2º As - 2014/15

2º As - 2014/15

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Relatório nº34_ 11º_2014/2015

Lições nº 67 e 68
Sumário: Prova de avaliação sumativa


Escola Secundária Afonso Lopes Vieira
Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde
Higiene, Segurança e Cuidados Gerais – 11.ºano Prof._______
Lescola  Ficha de  Avaliação – Módulo 4            Data _/__/__                             E. Ed._________________
Nome: _____________________________________________________    Nº_____   Classificação_________________
Lê com atenção todas as questões antes de responderes!
1.       Define os seguintes conceitos utilizando as letras representativas para classificares as definições a seguir indicadas.(20)
  
      A-      Desinfetante
   B-      Hospedeiro
C-      Matéria Orgânica
D-     Desinfeção
E-      Infeção
F-       Contaminação    
G-     Descontaminação
H-     Agentes Infeciosos

I-        Contágio
L-       Limpeza

Definições:
-  É a remoção de todo material estranho (sujidade, matéria orgânica) de objetos ou superfícies.
-  Processo que elimina microrganismos patogénicos em objetos inanimados com a exceção de esporos bacterianos.
-   É o tratamento dado ao material/equipamento/superfícies para tornar seguro o seu manuseamento.
-  É um agente químico capaz de destruir os microrganismos nos objetos inanimados (matérias, equipamentos ou superfícies), ou reduzi-los para níveis não prejudiciais á saúde.
- É a presença de microrganismos nos tecidos ou fluidos do organismo com replicação e efeitos clínicos adversos.
-  São seres microscópios que não são visíveis a olho nu (bactérias, vírus, fungos, etc).
-  Homem ou animal que ofereça, em condições naturais, condições para alojar um agente infecioso.
-  Transferência do agente infecioso para um organismo, objeto ou substância.
-  Transmissão do agente infecioso de um doente ou portador para outro indivíduo.
-  São secreções ou excreções do organismo (sangue, fezes, urina, etc.).
2. A frequência da limpeza varia de acordo com as áreas do hospital. Da mesma maneira que os artigos e materiais, as áreas hospitalares também foram classificadas de acordo com os riscos de infeção que possam oferecer aos pacientes.
2.1  Identifica o tipo de área a que respeita cada um dos seguintes textos:(6)
- São as áreas de maior risco para a aquisição de infeções, devido a presença de pacientes mais suscetíveis ou pelo número de procedimentos invasivos realizados; são também considerados como críticos os locais onde os profissionais manipulam constantemente materiais com alta carga infetante____________________________
- São todas as áreas não ocupadas por pacientes_________________________________
-São as áreas ocupadas por pacientes que não necessitam de cuidados intensivos ou de isolamento__________
2.2 .Classifica cada uma das áreas hospitalares a seguir de acordo com o risco de infeção, utilizando a 1ª letra de cada terminologia de classificação usual para o fazer.(18)
o Vestiários____
oUTI ______
o;Anfiteatros____
osalas cirúrgicas____
oBancos de sangue___
oUnidades de Hemodiálise__
o  Unidades de isolamento___
o  Corredores___
o  Elevadores___
o  Armazém___
o  .Laboratório___
o  CME__
oAmbulatórios_____
oCopa e Cozinha____
oÁrea suja da lavandaria hospitalar__
oBerçário___
oÁrea limpa da lavandaria hospitalar___
oÁreas administrativas do hospital___
3- Faz corresponder uma medida  das a seguir indicadas a cada uma das situações da tabela a seguir: (Escreve a letra adequada em cada célula da tabela.(10)
Medidas:
a-      Lavagem de mãos (medida fundamental)
b-      Utilização de luvas (descartáveis)
c-        Utilização de batas/aventais: (Medida de barreira física)
d-      Utilização de máscara: (Máscara cirúrgica descartável)
e-      Limpeza e desinfeção de equipamentos/superfícies: (Medida Obrigatória!)
· Na possibilidade de contato com sangue ou fluidos corporais, pele não integra, mucosas ou superfícies contaminadas;
· Trocar antes e após cada procedimento no paciente;
·


 
Retirá-las após o uso, antes de tocar em equipamentos ou superfícies não contaminadas.
· Utilizar corretamente vestida durante a execução de cada exame a um paciente;
· Tirar sempre que se saia do serviço;
· Utilizar os descartáveis, sempre que existir a possibilidade de sujar ou contaminar as roupas e a pele com respingos de sangue, fluídos e secreções;
·


 
Devem ser desprezados após o uso imediato.
· Antes e após contato com paciente e entre diferentes pacientes;
· Após contato com material biológico;
·


