Lição nº129 e 130
06/03/2014
Sumário: Análise das linhas orientadoras para a elaboração do relatório final da F.C.T.
Nesta aula a professora deu-nos algumas indicações em relação à forma de como elaborar o relatório final da Formação em contexto de trabalho. A professora focou alguns aspetos importantes, tais como, o facto de elaborar um resumo diário das atividades, focando os aspetos negativos mas também os aspetos positivos.
A professora deu-nos uma ficha informativa que continha todas as indicações que devemos seguir quando estivermos a elaborara o relatório Final da F.C.T.
RELATÓRIO FINAL DO ALUNO - Linhas orientadoras
Ao
longo da tua vida profissional vais ter de produzir relatórios cujos objetivos
são descrever situações, factos, atividades, comunicar um trabalho, uma
pesquisa, um projeto desenvolvido. Para além do papel de comunicação que o
relatório efetivamente tem, a sua elaboração permite uma análise crítica sobre o trabalho e a perspetivação da atividade futura. Daí que num
relatório, não te possas limitar a descrever o que foi feito, mas como foi feito: deves registar os processos que te levaram a determinadas
conclusões, as dificuldades sentidas, as hipóteses de trabalho levantadas, as
novas situações vividas, etc.
Formatação geral
Margens : 2,5 cm para o topo,
base, esquerda e direita
Texto geral
a)Tipo de letra: Times New Roman, Arial, Calibri ou Tahoma;
b) Espaçamento geral entre
linhas: 1,5 linhas;
c)Tamanho: 12 na fonte Times
New Roman, 11 nas outras fontes;
d) Distribuição: salvo
indicação em contrário deverá ser justificado;
e)
Cor (do texto): preto;
Paginação
Deve
ser centrada em numeração árabe (1,2,3,4…), no corpo de texto.
A
numeração romana (I,II,III,IV,…) deve ser centrada, nos elementos pré e pós
textuais, ou seja, no índice, anexos/apêndices. A capa não deve ser numerada.
Cabeçalho e Rodapé
Devem
ser utilizados com moderação. Não devem conter informação ou símbolos
supérfulos. O tamanho da letra deve ser inferior ao do texto geral (tamanho:
8). Podem conter informações como o título do relatório/trabalho ou o nome da
disciplina. Podem conter cor.
CAPA
|
Nome
e logótipo da escola
Nome e logótipo do
curso
Formação em Contexto de
Trabalho
Local da formação
Data
Nome do autor
Identificação do
Monitor e do Orientador
|
ÍNDICE
|
Indicação das várias
partes do relatório e respetivo número de página
|
INTRODUÇÃO
|
Enquadramento
teórico resumido sobre a formação em contexto de trabalho.
Indicação da
estrutura do relatório e da razão de ser da sua elaboração.
Indicação dos
objetivos da Formação em Contexto de Trabalho.
|
CARACTERIZAÇÃO
DA ENTIDADE ACOLHEDORA ONDE SE REALIZA A FCT
|
Apresentação da
entidade onde se realiza a FCT, dando a conhecer a sua organização, dimensão,
tipo de instituição, quais os recursos humanos e materiais. Esta apresentação
deve ser bastante completa sem ser demasiado descritiva. É importante conter
informações sobre as linhas orientadoras do Projeto Educativo da instituição.
|
DESCRIÇÃO DAS ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS
NA FCT
|
Apresentação
organizada das atividades desenvolvidas durante a FCT seguindo a orientação
temporal dos sumários. Evitar o detalhe excessivo. Destacar atividades que se
desenvolveram e refletir sobre elas.
Em anexo*, apresentar, também de forma
organizada, os registos semanais de
atividades realizadas diariamente durante a FCT, as reflexões semanais e
alguns registos (fotografias,
organigramas ocupacionais, tabelas com materiais clínicos ou de apoio
clínico, normas e rotinas de trabalho da instituição da FCT, etc…)
|
CONCLUSÃO
|
Nesta secção do
relatório deves realizar uma reflexão
e apreciação crítica do trabalho desenvolvido em FCT:
- aspetos positivos e
negativos da FCT;
- as dificuldades
sentidas na concretização das atividades;
- a forma como
ultrapassaste essas dificuldades;
- o modo como
interagiste com os utentes e equipa de
trabalho;
- a forma como respondeste a todas as
solicitações técnicas e humanas durante a FCT;
Deves indicar todos
os elementos que consideres relevantes e que enriquecem o teu relatório.
Faz a tua autoavaliação relativamente a:
- assiduidade e pontualidade;
-
aplicação das normas de segurança;
- ritmo
de trabalho, capacidade de iniciativa
e autonomia;
-
aprendizagem de novos conhecimentos/tarefas;
- qualidade
do trabalho desenvolvido;
|
*ANEXOS
|
Se
existirem devem ser mencionados ao longo do texto do relatório. Na estrutura
do relatório, os anexos devem estar devidamente assinalados e constar no índice.
|
ÚLTIMA FOLHA
|
Data e assinatura da aluna formanda
|
Notas importantes
- A elaboração de um relatório exige tempo.
- A forma como rediges o relatório é
muito importante. Assim:
- deves procurar apresentar as tuas ideias de uma forma
organizada, com clareza e rigor;
- constrói frases e parágrafos pouco extensos;
- deves utilizar a primeira pessoa do plural;
- a expressão
deve ser correta e clara. Procura fazer várias revisões para evitares erros
ou frases mal construídas. Contacta os
teus professores solicitando uma revisão do texto.
- Conhecendo com antecedência as várias
partes do relatório, deves programar a recolha de informação, de documentos,
fotografias, etc…
- Se apresentares fotografias tem em
atenção que não devem aparecer as caras das pessoas (adultos e crianças)
salvo com autorização das mesmas (ou dos seus pais, no caso de menores).
Podes apresentar fotografias nessas circunstâncias, mas colocando um círculo
à volta da zona da face.
- O prazo de entrega do relatório deve
ser respeitado para que o orientador e o monitor da FCT o possam ler,
analisar e avaliar.
|
Tens que entregar um exemplar do relatório ao Professor
Orientador e outro ao Monitor
Data de
entrega do relatório ao Professor Orientador e ao Monitor a 29 de abril.
|
Na avaliação do relatório, os critérios a
ter em conta são:
- Apresentação do relatório;
- organização do trabalho;
- descrição ordenada dos procedimentos;
- clareza e correção da linguagem
utilizada.
|
conclusão: O sumário foi concluído e os alunos colocaram as suas questões que foram respondidas pela professora.
Sem comentários:
Enviar um comentário