Sumario: Limpeza e higienizar de instalações/superfícies no poste mortem e de instalações/superfícies em unidades especificas: UCI, bloco operatório e unidades de isolamento;
Realização de uma ficha de trabalho sobre o assunto supracitado.
A professora iniciou a aula com a abertura da lição e de seguida ditou o sumário aos alunos.
Durante a distribuição da ficha de trabalho a professora ia explicando o que esta continha dando alguns exemplos de como é feita a higienização terminal numa unidade de cuidados de saúde. De seguida, passou a dar uma explicação mais aprofundada e com o auxilio da ficha de trabalho, de como é realizada a higienizarão de um quarto com limpeza terminal.
Após a explicação da professora, os alunos organizaram-se em grupos e iniciaram a realização da ficha de trabalho.
ESCOLA SECUNDÁRIA AFONSO LOPES VIERIRA
CURSO
PROFISSIONAL DE TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE
Higiene Segurança e Cuidados Gerais
Ano Letivo: 2012/13
M4: Prevenção e
controlo da infeção na higienização de roupas, espaços, materiais e equipamentos
A
limpeza e higienização de instalações/ superfícies no post mortem
A limpeza e
higienização de instalações/ superfícies em unidades/ serviços específicos: cuidados
intensivos, bloco operatório, unidades de isolamento.
Lê o texto com atenção e responde às questões
apresentadas no final.
A limpeza e
higienização de instalações/ superfícies no post mortem consiste sempre numa limpeza terminal
Nas
áreas críticas e semicríticas, a limpeza é sempre húmida e deve ser realizada
utilizando pano húmido e rodo ou esfregão do MOP. Varrer com vassouras é
proibida, pois levanta pó e bactérias que estão depositadas no piso. A
higienização destas áreas deve ser realizada cuidadosamente, devido à gravidade
do estado do paciente.
.
Nas Salas Cirúrgicas, a limpeza terminal deve ser realizada ao término da
programação cirúrgica diária; nos finais de semana, impreterivelmente, todo o
Centro Cirúrgico deve ser lavado de forma rigorosa.
Deve-se
realizar higienização (desinfecção e/ou limpeza) no leito, quando possível, e
sempre na ADMISSÃO e após ALTA ou ÓBITO.
A-
COMO
PROCEDER NAS SALAS CIRÚRGICAS/bloco operatório
1·
Recolher todo RESÍDUO INFETANTE;
2·
Desinfetar prontamente com SOLUÇÃO DESINFETANTE as áreas com matéria orgânica
do paciente (mesa cirúrgica, piso, foco de luz e demais superfícies atingidas),
antes de secarem.
3.
Descontaminação e/ou Desinfecção
O
BALDE AZUL BALDE VERMELHO, ambos devem conter desinfetante.
B-
NAS UNIDADE DE CUIDADOS INTENSIVOS – UCI e NAS
UNIDADES DE TRATAMENTO DE QUEIMADOS – UTQ
A
higienização destas áreas deve ser realizada cuidadosamente, devido à gravidade
do estado do paciente.
É
importante ressaltar que os filtros dos aparelhos de ar-condicionado
provenientes de sala de isolamento, quando descartados, devem ser considerados
como resíduos infetantes.
C-
COMO
PROCEDER NAS UNIDADES DE ISOLAMENTO
A
desinfecção de superfícies das unidades de isolamento deve ser realizada após a
sua limpeza. Os desinfetantes com potencial para desinfecção de superfícies incluem
aqueles à base de cloro, álcoois, alguns fenóis e alguns iodóforos e o
quaternário de amônio. Sabe-se que o vírus da influenza sazonal é inativado
pelo álcool a 70% e pelo cloro. Portanto, preconiza-se a limpeza das
superfícies do isolamento com detergente neutro seguida da desinfecção com uma
destas soluções desinfetantes.
No
caso da superfície apresentar matéria orgânica visível deve-se inicialmente
proceder à retirada do excesso com papel/tecido absorvente e posteriormente
realizar a limpeza e desinfecção desta. Ressalta-se a necessidade da adoção das
medidas de precaução.
