2º As - 2014/15

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sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Relatório nº7_11ºAno_2014/2015


Lições 13 e 14
2014/09/29

Sumário:  Continuação do estudo dos tipos de esterilização:
                  - Calor húmido e calor seco;
                  Realização de uma ficha de trabalho sobre os 3 tipos de áreas                                  hospitalares:
                  -Critica, semi-critica e não critica.


  • A professora inverteu o sumário, começámos pela realização e a devida correção da seguinte ficha:

ESCOLA SECUNDÁRIA AFONSO LOPES VIERACURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE               Higiene Segurança e Cuidados Gerais                 
 Ano Letivo: 2014/15 
M4: Prevenção e controlo da infeção na higienização de roupas, espaços, materiais e equipamentos
A higiene e a ordem são elementos que concorrem decisivamente para a sensação de bem-estar, segurança e conforto dos profissionais, pacientes e familiares.
O serviço de limpeza Hospitalar tem particular importância no controlo das infeções, por garantir a limpeza e desinfecção de áreas hospitalares.
O aparecimento de infeções no ambiente hospitalar pode estar relacionado com o uso de técnicas de limpezas inadequadas, descontaminação de superfícies e de artigos hospitalares incorretos e manuseio do lixo hospitalar sem proteção adequada.
Devido ao uso incorreto das práticas e rotinas de trabalho, torna-se necessário estabelecer o aperfeiçoamento de técnicas eficazes de controlo e prevenção as infeções hospitalares que vão gerar garantias de proteção ao trabalhador durante a execução de suas tarefas.
 NOÇÕES DE INFEÇÃO HOSPITALAR
Infeção hospitalar é qualquer infeção adquirida após a admissão do paciente no hospital e que se manifesta durante a internação ou após a alta, quando relacionada com internação. Uma infeção hospitalar acrescenta, em média, cinco a dez dias ao período de internamento. Eleva os custos e constitui uma importante causa de morte durante a hospitalização. A prevenção das infeções hospitalares deve constituir o objetivo de todos os profissionais.
CLASSIFICAÇÃO DE ÁREAS HOSPITALARES
As áreas hospitalares podem ser classificadas em três categorias de acordo com o seu potencial de contaminação, facilitando desta forma os procedimentos de limpeza destas áreas.
a)ÁREAS CRÍTICAS
– São aquelas que oferecem maior risco de infeção pelas atividades de risco desenvolvidas e pela presença de pacientes graves.
Exemplos:
Centros Cirúrgicos; Central de Material e Esterilização; UCI; Laboratório; Berçário; Banco de Sangue
b)ÁREAS SEMI-CRÍTICAS
São aquelas que oferecem menor risco de contaminação.
Exemplos:
Enfermarias; Farmácia; Ambulatórios; Copa e Cozinha; Corredores dos ambulatórios; Elevadores; Radiologia
c)ÁREAS NÃO  CRÍTICAS
São aquelas que, teoricamente, não apresentam risco de contaminação.
Exemplos:
Áreas Administrativas; Biblioteca; Depósitos em geral; Vestiários; Anfiteatros; Arquivo Médico.
SUPERFÍCIES HOSPITALARES
As superfícies hospitalares fixas (pisos, paredes, tetos, portas, mobiliários e equipamentos) não representam risco significativo de transmissão de infeção na área hospitalar, tornando-se desnecessário a desinfeção ambiental de rotina, a menos que haja respingo ou deposição de matéria orgânica, quando é recomendada a desinfeção localizada. Nas superfícies hospitalares fixas, a limpeza deve ser realizada sempre que apresentar sujidade utilizando Água e Sabão.
Na presença de Matéria Orgânica (sangue, vómitos, escarro, etc.) na pia, proceder da seguinte forma:
♦Retirar a matéria orgânica com pano ou papel deitando no de resíduos infetantes.
♦ Lavar com água e sabão e secar.
♦Aplicar o desinfetante (hipoclorito de sódio).
♦Após tempo de ação, remover desinfetante da área (tempo de ação: 10 minutos).
♦Limpar com água e sabão o restante da área.
TIPOS DE LIMPEZA
No hospital serão realizadas limpezas e desinfeções de acordo com as necessidades das áreas específicas.
ATENÇÃO!
Recolher o lixo antes de qualquer tipo de limpeza. Os caixotes de lixo deverão ser esvaziadas ao atingir 2/3 de sua capacidade. Lavar os caixotes e tampas de lixo sempre que necessário.
a- Limpeza diária
É aquela realizada diariamente utilizando água, sabão e fricção mecânica, após a retirada do lixo.
b- Limpeza concorrente
É aquela realizada nas dependências, durante a ocupação dos pacientes. Deve-se:
- retirar o lixo e resíduos em saco plástico, recolher jornais e revistas;
- recolher a roupa suja em saco plástico e encaminhá-la para lavandaria
- retirar o pó dos móveis com pano húmido. Secar com pano seco e limpo;
- passar pano húmido com água e sabão no chão, depois, secar com pano limpo e seco;
- limpar o  WC;
- organizar a unidade.
c- Limpeza terminal
É aquela realizada após alta do paciente, transferência, óbito. Utiliza-se água, sabão e desinfetante. Compreende a limpeza de superfícies horizontais, verticais e a desinfeção do mobiliário. O uso de soluções desinfetantes é restrito ao mobiliário, mesas auxiliares, colchões, macas, focos, bancadas, etc..., o seu uso é desnecessário em pisos, paredes e tetos.
1    1-  Identifique os três tipos de áreas hospitalares de acordo com o seu potencial de contaminação.
  - Resposta; Os três tipos de áreas hospitalares de acordo com o potencial de contaminação são, as áreas criticas, não criticas e semi-criticas.
        
