Licão
69 e 70
04/12/2014
Sumário: Entrega e correção do teste.
Auto e hétero avaliação.
Início do módulo 5.
Objetivos e conteúdos.
A aula foi iniciada pela entrega e correção da ficha de
avaliação.
Curso
Profissional Técnico Auxiliar de Saúde
Higiene, Segurança e Cuidados Gerais –
11.ºano Prof._______
|
Nome:
_____________________________________________________ Nº_____
Classificação_________________
|
Lê com atenção todas as questões antes de
responderes!
1.
Define
os seguintes conceitos utilizando as letras representativas para classificares
as definições a seguir indicadas.(20)
A- Desinfetante
B- Hospedeiro
C- Matéria
Orgânica
D- Desinfeção
|
E- Infeção
F- Contaminação
G- Descontaminação
H- Agentes
Infeciosos
|
I-
Contágio
L- Limpeza
|
Definições:
- É a remoção de todo material estranho
(sujidade, matéria orgânica) de objetos ou superfícies. L
- Processo que elimina microrganismos
patogénicos em objetos inanimados com a exceção de esporos bacterianos. D
- É o
tratamento dado ao material/equipamento/superfícies para tornar seguro o seu
manuseamento. G
- É um agente químico capaz de destruir os
microrganismos nos objetos inanimados (matérias, equipamentos ou superfícies),
ou reduzi-los para níveis não prejudiciais á saúde. A
- É a
presença de microrganismos nos tecidos ou fluidos do organismo com replicação e
efeitos clínicos adversos. E
- São seres microscópios que não são visíveis a
olho nu (bactérias, vírus, fungos, etc). H
- Homem ou animal que ofereça, em condições
naturais, condições para alojar um agente infecioso. B
- Transferência do agente infecioso para um
organismo, objeto ou substância. F
- Transmissão do agente infecioso de um doente
ou portador para outro indivíduo. I
- São secreções ou excreções do organismo
(sangue, fezes, urina, etc.). C
2.
A frequência da limpeza varia de acordo com as áreas do hospital. Da mesma
maneira que os artigos e materiais, as áreas hospitalares também foram
classificadas de acordo com os riscos de infeção que possam oferecer aos
pacientes.
2.1
Identifica
o tipo de área a que respeita cada um dos seguintes textos:(6)
-
São as áreas de maior risco para a aquisição de infeções, devido a presença de
pacientes mais suscetíveis ou pelo número de procedimentos invasivos
realizados; são também considerados como críticos os locais onde os
profissionais manipulam constantemente materiais com alta carga infetante_____Críticas________
-
São todas as áreas não ocupadas por pacientes_______Não
Críticas__________
-São
as áreas ocupadas por pacientes que não necessitam de cuidados intensivos ou de
isolamento____Semi Críticas______
2.2 .Classifica
cada uma das áreas hospitalares a seguir de acordo com o risco de infeção,
utilizando a 1ª letra de cada terminologia de classificação usual para o
fazer.(18)
o Vestiários_NC_
o UTI _C_
o;Anfiteatros_N_
o salas
cirúrgicas__C_
o Bancos de sangue_C_
o Unidades de Hemodiálise_C_
|
o Unidades
de isolamento_C_
o Corredores_S__
o Elevadores_S_
o Armazém_N_
o .Laboratório_C_
o CME_C_
|
oAmbulatórios_S_
oCopa e Cozinha_S_
oÁrea suja da lavandaria
hospitalar_C_
oBerçário_C_
oÁrea limpa da lavandaria
hospitalar_S_
oÁreas administrativas do
hospital_N_
|
3- Faz corresponder uma medida das a seguir indicadas a cada uma das
situações da tabela a seguir: (Escreve
a letra adequada em cada célula da tabela.(10)
Medidas:
a-
Lavagem de mãos (medida fundamental)
b-
Utilização de luvas (descartáveis)
c-
Utilização
de batas/aventais: (Medida de barreira física)
d-
Utilização de máscara: (Máscara cirúrgica
descartável)
e-
Limpeza e desinfeção de equipamentos/superfícies:
(Medida Obrigatória!)
