Relatório Nº57
Lição nº109 e 110
1/02/2013
Sumário: Sistematização
dos conteúdos a incluir na prova sumativa
Conclusão do estudo da
rotulagem e armazenagem de substâncias perigosas
Medidas de prevenção e atuação no
âmbito de S.H.S.T.: planos de Emergência
Nesta
aula a professora começou por rever os pontos essenciais para estudarmos para o
teste a realizar na aula seguinte. A professora referiu alguns conceitos que
temos que saber tais como:
·
Perigo ¹Risco
·
Higiene, Segurança e trabalho
·
Doenças profissionais
·
Etc…
De seguida a
professora terminou de nos apresentar o power point iniciado na aula anterior que
falava: sobre o que devem conter as fichas de segurança de um produto
(figura1); das medidas de proteção e prevenção (figura 2); das regras de
armazenamento(Figura 3) e dos primeiros socorros a prestar em caso de entrar em
contacto com a pele, inalação, ingestão e contacto com os olhos (Figura 4).
|
Figura 1 Ficha
de Segurança de um Produto
|
|
Figura 2 Medidas
de Proteção e Prevenção
|
|
Figura 3 Regras
de Armazenamento de um produto
|
|
Figura 4 Primeiros
Socorros a prestar em casos diferentes
Falámos sobre o que é um plano de evacuação para que
serve, quais as razões que levam a que
se faça um plano de evacuação, que aspetos temos de ter em conta para realizar
um plano de emergência.
De seguida
falámos sobre o trabalho que teremos de realizar em grupo no dia 6/2/2013 que
consiste em identificar os locais de risco na escola, visto que
teremos de saber interpretar e cumprir um plano de evacuação nos nossos locais
de trabalho.
No trabalho
teremos de sinalizar nas plantas do
edifício atribuído a cada grupo :
·
extintores
·
mangueiras com ampulhetas
·
quadros elétricos
·
outra sinaléticas de incêndios(mantas)
·
as salas de aula , anexos e outros espaços
específicos
Teremos ainda de localizaras fontes de energia nos
espaços exteriores e identificar outras fontes de risco nesses espaços e
recolher dados sobre os aspetos físicos e humanos da instituição:
Instituição:
Tipo
de Estabelecimento
Grau
de Ensino Lecionado
Horário
Limite de ocupação
Nº de
Professores
|
|
Nº de
funcionários
|
|
Nº de
Alunos
|
|
Nº de
Turmas
|
|
O final a
professora fez-nos uma visita guiada ao bloco onde estávamos a ter aula, para
observarmos o plano de emergência e o material de segurança de incêndio
existente no bloco.
Conclusão. Conseguimos cumprir
o que estava previsto. A aula foi esclarecedora, a meu ver, acerca de Planos de
Emergência e trabalhos de Grupo.
Diana Cachola Nº11
1ºAS
|
Sem comentários:
Enviar um comentário