No processamento da roupa não é preciso adotar
um ciclo de lavagem especial para as roupas provenientes desses pacientes,
podendo ser seguido o mesmo processo estabelecido para as roupas provenientes
de outros pacientes em geral. Ressaltam-se as seguintes orientações:
•
Na retirada da roupa suja deve haver o mínimo de agitação e manuseio,
observando-se as medidas de precauções descritas anteriormente
•
Roupas provenientes do isolamento não devem ser transportadas através de tubos
de queda.
•
Devido ao risco de promover partículas em suspensão e contaminação do
trabalhador não é recomendada a manipulação, separação ou classificação de
roupas sujas provenientes do isolamento. As mesmas devem ser colocadas diretamente
na máquina de lavar.
•
O quarto, enfermaria e área de isolamento deve ter a entrada sinalizada com
alerta referindo isolamento a fim de evitar a passagem de pacientes e
visitantes de outras áreas ou de profissionais que estejam trabalhando noutros
locais do hospital. O acesso deve ser restrito aos profissionais envolvidos na
assistência;
•
Também deve estar sinalizado quanto às medidas de precaução (gotículas e
padrão) a serem adotadas;
•
Imediatamente antes da entrada do quarto, enfermaria e área de isolamento
devem
ser disponibilizadas:
•.
Condições param higienização das mãos: dispensador de preparação alcoólica (gel
ou solução a 70%), lavatório/pia com dispensador de sabonete líquido, suporte
para papel toalha, papel toalha, caixote de lixo com tampa e abertura sem
contato manual;
•Equipamentos
de proteção individual (EPI);
•
Mobiliário para guarda de EPI.
É importante ressaltar que os filtros dos
aparelhos de ar-condicionado provenientes de sala de isolamento, quando
descartados, devem ser considerados como resíduos infetantes
HIGIENIZAÇÃO
DE LEITOS E BERÇOS
COMO
PROCEDER:
· Promover a
higienização (desinfecção e/ou limpeza) do colchão e das partes metálicas dos
leitos e berços;
· Enxaguar e secar
as superfícies;
· Desinfetar o
colchão com três fricções de álcool a 70%.
ATENÇÃO: As rodas das macas/leitos
também devem ser higienizados.
A
limpeza terminal é feita com mais assiduidade nas unidades mencionadas
A
seguir descreve-se a sequência de uma limpeza terminal
Materiais:
Técnica: Os
procedimentos devem ser executados na seguinte sequência:
I. Preparativos:
1)
Reunir todo material necessário em carrinho de limpeza;
2)
Colocar o carrinho ao lado da porta de entrada do ambiente, sempre do lado de
fora;
3)
Lavar as mãos, calçar as luvas e demais EPI’S apropriados para a realização da
higienização;
4)
Efetuar, quando preciso, a desinfecção localizada do piso, a desinfecção
localizada do piso e/ou paredes
5)
Fechar com dois nós os sacos de resíduos (lixo), recolhê-los e depositá-los no
saco maior do carrinho de limpeza;
6)
Realizar a remoção de migalhas, papéis, cabelos e outros resíduos presentes;
7)
Desconectar todos os equipamentos das tomadas elétricas, com exceção do
frigorífico de vacinas e equipamentos eletrónicos, p. ex. computadores e
terminais
8)
Encher os baldes pela metade, um com solução de detergente e outro com água
limpa, trocando ou repondo esses líquidos sempre que estiverem sujos.
II. Teto:
9)
Afastar os móveis das paredes e executar a limpeza do teto com rodo envolvido
em pano humedecido com solução de detergente e depois com água limpa. Os
candeeiros de iluminação devem ser limpas mensalmente por dentro e por fora,
usando também pano embebido em solução de detergente e, em seguida, passando
pano humedecido em água limpa;
III. Paredes,
janelas (incluindo vidros) e portas:
10)
Observar a presença de manchas e removê-las com esponja ou pano humedecido com
solução de detergente, através de movimentos verticais, de cima para baixo;
11)
Higienizar toda a superfície das paredes pintadas, com rodo envolvido em pano humedecido
com solução de detergente, repetindo a operação com água limpa para retirar os
resíduos do detergente.
12)
Lavar os azulejos, juntas, portas, janelas, parapeitos, visores e maçanetas
das portas com o uso de esponja e pano embebido com solução detergente e depois
com água limpa, secando-os a seguir.