·
Na possibilidade de contato com sangue ou
fluidos corporais, pele não integra, mucosas ou superfícies contaminadas;
·
Trocar antes e após cada procedimento no
paciente;
·
|
·
Utilizar corretamente vestida durante a
execução de cada exame a um paciente;
·
Tirar sempre que se saia do serviço;
·
Utilizar os descartáveis, sempre que existir a
possibilidade de sujar ou contaminar as roupas e a pele com respingos de
sangue, fluídos e secreções;
· Devem ser desprezados após o uso imediato
c |
|
·
Antes e após contato com paciente e entre
diferentes pacientes;
·
Após contato com material biológico;
·Após retirar luvas;
· Após uso sanitário; a |
·
Utilizar em caso de exposição a salpicos ou
aerossóis de material biológico;
• Durante a execução de exames a pacientes
• Desprezar a máscara após uso;
contaminantes; d
|
|
·
Antes e após utilizar o equipamento para a
realização de um exame a qualquer;
· Ao fim de cada turno;
paciente; e
|
3.1 Identifica na imagem todos os EPI
visualizados.(6)
4. O processamento da roupa dos serviços de saúde abrange as seguintes
atividades.
Ordena as atividades de acordo com o seu acontecimento
no tempo.(8)
A. Separação, dobra,
embalagem da roupa limpa
B. Armazenamento,
transporte e distribuição da roupa limpa
C. Retirada da roupa suja
da unidade geradora e seu acondicionamento
D. Centrifugação
E. Secagem, calandragem ou
prensagem ou passagem da roupa limpa
F. Recolha e transporte da
roupa suja até a unidade de processamento
G. Recebimento, pesagem,
separação e classificação da roupa suja
H. Processo de lavagem da
roupa suja
R: C,
F, G, H, D, E, A, B
5. Sendo a UCI um local onde o risco de ocorrência de
infeções cruzadas é bastante grande, é
de extrema importância que sejam cumpridas algumas regras relativamente a este
aspeto:
5.1.Seleciona a opção incorreta.(5)
a)
Não
utilizar pulseiras, anéis ou objetos de adorno nas mãos.
b)
Lavar
sempre as mãos no inicio de cada turno, antes e depois de ir comer, antes e depois
de ir à casa de banho.
c)
Lavar
sempre as mãos ou desinfetá-las com solução alcoólica, quando transita de doente para doente.
d) O
uso de luvas torna desnecessária a
lavagem das mãos.
5.2- Seleciona a opção incorreta.(5)
a)
O
fardamento próprio da unidade não deve ser utilizado quando se desloca ao
exterior.
b) É fundamental a utilização de
material de proteção universal (luvas, máscara, batas ),que deve ser usado de forma
correcta e trocado no final do dia ou quando o protocolo o exige.
c) É proibido o uso de telemóveis
na unidade.
d) Quando um doente se encontra em
isolamento o lixo feito pelo doente, desde que não contaminado com sangue,
deverá ser colocado o balde com saco de cor preta.
5.3 Todos
os funcionários deverão ter uma atenção redobrada para o facto de existir um
perigo associado ao ato de se desligarem quaisquer tipo de equipamentos
elétricos da corrente elétrica. Assim durante a limpeza deve-se.(Seleciona a opção correta)(5)
a)
. desligar todas as fichas das tomadas
b)
.desligar todas as fichas só deixar as dos
computadores para não se perderem dados
c) .não desligar as fichas das tomadas do equipamento médico,
nomeadamente monitores cardíacos, ventiladores, seringas infusoras, bombas
perfusoras, camas elétricas, sistemas de oxigénio e ar respirável.
d) .desligar as fichas uma a uma conforme se vai limpando
o equipamento
5.4 Nas unidades de cuidados intensivos há
material com restos de matéria orgânica, secreções, etc. que não vai à esterilização mas que carece de
desinfeção. Este tipo de material …
a)
Pode
ser imediatamente desinfetado.
b) Deve ser passado por água
corrente antes de ser desinfetado.
c) Deve ser feita limpeza com água corrente e
detergente antes de ser desinfetado.
d) Deve ser desinfetado e de
seguida lavado. (Seleciona
a alternativa correta)(5)
5.5 A desinfecção deve ser sempre precedida pela
limpeza com cumprimento das seguintes etapas que estão desordenadas:(ordena-as pela ordem em que devem ser
feitas)(5)
a.
enxaguamento
b. lavagem
c. secagem
d. limpeza húmida
e.
desinfeção
R: d, b, a, c, e
5.6 .Algum
material utilizado na UCI está a seguir
indicado bem como o processo de desinfeção.
