Woodward, Robert Ridgely, Charlies Napier
Produção: Jonathan Demme, Edward Saxon
Roteiro: Ron Nyswaner
Fotografia: Tak Fujimoto
Trilha Sonora: Howard Shore
Duração: 125 minutos
Ano: 1993
País: EUA
Género: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Estúdio: TriStar Pictures / Clinica Estetico

Joana

Sem comentários:

Enviar um comentário