2º As - 2014/15

2º As - 2014/15

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Relatório nº 29_11º ano

Lições nº 57 e nº 58                                         2013.11.21

Sumário:

Análise das tarefas de TAS (Técnico Auxiliar de Saúde) a executar nas diversas instituições.
Auto e heteroavaliação do módulo 4.
Inicio do módulo 5:
            Objetivos e conteúdos;
            Trabalhos a executar para a avaliação do módulo 5.

A professora iniciou a aula colocando as lições e os respetivos sumários em ordem e ditou o sumário da lição do dia. De seguida, a professora começou por atribuir a avaliação do módulo 4 a cada um dos alunos e logo a seguir fizemos uma breve referência sobre a matéria que seria lecionada no módulo 5 mais precisamente sobre o  trabalho de grupo que fora proposto e que terá de ser apresentado pelos alunos.
Passámos à análise da última ficha do módulo 4, "Tarefas que em relação  ao módulo 4 se encontram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde", ao longo da leitura a professora ia dando algumas dicas a aplica,r estando em estágio.
Após a conclusão da análise da última ficha do módulo 4 a professora distribui uma outra ficha com os objetivos e conteúdos do módulo 5, onde começámos por analisar e discutir em grupo os conteúdos. 
A professora interrompeu a análise para dar algumas dicas de pesquisa de informação para aplicarmos nos trabalhos de grupo do módulo 5 e também para formarmos os grupos de trabalho e atribuir a cada grupo um tema relacionado com o módulo em questão.
Depois de concluída a análise dos conteúdos do módulo 5, finalizámos a aula com uma breve discussão, em grupo. sobre o conforto do utente.

A aula correu dentro do normal, cumprimos com as propostas sumariadas, os alunos participaram calmamente e todos contribuíram para um bom decorrer de aula.

Fichas analisadas na aula:

Assunto: Tarefas que em relação  ao módulo 4 se encontram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde

É objetivo global do técnico auxiliar de saúde(TAS)   ficar preparado :
 -  na prestação de cuidados de saúde aos utentes;
-  na recolha e transporte de amostras biológicas;
-  na limpeza, higienização e transporte de roupas, materiais e equipamentos;
- na limpeza e higienização dos espaços
-  no apoio logístico e administrativo das diferentes unidades e serviços de saúde, sob orientações do profissional de saúde.
Este módulo deve habilitar o TAS a assegurar a limpeza, higienização e transporte de roupas, espaços, materiais e equipamentos, sob a orientação de profissional de saúde e de acordo com normas  e/ou procedimentos definidos, devendo saber:
1.        Assegurar a recolha, transporte, triagem e acondicionamento de roupa da unidade do utente;
2.        Efetuar a limpeza e higienização das instalações/ superfícies da unidade do utente, e de outros espaços específicos; 
3.       3.3. Efetuar a lavagem e desinfecção de material hoteleiro, material clínico e material de apoio clínico em local próprio;
4.        Assegurar o armazenamento e conservação adequada de material hoteleiro, material de apoio clínico e clínico;
5.        Efetuar a lavagem (manual e mecânica) e desinfecção química, em local apropriado, de equipamentos do serviço;
6.       3.6. Recolher, lavar e acondicionar os materiais e equipamentos utilizados na lavagem e desinfecção, para posterior recolha de serviço interna ou externa;
7.       Assegurar a recolha, triagem, transporte e acondicionamento de resíduos hospitalares, garantindo o manuseamento e transporte adequado dos mesmos .
 Deve saber fazer as tarefas acima referidas, aplicando, sempre, as medidas de prevenção, proteção e tipos de atuação no âmbito da higiene e segurança no trabalho e as técnicas de higienização das mãos, de acordo com normas e procedimentos definidos.