- Pinça de Maguill
– mergulhar em álcool a 70 % durante 15’
.
- Lâmina de laringoscópio
- mergulhar em álcool a 70 «% durante 15’
- Nebulizador do
ventilador – colocar dentro álcool a 70 % durante 15’
- Máscara de
ventilação não invasiva – desmontar e mergulhar em álcool a 70%
durante 15 minutos
- Transdutor de
pressões do ventilador - mergulhar em álcool a 70 / durante 1 hora
5.6.1 Há vários fatores que
influenciam a eficácia de um desinfetante.
Identifica dois fatores que podem influenciar a sua
eficácia e que se podem deduzir dos exemplos abaixo.(8)
R: Concentração
do desinfectante e tempo de atuação do desinfetante
5.6.2 indica o desinfetante referido no
texto.(5)
R:Álcool a 70%
5 .7 Hoje em dia há produtos com dupla propriedade de
limpeza e desinfecção.
Completa adequadamente o seguinte texto:(8)
Geralmente os produtos com dupla
propriedade de limpeza e desinfecção têm um maior poder desinfetante mas menor poder de
limpeza, não devendo ser usados em superfícies que estejam muito sujas. Em
geral estes produtos não necessitam de secagem depois de utilizados, pois evaporam com facilidade.
5.8- Se para
desinfetares o material atrás referido necessitasses de fazer 5 litros dessa
solução a partir de álcool puro (100 %), Indica
que volume de álcool puro precisarias. Apresenta os cálculos (10)
R: C₁xV₁=C₂xV₂
100%xV₁=70%x5 (=) 100V₁=350 (=)
V₁=350/100 (=) V₁= 35/10 (=) V₁=3,5 l
6. A limpeza
é feita apenas com água e sabão usando-se, inicialmente, o pano húmido, para
recolhimento de resíduos As regras básicas encontram-se a seguir embora algumas
contenham erros. . Classifica as
regras a seguir indicadas de falsas(F) ou verdadeiras(V) de acordo com o que
aprendeu.(14)
a) Tetos:
utilizar uma direção única, iniciando do fundo da sala para a saída; V
b) Paredes:
de baixo para cima; F
c) Piso de
enfermarias, quartos e salas: limpar em sentido único, evitando o vaivém, iniciando
do fundo para a porta de saída; V
d) Piso de
corredores, escadas e hall: sinalizar a área, dividindo-a em 2 faixas ,impossibilitando a passagem nos dois lados; F
e) Usar
sempre dois baldes: um com água e sabão e o outro com água e sabão líquido;
f) Ao
proceder à limpeza evitar derramar água no chão; V
g) Usar
sempre panos limpos, evitando trocá-los para não juntar muito material para
lavar. F
h) Usar sempre
panos diferenciados para móveis, paredes, chão, pias e vasos sanitários; V
i)
Manter as
superfícies hospitalares sempre limpas e secas
cuidado que não é tão importante nos equipamentos de limpeza; F
j)
Comunicar à chefia imediata sempre que houver
estragos nos móveis e equipamentos; V
k) Zelar pela
manutenção dos móveis e equipamentos; V
l)
Usar Equipamentos de Proteção Individual: luvas
de borracha grossas e longas, botas de borracha, avental e impermeável, quando
necessário; V
m) Varrer bem
as superfícies, evitando assim o acúmulo
de pó e microrganismos; F
n) Utilizar
luvas de borracha de cores diferenciadas para a limpeza, por exemplo, de pisos
e banheiros / camas, berços e bancadas; V
o)
Colocar panos e ou tapetes nas portas dos
ambientes do hospital. F
7- No que diz respeito à limpeza da unidade do utente deve-se:( Ordena
corretamente os procedimentos apresentados)(11)
a) Proceder a
limpeza do chão com água e sabão usando a técnica do pano húmido.
b) Passar um
pano húmido no colchão, embebido em água pura duas vezes ou mais, se
necessário, para retirar todo o sabão;
c) Utilizar álcool a 70%
nos equipamentos, bancadas,
superfícies metálicas, etc.
