2º As - 2014/15

2º As - 2014/15

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Relatório 10 _11º ano_ 2014/2015

Lições nº 19 e 20                                                                                                6/10/2014

Sumário:

 A limpeza e higienização de instalações/superfícies no post - mortem.
A limpeza e higienização de instalações/superfícies em unidades/serviços específicos: cuidados intensivos, bloco operatório, unidades de isolamento.
Normas gerais de elaboração de relatórios.


A professora inverteu a sequência do sumário para ter tempo de explicar bem as regras para fazer um relatório.
Tirámos algumas dúvidas, para podermos fazer os relatórios de uma forma mais eficaz.



Escola Secundária Afonso Lopes Vieira
              CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE
Higiene Segurança e Cuidados Gerais                   Ano Letivo: 2014/15                                      
 Módulo 4- Normas gerais de elaboração de relatórios

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O que deve incluir um relatório?
1- Todas as informações importantes, apresentadas ordenadamente.
2- Apresentar uma análise clara dos factos
3- Deve ser escrito de uma forma objetiva e concisa. A linguagem deve ser objetiva, precisa, clara e concisa, sem omitir qualquer dado importante.
4- O texto deve ser escrito de forma simples, com boa pontuação e ortografia correta.
5- O bom relatório evita rodeios, floreados de linguagem, pois sua qualidade essencial deve ser a clareza.
6- As informações devem ser precisas, não deixando quaisquer dúvidas quanto aos problemas, números, cifras e estatísticas. Quem elabora um relatório é responsável pelo seu conteúdo total, por isso, cabe-lhe aferir devidamente a validade das fontes de consulta.
Como estruturar um relatório?
         a)Capa ou página de rosto(se necessário)
A capa deverá conter o nome da escola, o título do relatório, a disciplina, a data e o nome do autor. Por ser a parte mais lida, a capa deve merecer uma atenção especial, principalmente no que diz respeito ao título, devendo este ser o mais conciso o possível e indicar o assunto. É aconselhável incluir uma imagem apelativa para o conteúdo do relatório
   b)Introdução
Deve ser mais ou menos curta conforme a complexidade e extensão do relatório. Tem como função indicar o assunto e os objetivos do relatório. Ele visa, antes de tudo, colocar o leitor a par do assunto que será tratado no decorrer do trabalho, sendo os seus principais objetivos:
  • anunciar a ideia geral;
  • delimitar o assunto;
  • acentuar sua importância.
  • indicar objetivos
c)  Desenvolvimento
É a parte fundamental do relatório. Apresenta a descrição dos factos - o relato claro e objetivo dos acontecimentos  ou das experiências realizadas. Deve ainda conter a análise ou avaliação dos dados apresentados. O desenvolvimento é o corpo do relatório, devendo conter praticamente todas as informações relevantes da atividade realizada. A explanação deve ser lógica para que o leitor não se perca com explicações desnecessárias.
Independentemente da linha de desenvolvimento que se adote é importante ter em mente que o requisito principal para que se tenha um trabalho bem elaborado é o esforço exercido pelo autor, que deve dedicar o máximo possível ao desenvolvimento do assunto, pois nele estará contida a substância fundamental do trabalho.
Se necessário, para melhor estruturação das ideias, o mesmo poderá ser dividido em subtítulos.
 d)   Conclusão
 A conclusão surge após a análise dos factos. Deve ser uma síntese da análise desses factos, sucinta e objetiva, tendo em atenção os objetivos iniciais. Nela podem e devem ser incluídas propostas de atuação decorrentes da análise dos factos. Qualquer trabalho deve apresentar uma conclusão. Ela finaliza o estudo e apresenta sugestões que possam ser úteis para a continuidade da abordagem ao tema. É a apresentação das respostas aos temas levantados no início do relatório.
e)  Fontes (quando aplicáveis)
Devem ser apontadas as fontes das informações levantadas no trabalho, para cada caso:
  • bibliografia de livros, revistas e artigos;
  • endereço de sites na internet, com as respetivas datas de acesso;
  • em caso de palestras, visitas de estudo ou outros eventos, indicar a atividade, local, data, horário e informações sobre o(s) profissional(s) responsável pela mesma: nome, cargo, função e atribuições.
f) Apresentação /Formatação geral
  • Margens : 2,5 cm para o topo, base, esquerda e direita
  • Texto geral
a)Tipo de letra: Times New Roman, Arial, Calibri ou Tahoma;
b) Espaçamento geral entre linhas: 1,5 linhas;
c)Tamanho: 12 na fonte Times New Roman, 11 nas outras fontes;
d)Texto justificado
e)Paginação
Plano de relatório de visita de estudo
1. Introdução
• Local ou locais visitados;
• Data da visita;
• Horário;
• Meio de transporte;
• Turmas participantes;
• Professores acompanhantes;
• Responsáveis pela organização.
2. Desenvolvimento
• Objetivos da visita de estudo;
• Relacionamento dos temas de estudo (aulas) com os locais visitados;
• Expectativas pessoais relativamente à visita;
• Descrição objetiva dos locais visitados ou das atividades realizadas;
• Aspetos considerados mais importantes, mais relevantes;
• Grau de satisfação das expectativas pessoais;
• Ambiente em que decorreu a visita (pontualidade, relações entre colegas, entre alunos e professores; clima de afetividade, convívio, maneira como foram acolhidos pelas instituições, etc.)
3. Conclusão
• Opinião pessoal sobre a visita;
• Aspetos que foram mais conseguidos e menos conseguidos;
• Sugestões para ter em conta em futuras visitas.
4. Anexos
• Fotografias legendadas;
Documentos preparatórios ou motivadores previamente distribuídos;
• Documentos recolhidos durante a visita;
• Inquérito de avaliação da visita de estudo;
• Outros.
De seguida continuou-se a visionar e a analisar o ppt.

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