Lição nº 185 e 186
08-03-2013
Sumário: Participação no “Eno Tree Planting Day”.
Entrega e correção do teste de avaliação.
08-03-2013
Sumário: Participação no “Eno Tree Planting Day”.
Entrega e correção do teste de avaliação.
No início da aula os alunos ajudaram a professora a abrir os buracos na
terra, e de seguida fomos colocar as árvores nos respetivos buracos. No final
de colocarmos todas as arvores fomos para a aula e a professora entregou o
teste de avaliação e logo de seguida fizemos a correção.
A correção
do teste encontra-se organizada na tabela a seguir:
pergunta
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Proposta de solução
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cotação
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1.1
|
1-A
2-A
3-C
4-D
5-B
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6-B
7-A
8-A
9-A
10-B
|
11-.B
12-B
13-C
14-C
15-C
|
16-D
17-D
|
17 pontos
|
1.2
|
a;c,e
|
9 pontos
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2
|
Lesões nos ombros e lesões dorso-lombares
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6 pontos
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2.1
|
Manuseamento de cargas
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5 pontos
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2.2
|
Dois dos seguintes:
- Procurar sempre a ajuda de assistentes quando
necessário;
- posicionar-se
o mais perto possível do doente, colocando o joelho na cama deste, se
necessário;
- explicar o procedimento ao doente
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10 pontos
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2.3
|
Flexão dos joelhos; aproximar o corpo do peso a ser
levantado; deslocar o peso do corpo de acordo com o movimento que está a
executar.
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9 pontos
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2.4
|
4 dos seguintes:
Barra de trapézio
Cinto ergonómico
Prancha
Elevadores
Lençol deslizante
Discos rotativos
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8 pontos
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2.5.1
|
Nas prateleiras junto ao chão
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3 pontos
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2.5.2
|
Nas prateleiras do meio
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3 pontos
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2.5.3
|
Nas prateleiras mais altas
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3 pontos
|
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2.5.4
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As mais pesadas e menos usadas ,
ficando no fundo da estante, dão mais estabilidade à mesma e nunca devem
ficar nas últimas prateleiras, pois, ao contrário das mais leves, se houver
azar de caírem ao serem retiradas podem causar acidente de trabalho. As mais
utilizadas ao serem colocadas no meio da prateleira não exigem esforço a
levantá-las nem a coloca-las nas
prateleiras do fundo.
|
10 pontos
|
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3.1-
|
Exercícios ativos de amplitude de movimentos- o
utente faz os exercícios com a orientação ou não do cuidador
Exercícios passivos de amplitude de movimentos- o
cuidador movimenta as articulações do utente
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8 pontos
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3.2
|
Permite avaliar diariamente o doente e melhorar a
mobilidade articular do mesmo.
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5 pontos
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3.3
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Remoção de obstáculos, chão limpo e seco e
estabelecer pontos de descanso para o utente.
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9 pontos
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4.1
|
3 dos seguintes: muletas, canadianas, bengalas,
pirâmides e andarilhos
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9 pontos
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4.2
|
Muletas ou canadianas
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8 pontos
|
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4.3
|
A- A
marcha com quatro pontos de apoio é usada para dar estabilidade ao utente,
mas requer que o peso do corpo seja apoiado por ambos os membros inferiores
B-Marcha
com 3 pontos de apoio- O membro inferior afetado não toca no chão durante a
primeira fase da marcha
c-A
marcha com dois pontos de apoio requer, pelo menos o apoio parcial do corpo
sobre cada pé. O doente movimenta a muleta e o membro inferior oposto ao
mesmo tempo
|
12 pontos
|
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4.4
|
Pontas de borracha antiderrapantes que devem estar sempre secas e em
bom estado
Altura dos apoios adequada ao utente
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8 pontos
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5.1
|
2- encosto 3-travão 4-assento
6-pedal 3-apoio de braços 1- pega
10- aro 11 rodas de
trânsito
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4 pontos
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5.2
|
Por exemplo: Doentes
tetraplégicos: doentes com um AVC num dos lados; doentes com os membros lesionados
|
6 pontos
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6.1
|
Por exemplo: calcanhares, nádegas, nuca ou cotovelo
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6 pontos
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6.2-
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Dor; comichão; rubor; desconforto
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8 pontos
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6.3
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3 das seguintes
Posicionamento correto; mudança frequente de decúbitos; higiene
adequada; alimentação adequada;, camas articuladas; mobilização passiva e/ou
ativa; cuidados .1 a roupa; uso de material anti-escaras
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9 pontos
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6.4.1
|
B
|
5 pontos
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6.4.2
|
O osso e o colchão
|
8 pontos
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7-
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A- Decúbito
lateral direito; B decúbito ventral ou prono
|
6 pontos
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7.1
|
Almofadas, rolos, camas articuladas…
|
4 pontos
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