d) Recolher
das mesas, bancadas, etc., todo material a ser desprezado e coloca-lo no balde
do lixo.
e) Preparar
dois baldes, um com água e sabão e outro apenas com água;
f) Elevar os
pés e cabeceira da cama fazendo a limpeza da parte que fica sob o estrado
g) Calçar
luvas;
h) Embeber o
pano em água e sabão e fazer a limpeza de toda a superfície do colchão,
i)
Limpar o suporte
de soro, mesa de cabeceira, cadeira, escadinha e mesa de alimentação;
j)
Recolher o lixo
doa caixotes.
k)
Recarregar ,
toalhetes das mão, sabão líquido e solução de álcool nos doseadores.
R: e, g, d, j, h, b, f, i, c,a,k
7.1 Enumere
os móveis/ equipamentos que fazem parte duma unidade do utente.(7)
R: Cama, mesa
de cabeceira, suporte para soro, mesa de alimentação
7.2 As vantagens/finalidades de
usar um carro funcional para a limpezas são: (escolha a opção incorreta)
(5)
a. Evita a troca de água do balde de água limpa.
b.
As operações de limpeza ficam mais práticas pois
contém todo material necessário p/ higienizar.
c.
A ausência do carro dobra o tempo da tarefa
realizada.
d.
Exige menor esforço do profissional / prevenção
de problemas posturais.
7.3. Na
lavagem: Seleciona a opção incorreta:(5)
a.
Sempre que apresentar sujidade, trocar a solução
de detergente neutro do Balde Azul, assim como a água do Balde Vermelho;
b.
Ter pano de limpeza de piso exclusivo para áreas
críticas/semicríticas e não críticas;
c.
Manter os panos ou o esfregão do MOP já
utilizados, em sacos plásticos fechados até à lavagem terminal dos mesmos.
d. Caso sobre água com detergente no balde azul
reservá-lo para o dia seguinte para outra limpeza.
7.4 Os filtros dos aparelhos de ar condicionado
devem ser higienizados periodicamente, como indicado a seguir: (Ordena o procedimento)(6)
a.
Enxaguá-los em ÁGUA CORRENTE;
b.
Retirar os filtros;
c.
Lavá-los com SOLUÇÃO DE DETERGENTE NEUTRO;
d.
Colocá-los em imersão em SOLUÇÃO DE HIPOCLORITO
DE SÓDIO A 1%
durante 30 minutos;
e.
Recolocá-los no aparelho de ar condicionado.
f.
Enxaguá-los e deixar escorrer;
R: b, c, a, d, g, f
7.5 Completa
adequadamente a seguinte frase (6)
É
importante ressaltar que os filtros dos aparelhos de ar-condicionado provenientes
de sala de isolamento, quando estragados, devem ser considerados como resíduos perigosos
e colocados saco plástico na cor branco.
8. Classifique como verdadeira (V) ou
falsa(F) as afirmações a seguir indicadas(8)
a.
É desejável que o transporte da roupa limpa e
suja seja efetuado em carros separados. V
b. O
trabalhador que realiza o transporte de roupa suja deve utilizar equipamento de
proteção individual no momento do recolhimento da roupa. V
c. O
trabalhador que realiza o transporte de roupa suja ao abrir portas ou apertar
botão de elevador deve fazê-lo sem luva. V
e. A
roupa limpa deve ser manuseada somente quando necessário e com prévia
higienização das mãos. V
f.
Ao manipular roupa suja proveniente de unidade
de isolamento, tem que se proceder à sua separação e classificação na área
suja, antes de ser colocada na máquina. F
g. A
roupa limpa pode ser transportada
manualmente, da lavandaria para as enfermarias, pois não há risco de
contaminação com microrganismos presente nas mãos ou roupas dos profissionais. F
h.
É necessário o banho com troca de roupa, ao
término do trabalho, para todos os trabalhadores da sala de tratamento das roupas limpas. F
8.1
Explique
a importância da existência de uma
barreira de separação entre a área suja e a área limpa de uma lavandaria hospitalar.(8)
A
área suja é o local onde chega a roupa contaminada de todo o hospital, por isso
deve haver uma barreira física, que separe esta área da área limpa, para não
contaminar a roupa lavada.
9. A seguir enumeram-se, com base nas funções que são atribuíveis a técnicos auxiliares de saúde, as principais atividades que deverão desenvolver, ao longo do turno da manhã, numa unidade de cuidados intensivos.