 
Após retirar luvas;
· Após uso sanitário;
·  Utilizar em caso de exposição a salpicos ou aerossóis de material biológico;
• Durante a execução de exames a pacientes


 
contaminantes;
• Desprezar a máscara após uso; 
·


 
Antes e após utilizar o equipamento para a realização de um exame a qualquer paciente;
· Ao fim de cada turno;

3.1 Identifica na imagem todos os EPI visualizados.(6)


4. O processamento da roupa dos serviços de saúde abrange as seguintes atividades.
Ordena as atividades de acordo com o seu acontecimento no tempo.(8)
A.      Separação, dobra, embalagem da roupa limpa
B.      Armazenamento, transporte e distribuição da roupa limpa
C.      Retirada da roupa suja da unidade geradora e seu acondicionamento
D.      Centrifugação
E.       Secagem, calandragem ou prensagem ou passagem da roupa limpa
F.       Recolha e transporte da roupa suja até a unidade de processamento
G.     Recebimento, pesagem, separação e classificação da roupa suja
H.      Processo de lavagem da roupa suja
R:
5. Sendo a UCI um local onde o risco de ocorrência de infeções cruzadas  é bastante grande, é de extrema importância que sejam cumpridas algumas regras relativamente a este aspeto:

5.1.Seleciona a opção incorreta.(5)

a)      Não utilizar pulseiras, anéis ou objetos de adorno nas mãos.
b)      Lavar sempre as mãos no inicio de cada turno, antes e depois de ir comer, antes e
depois de ir à casa de banho.
c)       Lavar sempre as mãos ou desinfetá-las com solução alcoólica, quando transita de
doente para doente.
d)      O uso de luvas  torna desnecessária a lavagem das mãos.
5.2- Seleciona a opção incorreta.(5)
a)      O fardamento próprio da unidade não deve ser utilizado quando se desloca ao exterior.
b)      É fundamental a utilização de material de proteção universal (luvas, máscara, batas ),que deve ser usado de forma correcta  e trocado  no final do dia ou quando o protocolo o exige.
c)       É proibido o uso de telemóveis na unidade.
d)      Quando um doente se encontra em isolamento o lixo feito pelo doente, desde que não contaminado com sangue, deverá ser colocado o balde com saco de cor preta.

5.3 Todos os funcionários deverão ter uma atenção redobrada para o facto de existir um perigo associado ao ato de se desligarem quaisquer tipo de equipamentos elétricos da corrente elétrica. Assim durante a limpeza deve-se.(Seleciona a opção correta)(5)
a)      . desligar todas as fichas das tomadas
b)      .desligar todas as fichas só deixar as dos computadores para não se perderem dados
c)       .não desligar as fichas das tomadas do equipamento médico, nomeadamente monitores cardíacos, ventiladores, seringas infusoras, bombas perfusoras, camas elétricas, sistemas de oxigénio e ar respirável.
d)     .desligar  as fichas uma a uma conforme se vai limpando o equipamento

5.4  Nas unidades de cuidados intensivos há material com restos de matéria orgânica, secreções, etc.  que não vai à esterilização mas que carece de desinfeção. Este tipo de material …
a)      Pode ser imediatamente desinfetado.
b)      Deve ser passado por água corrente antes de ser desinfetado.
c)       Deve   ser feita limpeza com água corrente e detergente antes de ser desinfetado.
d)      Deve ser desinfetado e de seguida lavado.                      (Seleciona a alternativa correta)(5)

5.5  A desinfecção deve ser sempre precedida pela limpeza com cumprimento das seguintes etapas que estão desordenadas:(ordena-as pela ordem em que devem ser feitas)(5)
a.       enxaguamento
b.      lavagem
c.       secagem
d.      limpeza húmida
e.      desinfeção
R:
5.6 .Algum material  utilizado na UCI está a seguir indicado bem como o processo de desinfeção.
- Pinça de Maguill – mergulhar  em álcool a 70 % durante 15’ .
- Lâmina de laringoscópio - mergulhar em álcool a 70 «% durante 15’
- Nebulizador do ventilador – colocar dentro álcool a 70 % durante 15’
- Máscara de ventilação não invasiva – desmontar e mergulhar em álcool a 70%
durante 15 minutos
- Transdutor de pressões do ventilador - mergulhar em álcool a 70 / durante 1 hora