Assim deve realizar as suas tarefas de acordo com a orientação de profissionais de saúde pondo em prática os saberes adquiridos, cumprindo as normas  e/ou procedimentos definidos pela instituição, não descorando o saber estar e saber ser inerentes a um bom técnico auxiliar de saúde.
Conteúdos/Objetivos - Módulo 5

Objetivos
• Reconhecer as necessidades humanas básicas: higiene e conforto, alimentação, hidratação, eliminação fisiológica;
• Identificar os fatores de promoção e inibição de conforto e desconforto;
• Identificar os aspetos referentes à privacidade, intimidade, sexualidade da pessoa nos cuidados de higiene e eliminação fisiológica;
• Aplicar técnicas de apoio à higiene e conforto na cama ao utente que necessita de ajuda total, auxiliando o Enfermeiro na prestação de cuidados de higiene e conforto;
 • Aplicar técnicas de apoio à eliminação, ao utente que necessita de ajuda parcial, segundo orientação do enfermeiro, utilizando e manuseando adequadamente os dispositivos indicados aos diferentes tipos de eliminação;
• Aplicar técnicas de apoio à eliminação, ao utente que necessita ajuda total, auxiliando o enfermeiro na colocação dos dispositivos indicados aos diferentes tipos de eliminação;
• Demonstrar interesse e disponibilidade na interação com utentes;
• Manter autocontrolo em situações críticas e de limite;
• Agir em função das orientações do enfermeiro;
• Reconhecer o impacte das suas ações na interação e bem-estar emocional de terceiros;
• Reconhecer a importância da sua atividade para o trabalho de equipa multidisciplinar;
• Assumir uma atitude pró-ativa na melhoria contínua da qualidade, no âmbito da sua ação profissional;
• Cumprir as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho, assim como preservar a sua apresentação pessoal;
• Agir de acordo com normas e/ou procedimentos definidos no âmbito das suas atividades;
• Adequar a sua ação profissional a diferentes públicos e culturas;
• Prever e antecipar riscos;
• Demonstrar segurança durante a execução das suas tarefas;
• Revelar concentração na execução das suas tarefas;
• Reconhecer a importância de desenvolver as suas atividades, promovendo a humanização do serviço;
• Revelar uma capacidade de alerta que permita sinalizar situações ou contextos que exijam intervenção;
• Demonstrar compreensão, paciência e sensibilidade na aplicação adequada de técnicas de higiene, conforto e mobilização do utente;
• Agir em função da capacidade de autonomia do utente, valorizando pequenos progressos.
• Executar as tarefas que se integram no âmbito de intervenção do Auxiliar de Saúde com orientação e supervisão de um enfermeiro;
• Distinguir as tarefas que têm de ser executadas sob supervisão direta do enfermeiro das que podem ser executadas sozinho;


Conteúdos
1. Noções gerais sobre necessidades humanas básicas
1.1. Necessidades humanas básicas ao longo do ciclo de vida do indivíduo no contínuo saúde/doença
1.2. O contributo do Auxiliar de Saúde, na equipa multidisciplinar, para a satisfação das necessidades humanas básicas do utente: higiene e conforto; alimentação; hidratação e eliminação fisiológica

2. Cuidados de higiene e conforto a utentes que necessitam de ajuda parcial ou total
2.1. A importância da higiene e do conforto para a saúde do utente
2.2. Questões relativas à privacidade, intimidade e sexualidade do utente - aspetos a ter em conta na interação
2.3. Os principais fatores ambientais propiciadores de conforto/desconforto para o utente
2.4. Os principais fatores pessoais do utente propiciadores de conforto/desconforto
2.5. A técnica do banho
2.5.1. Banho na cama
2.5.2. Banho no chuveiro/banheira
2.5.3. Banho na cadeira de banho assistido
2.5.4. Banho na maca banheira
2.6. Técnicas de substituição de roupas de cama e macas ocupadas
2.7. Técnicas de vestir e despir o utente
2.8. Materiais e equipamentos de higiene e conforto
2.9. Produtos de higiene e conforto: características e aplicação
2.10. Outros cuidados básicos de higiene e apresentação
2.10.1. Cabelo
2.10.2. Unhas
2.10.3. Barba
2.10.4. Higiene oral
2.11. A colaboração em cuidados de higiene a utentes com sistemas de soros, drenagens,
tubagens e/ou outros dispositivos
3. A Eliminação
3.1. Cuidados a ter no antes e após a eliminação
3.1.1. Condições ambientais e de privacidade
3.1.2. A limpeza e higiene parcial dos genitais
3.2. Materiais e técnicas de apoio à eliminação
3.2.1. Colocação e remoção do urinol
3.2.1.1. Com a colaboração do utente
3.2.1.2. Auxiliando o enfermeiro
3.2.2. Colocação e remoção da arrastadeira
3.2.2.1. Com a colaboração do utente
3.2.2.2. Auxiliando o enfermeiro
3.2.3. Colocação e substituição de fraldas
3.2.3.1. Com a colaboração do utente
3.2.3.2. Auxiliando o enfermeiro
3.2.4. Transferência e posicionamento na cadeira sanitária
3.2.4.1. Com a colaboração do utente
3.2.5. Esvaziamento dos sacos coletores de urina com válvula
3.2.5.1. Cuidados de manuseamento
3.2.6. Outros dispositivos de apoio à eliminação fisiológica - noções básicas: algalias,
sondas vesicais, sondas rectais, sacos de urostomia, sacos de nefrostomia, sacos
de colostomia