Assinala com um X aquelas em que o módulo
4 de HSCG te deu formação para o poderes
fazer com higiene e segurança.(6)
a) Receber
a “ passagem de turno “
b) Proceder
à preparação de três carros de higiene e limpeza de acordo com listagem de
material
previamente
existente. X
c) Transportar
ao laboratório produtos para análise .
d) Proceder
à entrega dos pedidos de exames radiológicos, no serviço de radiologia.
e) Levar
ao Serviço de Alimentação os pedidos de dietas para os doentes.
f) Transportar
à farmácia os pedidos de medicamentos inexistentes na UCI.
g) Colaborar
com os técnicos de radiologia na execução de Rx de rotina.
h) Colaborar
na prestação dos cuidados de higiene e conforto do utente, sob orientação do
enfermeiro responsável.
i)
Colaborar na administração de alimentos aos
doentes ( Pequeno Almoço e Almoço ).
j)
Fornecer e retirar urinóis e arrastadeiras,
sempre que forem solicitadas.
k) Efetuar
a limpeza dos diferentes sectores da UCI, de acordo com a Norma de Limpeza da
UCI. X
l)
Proceder à limpeza e desinfecção das unidades dos
doentes, de acordo com a Norma de
Limpeza da UCI. X
m) Mudar
as roupas das camas dos utentes diariamente ou sempre que necessário, sob
orientação do enfermeiro responsável. X
n) Preparar
o material a enviar à esterilização.
o) Efetuar
a reposição do material em cada unidade do doente, de acordo com listagem da
constituição da
unidade.
p) Colaborar
no transporte de doentes para execução de exames complementares de diagnóstico
ou para o Bloco
Operatório.
q) Efetuar
a troca do carro de medicação e trazer o material que tenha sido pedido aos
Serviços
Farmacêuticos.
r) Remover
os resíduos sólidos no final do turno ou sempre que necessário. X
s) Remover
sacos da roupa suja e proceder ao respetivo transporte para a desinfecção. X
t) Efetuar
a " passagem de turno ".
No fim da correção do teste, fizemos um balanço do módulo 4, e as respetivas notas que iríamos ter.
Iniciamos o módulo 5 e fizemos uma analise dos objetivos e conteúdos do mesmo.
Iniciamos o módulo 5 e fizemos uma analise dos objetivos e conteúdos do mesmo.
Escola Secundária Afonso Lopes
Vieira
Curso Profissional Técnico Auxiliar
de Saúde
Módulo 5:– Cuidados na higiene, conforto e eliminação
Carga Horária: 42 horas - Ano letivo 2013/14
|
Objetivos
• Reconhecer as necessidades humanas básicas:
higiene e conforto, alimentação, hidratação, eliminação fisiológica;
• Identificar os fatores de promoção e
inibição de conforto e desconforto;
• Identificar os aspetos referentes à
privacidade, intimidade, sexualidade da pessoa nos cuidados de higiene e
eliminação fisiológica;
• Aplicar técnicas de apoio à higiene e
conforto na cama ao utente que necessita de ajuda total, auxiliando o
Enfermeiro na prestação de cuidados de higiene e conforto;
•
Aplicar técnicas de apoio à eliminação, ao utente que necessita de ajuda
parcial, segundo orientação do enfermeiro, utilizando e manuseando
adequadamente os dispositivos indicados aos diferentes tipos de eliminação;
• Aplicar técnicas de apoio à eliminação, ao
utente que necessita ajuda total, auxiliando o enfermeiro na colocação dos
dispositivos indicados aos diferentes tipos de eliminação;
• Demonstrar interesse e disponibilidade na
interação com utentes;
• Manter autocontrolo em situações críticas e
de limite;
• Agir em função das orientações do
enfermeiro;
• Reconhecer o impacte das suas ações na
interação e bem-estar emocional de terceiros;
• Reconhecer a importância da sua atividade
para o trabalho de equipa multidisciplinar;
• Assumir uma atitude pró-ativa na melhoria
contínua da qualidade, no âmbito da sua ação profissional;
• Cumprir as normas de segurança, higiene e
saúde no trabalho, assim como preservar a sua apresentação pessoal;
• Agir de acordo com normas e/ou procedimentos
definidos no âmbito das suas atividades;
• Adequar a sua ação profissional a diferentes
públicos e culturas;
• Prever e antecipar riscos;
• Demonstrar segurança durante a execução das
suas tarefas;
• Revelar concentração na execução das suas tarefas;
• Reconhecer a importância de desenvolver as
suas atividades, promovendo a humanização do serviço;
• Revelar uma capacidade de alerta que permita
sinalizar situações ou contextos que exijam intervenção;
• Demonstrar compreensão, paciência e sensibilidade
na aplicação adequada de técnicas de higiene, conforto e mobilização do utente;
• Agir em função da capacidade de autonomia do
utente, valorizando pequenos progressos.
