2º As - 2014/15

2º As - 2014/15

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Relatório nº2 - 11ºano - 2014/2015



Lições  3 e 4



Sumário: 

  • Correção da ficha de trabalho iniciada na aula anterior.
  • Diferença entre limpeza, desinfeção e esterilização.  


        No início da aula começamos a corrigir a ficha iniciada na aula anterior " Infeção   associada aos cuidados de saúde (IACS). A correção é apresentada a seguir.


1-              Indique:
1.1   as principais consequências das IACS para um doente;
R: As principais consequências das IACS para um doente são o agravamento do estado de saúde, aumento do tempo de internamento, sequelas e morte, custos económicos adicionais elevados no sistema de saúde como para o doente e sofrimento físico e emocional dos doentes e familiares.

1.2   como são transmitidos os microrganismos durante a prestação de cuidados de saúde?;
R: A transmissão dos microrganismos pode ocorrer através de contacto direito ou indireto, por via aérea (gotículas) e veículos comuns e vetores.

1.3   o veículo mais comum para a transmissão de microrganismos da pele do doente para as mucosas ou para locais do corpo habitualmente estéreis e de outros doentes ou do ambiente contaminado.
R: O veículo mais comum para a transmissão de microrganismos da pele do doente para as mucosas ou para locais do corpo estéreis são as mãos.

               2-      Selecione das estratégias de prevenção das IACS, baseadas nas Precauções Básicas aquelas que  estão relacionadas com a atividade de um técnico auxiliar de saúde.
              R: As estratégias de prevenção das IACS baseadas nas precações básicas relacionadas com a atividade de um técnico de auxiliar de saúde são:

  •    Higiene das mãos;
  •  Limpeza, desinfeção e esterilização dos dispositivos médicos;
  • Uso racional de antimicrobianos;
  •   Descontaminação dos equipamentos;
  • Higiene ambiental hospitalar;
  • Uso racional do equipamento de proteção individual;
  • Uso correto e rejeição de cortantes e ou perfurantes;
  • Encaminhamento correto após exposição;
  • Correto programa de vacinação;
  • Boas práticas no transporte de espécimes;
  • Precauções com doentes com infeções epidemiologicamente importantes;
  •  Higiene respiratória / etiqueta da tosse.
 
                    3-      Indique qual a melhor forma de combate às IACS.
                    R: A melhor forma de combater as IACS é a prevenção.


Na segunda parte da aula iniciamos a visualização de um Power Point “ LIMPEZA, DESINFEÇÃO e ESTERILIZAÇÃO”. 

              

        Power Point: 






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