5.6.1 Há vários fatores que influenciam a eficácia de um desinfetante.  Identifica  dois fatores que podem influenciar a sua eficácia e que se podem deduzir dos exemplos abaixo.(8)
R:
5.6.2 indica o desinfetante referido no texto.(5)
R:
5 .7 Hoje  em dia há produtos com dupla propriedade de limpeza e desinfecção.
Completa adequadamente o seguinte texto:(8)
 Geralmente  os produtos com dupla propriedade de limpeza e desinfecção têm um _________ poder desinfetante mas _______ poder de limpeza, não devendo ser usados em superfícies que estejam _______ sujas. Em geral estes produtos não necessitam de ___________depois de utilizados, pois evaporam com facilidade.
5.8-  Se para  desinfetares o material atrás referido necessitasses de fazer 5 litros dessa solução a partir de álcool puro (100 %), Indica que volume de álcool puro precisarias. Apresenta os cálculos.(10)
R:

6. A limpeza é feita apenas com água e sabão usando-se, inicialmente, o pano húmido, para recolhimento de resíduos As regras básicas encontram-se a seguir embora algumas contenham erros. . Classifica as regras a seguir indicadas de falsas(F) ou verdadeiras(V) de acordo com o que aprendeu.(14)
a)      Tetos: utilizar uma direção única, iniciando do fundo da sala para a saída;
b)       Paredes:  de baixo para  cima;
c)       Piso de enfermarias, quartos e salas: limpar em sentido único, evitando o vaivém, iniciando do fundo para a porta de saída;
d)      Piso de corredores, escadas e hall: sinalizar a área, dividindo-a em 2 faixas ,impossibilitando  a passagem nos dois lados;
e)      Usar sempre dois baldes: um com água e sabão e o outro com água e sabão líquido;
f)       Ao proceder à limpeza evitar derramar água no chão;
g)      Usar sempre panos limpos, evitando trocá-los para não juntar muito material para lavar.
h)      Usar sempre panos diferenciados para móveis, paredes, chão, pias e vasos sanitários;
i)        Manter  as superfícies hospitalares sempre limpas e secas  cuidado que não é tão importante nos equipamentos de limpeza;
j)        Comunicar à chefia imediata sempre que houver estragos nos móveis e equipamentos;
k)      Zelar pela manutenção dos móveis e equipamentos;
l)        Usar Equipamentos de Proteção Individual: luvas de borracha grossas e longas, botas de borracha, avental e impermeável, quando necessário;
m)    Varrer bem as superfícies, evitando assim  o acúmulo de pó e microrganismos;
n)      Utilizar luvas de borracha de cores diferenciadas para a limpeza, por exemplo, de pisos e banheiros / camas, berços e bancadas;
o)      Colocar panos e ou tapetes nas portas dos ambientes do hospital.
7- No que diz respeito à limpeza da unidade do  utente  deve-se:( Ordena corretamente os procedimentos apresentados)(11)
a)      Proceder a limpeza do chão com água e sabão usando a técnica do pano húmido.
b)      Passar um pano húmido no colchão, embebido em água pura duas vezes ou mais, se necessário, para retirar todo o sabão;
c)       Utilizar  álcool a 70%  nos equipamentos, bancadas,   superfícies metálicas, etc.
d)      Recolher das mesas, bancadas, etc., todo material a ser desprezado e coloca-lo no balde do lixo.
e)      Preparar dois baldes, um com água e sabão e outro apenas com água;
f)       Elevar os pés e cabeceira da cama fazendo a limpeza da parte que fica sob o estrado
g)      Calçar luvas;
h)      Embeber o pano em água e sabão e fazer a limpeza de toda a superfície do colchão,
i)        Limpar o suporte de soro, mesa de cabeceira, cadeira, escadinha e mesa de alimentação;
j)        Recolher o lixo doa caixotes.
k)      Recarregar , toalhetes das mão, sabão líquido e solução de álcool nos doseadores.
R:
7.1 Enumere os móveis/ equipamentos que fazem parte duma unidade do utente.(7)
CA0LM3OHR:
7.2 As vantagens/finalidades de usar um carro funcional para a limpezas são: (escolha a opção incorreta) (5)
a.       Evita a troca de água do balde de água limpa.
b.      As operações de limpeza ficam mais práticas pois contém todo material necessário p/ higienizar.
c.       A ausência do carro dobra o tempo da tarefa realizada.
d.      Exige menor esforço do profissional / prevenção de problemas posturais.