• Executar as tarefas que se integram no
âmbito de intervenção do Auxiliar de Saúde com orientação e supervisão de um
enfermeiro;
• Distinguir as tarefas que têm de ser
executadas sob supervisão direta do enfermeiro das que podem ser executadas
sozinho;
Conteúdos
1. Noções gerais sobre necessidades humanas
básicas
1.1. Necessidades humanas básicas ao longo do
ciclo de vida do indivíduo no contínuo saúde/doença
1.2. O contributo do Auxiliar de Saúde, na
equipa multidisciplinar, para a satisfação das necessidades humanas básicas do
utente: higiene e conforto; alimentação; hidratação e eliminação fisiológica
2. Cuidados de higiene e conforto a utentes
que necessitam de ajuda parcial ou total
2.1. A importância da higiene e do conforto
para a saúde do utente
2.2. Questões relativas à privacidade,
intimidade e sexualidade do utente - aspetos a ter em conta na interação
2.3. Os principais fatores ambientais
propiciadores de conforto/desconforto para o utente
2.4. Os principais fatores pessoais do utente
propiciadores de conforto/desconforto
2.5. A técnica do banho
2.5.1. Banho na cama
2.5.2. Banho no chuveiro/banheira
2.5.3. Banho na cadeira de banho assistido
2.5.4. Banho na maca banheira
2.6. Técnicas de substituição de roupas de
cama e macas ocupadas
2.7. Técnicas de vestir e despir o utente
2.8. Materiais e equipamentos de higiene e
conforto
2.9. Produtos de higiene e conforto:
características e aplicação
2.10. Outros cuidados básicos de higiene e
apresentação
2.10.1. Cabelo
2.10.2. Unhas
2.10.3. Barba
2.10.4. Higiene oral
2.11. A colaboração em cuidados de higiene a
utentes com sistemas de soros, drenagens,
tubagens e/ou outros dispositivos
3. A Eliminação
3.1. Cuidados a ter no antes e após a
eliminação
3.1.1. Condições ambientais e de privacidade
3.1.2. A limpeza e higiene parcial dos
genitais
3.2. Materiais e técnicas de apoio à eliminação
3.2.1. Colocação e remoção do urinol
3.2.1.1. Com a colaboração do utente
3.2.1.2. Auxiliando o enfermeiro
3.2.2. Colocação e remoção da arrastadeira
3.2.2.1. Com a colaboração do utente
3.2.2.2. Auxiliando o enfermeiro
3.2.3. Colocação e substituição de fraldas
3.2.3.1. Com a colaboração do utente
3.2.3.2. Auxiliando o enfermeiro
3.2.4. Transferência e posicionamento na
cadeira sanitária
3.2.4.1. Com a colaboração do utente
3.2.5. Esvaziamento dos sacos coletores de
urina com válvula
3.2.5.1. Cuidados de manuseamento
3.2.6. Outros dispositivos de apoio à
eliminação fisiológica - noções básicas: algalias,
sondas vesicais, sondas rectais, sacos de
urostomia, sacos de nefrostomia, sacos
de colostomia
4. Produtos de eliminação vesical e intestinal
4.1. Urina: características, alterações e
sinais de alerta
4.2. Fezes: características, alterações e
sinais de alerta
5. O âmbito de intervenção do/a Auxiliar de
Saúde
5.1. Tarefas a executar sob a supervisão direta
de um enfermeiro
5.2. Tarefas a executar sozinho/a, sob
orientação e supervisão de um enfermeiro
A aula correu bem, e demos tudo aquilo que estava previsto no sumário
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