       2-  Indique dois exemplos (não referido nos textos) de áreas que podem ser incluídas em cada um desses tipos de áreas.
   -Resposta; Área Critica- Consultórios dentários, Salas de tratamentos de feridas, Quarto de isolamento.
Áreas Semi-Criticas- Gabinetes Médicos, Balneários, Salas de podologia.
Áreas Não Criticas- Escadas internas de emergência, Gabinete de assistente comercial, Salas de reuniões.
 3-  Distinga limpeza terminal de limpeza concorrente.
R: Limpeza concorrente é feita durante a ocupação do paciente e pode ser feita mais do que uma vez por dia. A limpeza terminal é apenas feita quando o paciente morre, tem alta ou é transferido de serviço ou para outro hospital. Esta é uma limpeza bastante aprofundada em que inclui tetos, paredes, tudo o que exista no local.
4    4- Indique os passos necessários para realizar
4.1-   uma limpeza concorrente
R: - Retirar o lixo e resíduos para um saco plástico, recolher jornais e revistas;
     - Recolher a roupa suja para saco plástico e encaminhá-la para lavandaria.
- Retirar o pó dos móveis com pano húmido. Secar com pano seco e limpo;
- Passar pano húmido com água e sabão no chão, depois, secar com pano limpo e seco;
- Limpar o  WC;
- Organizar a unidade.
4.2 – limpeza de um espaço com matéria orgânica.
R:♦Retirar a matéria orgânica com pano ou papel deitando-o no de resíduos infetantes.
♦ Lavar com água e sabão e secar.
♦Aplicar o desinfetante (hipoclorito de sódio).
♦Após tempo de ação, remover desinfetante da área (tempo de ação: 10 minutos).
♦Limpar com água e sabão o restante da área.
5  5- Indique em que circunstância se torna necessário fazer a desinfeção de uma parede de uma enfermaria. 
    Resposta: É necessário fazer a desinfeção de uma parede de uma enfermaria quando acontece um respingo ou deposição de matéria orgânica ou então na limpeza terminal.


De seguida a professora mostrou-nos o ppt seguinte, até a aula acabar:





A A aula correu bem , como todas as outras. Durante a realização da ficha surgiram dúvidas, tal como " o que deveríamos fazer se algum utente vomitar, ou deixar cair a sopa, ou urinar no chão",
 A Professora explicou que primeiro que tudo devemos identificar o local com toalhas de papel ou um pano com desinfetante, para que seja facilmente visível, apanhando a matéria para o cesto dos resíduos tipoIII.  Lavar o chão e secá-lo.
Entre outras questões aprendemos,mais uma vez,  que lavar é diferente de desinfetar .







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