2º As - 2014/15

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domingo, 3 de fevereiro de 2013

Relatório Nº57


Relatório Nº57

Lição nº109 e 110                                                                                 1/02/2013
Sumário: Sistematização dos conteúdos a incluir na prova sumativa
                Conclusão do estudo da rotulagem e  armazenagem de substâncias perigosas
             Medidas de prevenção e atuação no âmbito de S.H.S.T.: planos de Emergência


   Nesta aula a professora começou por rever os pontos essenciais para estudarmos para o teste a realizar na aula seguinte. A professora referiu alguns conceitos que temos que saber tais como:
·         Perigo ¹Risco
·         Higiene, Segurança e trabalho
·         Doenças profissionais
·         Etc…
     De seguida a professora terminou de nos apresentar o power point iniciado na aula anterior que falava: sobre o que devem conter as fichas de segurança de um produto (figura1); das medidas de proteção e prevenção (figura 2); das regras de armazenamento(Figura 3) e dos primeiros socorros a prestar em caso de entrar em contacto com a pele, inalação, ingestão e contacto com os olhos (Figura 4).



Figura 1 Ficha de Segurança de um Produto
Figura 2 Medidas de Proteção e Prevenção
Figura 3 Regras de Armazenamento de um produto



                      Figura 4 Primeiros Socorros a prestar em casos diferentes

      Falámos sobre o que é um plano de evacuação para que serve, quais as razões que    levam  a que se faça um plano de evacuação, que aspetos temos de ter em conta para realizar um plano de emergência.
     De seguida falámos sobre o trabalho que teremos de realizar em grupo no dia 6/2/2013   que consiste  em identificar   os locais de risco na escola, visto que teremos de saber interpretar e cumprir um plano de evacuação nos nossos locais de trabalho.
  No trabalho teremos de  sinalizar nas plantas do edifício atribuído a cada grupo :
     ·          extintores
     ·          mangueiras com ampulhetas
     ·          quadros elétricos
     ·         outra sinaléticas de incêndios(mantas)
     ·         as salas de aula , anexos e outros espaços específicos
Teremos ainda de localizaras fontes de energia nos espaços exteriores e identificar outras fontes de risco nesses espaços e recolher dados sobre os aspetos físicos e humanos da instituição:
Instituição:
Tipo de Estabelecimento
Grau de Ensino Lecionado
Horário Limite de ocupação

      
Nº de Professores

Nº de funcionários

Nº de Alunos

Nº de Turmas


      O final a professora fez-nos uma visita guiada ao bloco onde estávamos a ter aula, para observarmos o plano de emergência e o material de segurança de incêndio existente no bloco.
     Conclusão. Conseguimos cumprir o que estava previsto. A aula foi esclarecedora, a meu ver, acerca de Planos de Emergência e trabalhos de Grupo.


Diana Cachola Nº11 1ºAS

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