4. Produtos de eliminação vesical e intestinal
4.1. Urina: características, alterações e sinais de alerta
4.2. Fezes: características, alterações e sinais de alerta

5. O âmbito de intervenção do/a Auxiliar de Saúde
5.1. Tarefas a executar sob a supervisão direta de um enfermeiro
5.2. Tarefas a executar sozinho/a, sob orientação e supervisão de um enfermeiro
 
Trabalho de grupo  Módulo 5
Enquadramento e objetivos
           Os trabalhos de pesquisa propostos enquadram-se  nos conteúdos do módulo 5 - Cuidados na higiene, conforto e eliminação -  de HSCG.
       Pretende-se que os alunos tomem  conhecimento das  técnicas de apoio à higiene e conforto na cama ao utente que necessita de ajuda total, auxiliando o Enfermeiro na prestação de cuidados de higiene e conforto;

Temas
    Os trabalhos devem fazer referência aos aspetos específicos, em linha com o programa  do módulo. Enunciam-se, a seguir,  os conteúdos dos  três   trabalhos  propostos e os aspetos de desenvolvimento obrigatório em cada  grupo de trabalho.

 Grupo 1
2.5. A técnica do banho(20 %)
2.5.1. Banho na cama
2.5.2. Banho no chuveiro/banheira
2.5.3. Banho na cadeira de banho assistido
2.5.4. Banho na maca banheira

Grupo2
2.6. Técnicas de substituição de roupas de cama e macas ocupadas
2.7. Técnicas de vestir e despir o utente
2.11. A colaboração em cuidados de higiene a utentes com sistemas de soros, drenagens,
tubagens e/ou outros dispositivos

Grupo 3
2.8. Materiais e equipamentos de higiene e conforto
2.9. Produtos de higiene e conforto: características e aplicação
2.10. Outros cuidados básicos de higiene e apresentação
2.10.1. Cabelo
2.10.2. Unhas
2.10.3. Barba
2.10.4. Higiene oral
Metodologia
Grupos de trabalho
·         São constituídos grupos de trabalho  de 3 elementos.
·         A apresentação à turma deve ser coordenada entre os elementos do grupo.
Apresentação do tema, na sala de aula, trabalhado pelo grupo.
·   Cada grupo apresentará o tema, focando os aspetos obrigatórios, na sala de aula. Os elementos do grupo devem organizar-se de modo a que o tema seja apresentado de forma sintética, de acordo com um encadeamento lógico, sem haver repetições de assuntos.
·   Cada tema será apresentado em  50 minutos ou mais, se necessário . Cada aluno deverá intervir no mínimo durante5 a 10 minutos. O grupo deverá prever algum tempo para debate.
·   A apresentação será valorizada se recorrer a tecnologias da informação (computadores, videoprojector, powerpoint, etc.) e der ênfase à demonstração  e prática de técnicas.
·   Na apresentação não é permitida a leitura de textos longos. Deve ser suportada, sobretudo, em imagem.
·   O grupo, se pretender distribuir material escrito à turma, deve apresentar esse material à docente da disciplina com a antecedência necessária para ser corrigido, se necessário, e copiado.  Critérios de avaliação

O trabalho vale 20% da classificação total. A classificação será obtida pela média aritmética  da classificação obtida no material produzido pelo grupo e na apresentação individual.

 

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