13)
Limpar interruptores, tomadas e exaustores com um pano macio ligeiramente
embebido em solução de detergente, passando em seguida o pano levemente humedecido
com água limpa e enxugando com pano limpo e seco. Não usar detergente, álcool
ou água diretamente sobre a frente plástica destes dispositivos;
14)
Executar a limpeza semanal da frente plástica, da parte aparente do gabinete e
do filtro do aparelho de ar condicionado, cumprindo os procedimentos próprios
IV. Mobiliário e
Equipamentos:
15)
Proceder a prévia desocupação da parte interna do mobiliário (em caso de medicamentos,
antisséticos, soros e produtos para saúde, solicitar ao pessoal de enfermagem
que os retire e higienize);
16)
Limpar a parte interna do móvel com um pano ou esponja humedecidos com solução
de detergente, sempre com movimentos únicos de trás para frente;
17) Retirar os resíduos do detergente com pano
humedecido com água limpa;
18)
Enxugar com pano limpo e seco;
19)
Friccionar as superfícies internas com compressa ou pano humedecido com álcool
a 70%;
20)
Aplicar a técnica na higienização das superfícies do mobiliário (ver 21),
aplicando movimentos de cima para baixo nas laterais;
21)
Aplicar a técnica na higienização dos equipamentos, incluindo os telefones;
1)
Passar o pano ou compressa sempre limpo, humedecido com álcool a 70%, friccionando
as superfícies;
2)
Caso os mobiliários e equipamentos apresentem-se sujos, deve-se passar o pano
com detergente, enxaguar com o pano umedecido com água limpa e secar antes de
friccionar as superfícies com álcool a 70%.
22)
Recolocar o mobiliário ao local apropriado;
V. Piso:
23)
Proceder à lavagem com solução detergente, friccionando-o com vassoura de
nylon, ou com fibra sintética, ou preferencialmente com máquina lavadora,
enxaguando e secando sucessivamente;
VI. Instalações
sanitárias:
24)
Realizar a lavagem do WC com solução de detergente e enxaguamento com água
limpa, iniciando pelo teto, pia e acessórios, box, paredes, vaso sanitário e,
por fim, o piso;
25)
Limpar o teto com pano humedecido, envolvido no rodo;
26)
Lavar inicialmente a pia usando a esponja dupla-face ou esponja de aço, não
esquecendo as áreas em volta das torneiras e os encanamentos sob o lavatório;
27)
Lavar os acessórios (suportes para toalha de banho, para sabonetes de uso no
banho e para papel higiénico) com o auxílio de esponja;
28)
Lavar a box e os azulejos, principalmente na parte inferior das paredes, onde
os azulejos e os juntos ficam mais impregnados por respingos de oleosidades da
pele e secreções do corpo;
29)
Lavar a sanita, na seguinte sequência: a) descarregar o autoclismo; b) lavar o
exterior da sanita e enxaguá-la, incluindo o assento; c) colocar um pouco de
detergente e esfregar o interior da sanita com a escova específica, inclusive a
área sob a borda; d) enxaguar toda a superfície exterior da sanita e o assento
e secar com pano limpo; e) Descarregar o autoclismo de novo
Observação: o hipoclorito
de sódio a 1% deve ser colocado no assento e no interior
da sanita na presença de fezes sanguinolentas
e quando usado por portadores de doenças infecto-contagiosas. Caso contrário,
poderá ser usado apenas a solução detergente e, ao final um desinfetante
desodorizante (opcional);
30)
Lavar o piso (esfregando) do fundo do recinto em direção à porta, enxaguar e
aplicar, no final, com auxílio de pano e rodo ou mop, uma camada fina de
desinfetante desodorizante (opcional).
VII. Desinfecção
de maçanetas e visores:
31)
Retirar as luvas, lavar as mãos e, por fim, desinfetar os visores e maçanetas
das portas, friccionando suas superfícies com álcool a 70%;
VIII.
Finalização:
32)
Repor os produtos de higiene pessoal (sabão líquido, papel toalha e papel
higiênic
Atenção:
os recipientes do sabão líquido devem ser lavados internamente pelo menos uma
vez por semana;
33)
Lavar em local próprio (DML) os materiais, utensílios e EPI’S utilizados, antes
de reutilizá-los
Responda às seguintes questões:
1- Indique quando deve ser feita a limpeza terminal
R: A limpeza terminal deve ser realizada sempre que um paciente tem alta, é transferido ou morre e em algumas instalações específicas como nas salas cirúrgicas a limpeza terminal deve ser realizada no término da programação cirúrgica diária e nos finais de semana, impreterivelmente, todo o Centro Cirúrgico deve ser lavado de forma rigorosa.
