2º As - 2014/15

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terça-feira, 12 de maio de 2015

Relatório nº 85_11ºAno_2014/2015

Lições 167 e 168
11/05/2015
Sumário: Prova de Avaliação Sumativa




Teste de Avaliação

Escola Secundária Afonso Lopes Vieira
Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde
                                            Higiene, Segurança e Cuidados Gerais – 11.ºano Prof._______
Lescola  Ficha de Avaliação – Módulo 6           Data _/__/_                E. Ed.________Lescola
              Nome: ____________________________________________________________________Nº_____

                            Classificação_________________                                                   Prof: Teresa cunha pereira










Grupo I
1-    Leia o seguinte excerto retirado de: http://www.cuidardeidosos.com.br/o-cuidador-de-idosos/
Apesar dos esforços despendidos para garantir uma velhice cada vez mais ativa e saudável, a maioria dos idosos experimenta alguma fragilidade nessa fase da vida, vindo a precisar de ajuda, de cuidadores. Embora legalmente esta obrigação seja dos filhos, cônjuge, familiares, isso nem sempre ocorre e ou é possível, porque…”
1.1   O texto refere a necessidade de existirem cuidadores de idosos.
1.1.1          Indique a que tipo de cuidadores se refere o texto.(5)
R:
1.1.2           Denomine o outro tipo de cuidador como o desempenhado por um técnico auxiliar de saúde.(5)
          R:
1.1.3          Complete o texto apresentando dois motivos justificativos da responsabilidade de cuidador não poder ser feita pela família.(10)
          R:

          1.2  É uma evidência que o aumento do envelhecimento em Portugal contribuirá para o aumento do número de       pessoas em risco acrescido de dependência, quer esta seja transitória ou instalada, pelo que essas pessoas                        necessitarão de cuidados específicos adequados e integrados.
Imagine-se cuidador de um idoso, parcialmente dependente, na residência desse idoso. Faça uma listagem de pelo menos 10 competências a desempenhar para que o idoso tenha direito ao bem-estar físico e emocional, participe na sua autonomia/ independência com o conforto e higiene a que tem direito.(20)      
           R: 

1.3  A tendência de envelhecimento demográfico no nosso país mantem-se. Indique as duas causas principais deste facto.(10)
R:

2.   Analise os dados a seguir indicados, retirados de um estudo cujo título principal é : “Órfãos Geriatras”.

“O presente estudo propõe-se comparar a depressão e os sentimentos de solidão segundo o contexto habitacional dos idosos (em Instituições ou na Comunidade) e outras variáveis sociodemográficas. Trata-se de um estudo comparativo entre 2 grupos de indivíduos idosos: 40 idosos institucionalizados e 40 idosos não institucionalizados (…)A maioria dos idosos resiste à ideia de deixar a sua casa, mesmo face a uma realidade de declínio físico e incapacidade para viver de forma independente, sendo sentida como uma perda de identidade, é o seu espaço que fica para trás. Quando procuramos avaliar os sentimentos de solidão experimentados pelos idosos institucionalizados em relação com os dos idosos não institucionalizados constatamos que os valores encontrados permitem inferir que os sentimentos de solidão variam significativamente em função do contexto habitacional do idoso; foram os idosos que viviam em Instituições que apresentaram mais sentimentos de solidão. Os idosos parecem “suportar” melhor as condições de vida próprias do envelhecimento quando têm junto de si pessoas afetivamente significativas. No entanto muitas vezes são deixados ao isolamento, quer por familiares, quer por amigos e isso reflete-se nos seus elevados sentimentos de solidão.”

     2.1.1  Indique qual dos grupos de idosos, que participou no estudo, apresentou mais sentimentos de solidão. (5)
                          R:

         2.1.2                   Selecione a frase que melhor justifica  a resposta dada à questão anterior.(5)
     - Os idosos “suportam” melhor as condições de vida próprias do envelhecimento quando estão institucionalizados.
   - Os idosos “suportam” melhor as condições de vida próprias do envelhecimento quando têm junto de si pessoas               afetivamente significativas          
       2.1.3      Enumere três fatores que podem causar a solidão sentida pelos idosos.(9)
                         R:

 3.            Os apoios Sociais e Programas para Idosos é um conjunto de respostas de apoio social para pessoas idosas, que têm como objetivos promover a autonomia, a integração social e a saúde.
 3.1 Enumere seis tipos desses apoios e  ou  programas para idosos abordados nos trabalhos feitos nas aulas.(12)
               R:

3.2Indique, para cada um dos objetivos a seguir apresentados, um tipo oferta de apoio social diferente que tenha como meta desenvolvê-lo(8)
Reforçar as competências e capacidades das famílias e de outros cuidadores ___________________________________________________________________
Contribuir para retardar ou evitar ao máximo o internamento em instituições.______________________________________________________
Acolher durante a noite pessoas com autonomia.__________________________
 Proporcionar serviços permanentes e adequados à problemática biopsicossocial das pessoas                              idosas._________________________________________________

   4-As quedas são as situações mais comuns no idoso e que provocam uma maior morbilidade.
   4.1-Indique 5 causas referentes a situações físicas do doente, relacionadas com o processo de envelhecimento que              sejam mais responsáveis pelas quedas dos idoso. (10)
     R:

    4.2-Escreva 5 regras a ter em conta para garantir um ambiente mais seguro, para o idoso na sua residência. (10)
     R:

   5- O quadro a seguir apresenta o modelo de ingestão alimentar de um idoso.


