2º As - 2014/15

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segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Relatório nº 32_ 12º Ano _ 2015/2016

Lição 73 e 74
17/11/2015
Sumário: Informações sobre a FCT.
                 Correção da ficha de trabalho sobre a desnutrição.
                 Nutrição do paciente hospitalizado: introdução aos assuntos e alguns conceitos básicos.


Iniciamos a aula com um diálogo sobre alguns assuntos sobre a Prova de Aptidão Profissional (PAP) e Formação em Contexto de Trabalho (FCT).
Em grupos, fizemos uma leitura e realizamos a ficha de trabalho sobre Nutrição. Após todos termos concluído, a professora realizou a correção da mesma.

Correçao da ficha:

1- Defina desnutrição
Desnutrição é a condição clínica decorrente de uma deficiência ou excesso, relativo ou absoluto, de um ou mais nutrientes essenciais. 

2- Indique as duas causas principais da desnutrição. 
Causa primária e causa secundária.

2.1- Apresente as diferenças existentes entre essas duas causas. 
As causas primárias é a pessoa comer pouco ou mal, as causas secundárias é a ingestão de alimentos que não é suficiente porque as necessidades energéticas aumentam.

2.2- Indique os fatores relacionados com essas causas.
Desmame precose, socioeconómicos , culturais, renda e disponibilidade de alimentos.

2.3- Identifique, justificando qual desses fatores afeta mais as crianças de 0 a 6 meses. Justifique a sua opinião. 
Desmame precose, pois pode provoca desnutrição.

 3. Indique os métodos de diagnóstico da desnutrição e quem está capacitado para os aplicar.
Os métodos de diagnóstico são a avaliação diagnostica e exames clínicos. Quem está capacitado para os fazer são os médicos e nutricionistas.

4. Indique todas as consequências da desnutrição. 
Grande perda muscular e dos depósitos de gordura, provocando debilidade física.
Emagrecimento: peso inferior a 60% ou mais do peso ideal (adultos) ou do peso normal (crianças).
Desaceleração, interrupção ou até mesmo involução do crescimento.
Alterações psíquicas e psicológicas: a pessoa fica retraída, apática, estática, triste.
Alterações de cabelo e de pele: o cabelo perde a cor (fica mais claro), a pele descasca e fica enrugada.
 Alterações sanguíneas, provocando, dentre elas, a anemia.
Alterações ósseas, como a má formação.
Alterações no sistema nervoso: estímulos nervosos prejudicados, número de neurónios diminuídos, depressão, apatia.
Alterações nos demais órgãos e sistemas respiratório, imunológico, renal, cardíaco, hepático, intestinal etc. 

5. Refira em que idades os problemas de nutrição podem ser mais graves. Explique esse facto.
Dos 0 aos 5 anos. Pois são mais vulneráveis biologicamente e mais dependentes do ponto de vista social e económicos. Nesse período da vida o crescimento e desenvolvimento físico e mental são muito acentuados. 

6. Indique que tratamentos são aplicáveis aos desnutridos. 
Recuperar o estado nutricional e normalizar as alterações orgânicas ocasionais pela desnutrição. 

7. Apresente as recomendações feitas no final do texto.
Uma dieta específica para o caso, aliada a uma educação (ou reeducação) alimentar; orientações sobre higiene alimentar e pessoal;
Participação familiar e comunitária nesse processo. 

De seguida visualizamos uma breve apresentação em power point sobre a nutrição do paciente hospitalizado 



















A aula correu bem, cumprimos tudo o que estava previsto no sumário. Todos os alunos esclareceram com a professora todas as dúvidas surgidas quer sobre a matéria quer sobre a Formação em Contexto de Trabalho (FCT).

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