A programação da limpeza terminal noutras instalações deve seguir o que a instituição definir.
2- Indique o material necessário para fazer uma limpeza terminal.
R:
Água e detergente
1 carrinho de limpeza com 2 baldes de cores diferentes (um para solução detergente e outro com água limpa
para enxaguamento.
2 panos de limpeza para mobiliários, acessórios e equipamentos (um para limpar, outro para secar);
2 panos de chão ou mops (um para limpar e outro para enxaguar e secar);
1 vassoura de nylon para lavagem do piso das instalações sanitárias;
1 rodo ou haste de mop;
1 escova específica para pia;
1 esponja dupla-face exclusiva para azulejos e pia;
1 escova específica para a limpeza do vaso sanitário, a qual deve permanecer permanentemente anexa ao mesmo;
1 recipiente com álcool a 70%;
1 escada.
sacos de lixo vazios (1 branco para resíduo infetante e 1 preto para resíduos comum
EPI (farda, luvas, gorro, avental, botas, máscara e óculos)
3- Ordene os seguintes locais de acordo com a sequência de procedimento de limpeza terminal de uma enfermaria.
a- Lavar em local próprio (DML) os materiais, utensílios e EPI’S utilizados.
b- Lavar o exterior da sanita e enxaguá-la, incluindo o assento
c- Limpar o teto com pano humedecido, envolvido no rodo
d- Passar o pano ou compressa sempre limpo, humedecido com álcool a 70%, friccionando as superfícies da mesa de apoio á refeição
e- Desinfetar os visores e maçanetas das portas, friccionando suas superfícies com álcool a 70%;
f- Limpar a parte interna do móvel com um pano ou esponja humedecidos com solução de detergente, sempre com movimentos únicos de trás para frente
g- Realizar a lavagem do teto do WC com solução de detergente e enxaguamento com água limpa.
h- Desinfetar o colchão do leito
i- Desinfetar as pernas do leito
j- Encher os baldes pela metade, um com solução de detergente e outro com água limpa
k- )
l- Fechar com dois nós os sacos de resíduos (lixo), recolhê-los e depositá-los no saco maior do carrinho de limpeza;
m- Recolocar o mobiliário ao local apropriado.
n- Fazer a cama com roupa limpa
o- Lavar a box e os azulejos, principalmente na parte inferior das paredes.
p- Proceder à lavagem com solução detergente, friccionando-o com vassoura de nylon, ou com fibra sintética, ou preferencialmente com máquina lavadora, enxaguando e secando sucessivamente, começando na parte mais afastada da porta.
q- Limpar a parte interna da mesinha de cabeceira com um pano ou esponja humedecidos com solução de detergente, sempre com movimentos únicos de trás para frente.
r- Proceder a prévia desocupação da parte interna do mobiliário.
s- Repor sabão líquido, papel toalha e papel higiénico.
t- Reunir todo material necessário em carrinho de limpeza.
u- Retirar os resíduos do detergente de dentro da mesinha de cabeceira com pano humedecido com água limpa.
v- Recolher a roupa usada das camas se ainda não tiver sido feito.
R: A ordenação dos passos é a seguinte: t v l j c r f q u d h i n m p g o b e s a
Após os alunos terem concluído a ficha de trabalho, foi entregue à professora de todos os grupos uu ma só folha devidamente identificada com a respostas às questões da ficha.
Para finalizar a aula a professora passou um video sobre a higienização terminal do leito/cama, onde podemos ver como é efectuada a limpeza tendo em atenção os cuidados ergonómicos que o técnico auxiliar de saúde deve ter em conta. Ainda no video, são demonstrados os passos que devemos realizar na limpeza do leito como:
1º - Higienizar a cabeceira, com movimentos de cima para baixo
A lavagem e a secagem devem ser realizadas com panos diferente.
2º - Ensaboar o colchão e passar com o pano molhado e logo de seguida passar com o pano seco.
Sem comentários:
Enviar um comentário