7.3. Na lavagem: Seleciona a opção incorreta:(5)
a.       Sempre que apresentar sujidade, trocar a solução de detergente neutro do Balde Azul, assim como a água do Balde Vermelho;
b.      Ter pano de limpeza de piso exclusivo para áreas críticas/semicríticas e não críticas;
c.       Manter os panos ou o esfregão do MOP já utilizados, em sacos plásticos fechados até à lavagem terminal dos mesmos.
d.      Caso sobre água com detergente no balde azul reservá-lo para o dia seguinte para outra limpeza.
7.4 Os filtros dos aparelhos de ar condicionado devem ser higienizados periodicamente, como indicado a seguir: (Ordena o procedimento)(6)
a.       Enxaguá-los em ÁGUA CORRENTE;
b.      Retirar os filtros;
c.       Lavá-los com SOLUÇÃO DE DETERGENTE NEUTRO;
d.      Colocá-los em imersão em SOLUÇÃO DE HIPOCLORITO DE SÓDIO A 1%
durante 30 minutos;
e.      Recolocá-los no aparelho de ar condicionado.
f.        Enxaguá-los e deixar escorrer;
R:
7.5  Completa adequadamente a seguinte frase(6)
 É importante ressaltar que os filtros dos aparelhos de ar-condicionado  provenientes de sala de isolamento,  quando ___________, devem ser considerados como resíduos  ____________  e colocados saco plástico na cor _____________.

8. Classifique como verdadeira (V) ou falsa(F) as afirmações a seguir indicadas(8)

a.       É desejável que o transporte da roupa limpa e suja seja efetuado em carros separados.
b.      O trabalhador que realiza o transporte de roupa suja deve utilizar equipamento de proteção individual no momento do recolhimento da roupa.
c.       O trabalhador que realiza o transporte de roupa suja ao abrir portas ou apertar botão de elevador deve fazê-lo sem luva.
d.      Roupas que serão submetidas a esterilização (campos cirúrgicos, capotes, etc.) devem ser primeiro submetidos à calandragem ou passagem a a ferro.
e.      A roupa limpa deve ser manuseada somente quando necessário e com prévia higienização das mãos.
f.        Ao manipular roupa suja proveniente de unidade de isolamento, tem que se proceder à sua separação e classificação na área suja, antes de ser colocada na máquina.
g.       A roupa limpa   pode ser transportada manualmente, da lavandaria para as enfermarias, pois não há risco de contaminação com microrganismos presente nas mãos ou roupas dos profissionais.
h.      É necessário o banho com troca de roupa, ao término do trabalho, para todos os trabalhadores da sala de  tratamento das roupas limpas.

8.1   Explique a importância  da existência de uma barreira de separação  entre  a área suja e a  área limpa de uma lavandaria hospitalar.(8)
8.1

9. A seguir  enumeram-se, com base nas funções que são atribuíveis a técnicos auxiliares de saúde, as principais atividades que deverão desenvolver, ao longo do turno da manhã, numa unidade de cuidados intensivos.
 Assinala com um X aquelas em que o módulo 4  de HSCG te deu formação para o poderes fazer com higiene e segurança.(6)
a)      Receber a “ passagem de turno “
b)      Proceder à preparação de três carros de higiene e limpeza de acordo com listagem de material
previamente existente.
c)       Transportar ao laboratório produtos para análise .
d)      Proceder à entrega dos pedidos de exames radiológicos, no serviço de radiologia.
e)      Levar ao Serviço de Alimentação os pedidos de dietas para os doentes.
f)       Transportar à farmácia os pedidos de medicamentos inexistentes na UCI.
g)      Colaborar com os técnicos de radiologia na execução de Rx de rotina.
h)      Colaborar na prestação dos cuidados de higiene e conforto do utente, sob orientação do enfermeiro responsável.
i)        Colaborar na administração de alimentos aos doentes ( Pequeno Almoço e Almoço ).
j)        Fornecer e retirar urinóis e arrastadeiras, sempre que forem solicitadas.
k)      Efetuar a limpeza dos diferentes sectores da UCI, de acordo com a Norma de Limpeza da
UCI.
l)        Proceder à limpeza e desinfecção das unidades dos doentes, de acordo com a Norma de
Limpeza da UCI.
m)    Mudar as roupas das camas dos utentes diariamente ou sempre que necessário, sob orientação do enfermeiro responsável.
n)      Preparar o material a enviar à esterilização.
o)      Efetuar a reposição do material em cada unidade do doente, de acordo com listagem da
constituição da unidade.
p)      Colaborar no transporte de doentes para execução de exames complementares de diagnóstico
ou para o Bloco Operatório.
q)      Efetuar a troca do carro de medicação e trazer o material que tenha sido pedido aos Serviços
Farmacêuticos.
r)       Remover os resíduos sólidos no final do turno ou sempre que necessário.
s)       Remover sacos da roupa suja e proceder ao respetivo transporte para a desinfecção.
t)       Efetuar a " passagem de turno ".


Sem comentários:

Enviar um comentário