    5.1. Indique quantas refeições diárias deve fazer um idoso.(5)
     R.
    5,2- Indique a principal diferença entre os alimentos a consumir ao almoço e ao jantar.(5)
    R:
   5.3- Os intervalos entre refeições no idoso não devem ser  superiores a 3h30m-4h00 e o jejum noturno      não superior a 10h. Faça um horário adequado  para servir as refeições diárias num lar.(10)
   R:

5.3- Assinale com um V ou F cada uma das afirmações a seguir indicadas(18)
1-    Deve-se acompanhar ou finalizar as refeições com infusões digestivas (tília, hipericão, funcho, limonete), bem açucaradas para o idoso as beber e ficar hidratado.
2-    Não se deve bater com varinha mágica os vegetais, picar a carne ou ralar as frutas para dar ao idoso com dificuldade em mastigar,  pois perdem qualidades nutritivas.
3-    Os alimentos devem conter sal de forma a tornar os alimentos apetitosos, pois o sentido do gosto do idoso está diminuído.
4-    Deve-se preferir alimentos frescos ou congelados em vez de processados e conservas (fumeiros);
5-    Deve-se utilizar pouca gordura (cozidos e grelhados ou assados no forno em vez de fritos ou refogados).
6-    A apresentação do prato ao idoso que come comida fraturada não é muito importante.
7-    As refeições devem ser  pouco volumosas, completas, equilibradas e variadas, servidas deforma agradável e à temperatura adequada, e fáceis de digerir.
8-    Na confeção e preparação da comida numa residência de idosos é  igual para todos os utentes.

9-    É aconselhável a utilização de ervas aromáticas na confeção dos variados pratos,porque o seu sabor ajuda a reduzir a quantidade de sal a utilizar.

6-Envelhecer é diferente de adoecer. O envelhecimento “normal” (senescência) inclui eventos “normais”/naturais que ocorrem através do tempo e que levam a um declínio funcional, aumentando a nossa vulnerabilidade e a probabilidade de ficarmos doentes.
6.1-Indique três formas de minimizar as “perdas” relacionadas com o envelhecimento que devem fazer parte do investimento pessoal em idades mais precoces.(9)
R:

6.2-Entre as alterações normais do envelhecimento podem ser citadas as seguintes:
 (Complete os espaços em branco de forma a tornar todas as afirmações verdadeiras)
a.    A pele perde a elasticidade e fica _________ fina, sua ______ e produz menos sebo. Por isso é comum que ela fique mais ________, ________, e________, sendo mais fácil coçar e mais fácil abrir feridas com pequenos traumas; (5)
b.    O andar fica _______ lento, a flexibilidade e os reflexos ________, tornando mais fáceis as ______ e mais difícil proteger-se delas.(3)
c.     A saliva ________, os movimentos de deglutição são _______ lentos; é mais _______ engasgar-se e sentir a boca ressecada e a saliva grossa; (3)
d.     O sistema imunológico, que defende o indivíduo contra infeções, é ______ ativo, e o idoso normal tem uma suscetibilidade _______ a algumas infeções como pneumonia e tuberculose; (2)
e.     O sistema de adaptação de pressão arterial e temperatura também muda, sendo comuns: a deficiência na ________ ao calor ou frio intenso; a _______ de febre nas infeções; as ________ de pressão arterial em mudanças rápidas de posição e a má adaptação da pressão arterial a perdas de ______ (desidratação); (4)
f.      O conteúdo de ________ dos ossos, a massa e força muscular ________; (2)
g.    O cérebro ________ de tamanho, porém preserva as suas funções, como capacidade de aprender e memória; existe uma _______ de memória em idades muito avançadas, mais relacionadas à falta de estímulo e atividade do que à incapacidade de lembrar; mantendo o estímulo e a atividade ______, os idosos ________a capacidade de exercer as suas funções intelectuais habituais com agilidade e experiência.(4)
h.     O coração pode bater mais ________, mesmo em situações em que deveria acelerar, e diminui sua capacidade de ________ ao "stress"; (2)
i.       Há uma ________ da capacidade do pulmão ventilar e da ________ de tossir; (2)
j.       Os rins _______ a sua reserva funcional, tornando-se mais _________ aos medicamentos; (2)
k.     O sono altera-se, sendo comum o idoso dormir _____ à noite, e ter períodos de _________ (cochilos) durante o dia, principalmente quando não tem atividade nenhuma.(2)

7  Foi realizada uma palestra para os alunos do curso TAS relacionada com um tipo de doenças que se desenvolvem mais na pessoa idosa.
7.1 Indique o título da palestra em questão.(4)
R:
7.2- Indique todas as doenças abordadas na palestra.(4)
R:

7.3- Cite  cinco doenças de entre as doenças mais comuns no envelhecimento, não abordadas na palestra. (5)
R:





















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