2º As - 2014/15

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segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Relatório nº50

Lição nº 103 e 104                                    31/01/2014

Sumário: Entrega e correção da prova de avaliação.

No ínicio da aula a professora ditou o sumário para os alunos. De seguida, realizou-se a correção da prova de avaliação cuja proposta de correção se apresenta a vermelho a seguir a cada questão


1.                 Para que o paciente acamado possa ter um melhor bem-estar e conforto, é necessário que se tenha vários cuidados com a higiene do mesmo.
A higiene refere-se às práticas que promovem a saúde através da limpeza
pessoal. É incentivada por atividades como banho, a escovação dos dentes, a
limpeza e a manutenção das unhas dos pés e das mãos, a lavagem dos cabelos
e o pentear-se. (TIMBY, 2001).
1.1 Ordene os passos a seguir apresentados, referentes ao banho no leito de um acamado, por ordem cronológica de ação (escreva o nº de ordenação atrás da letra)(14)
A.   Lavar os cabelos 5
B.   Lavar os olhos do paciente do ângulo externo para o interno 6
C.   Colocar a toalha de banho sob um dos braços do paciente e lavá-lo no sentido do punho para as axilas em movimentos longo 7
D.   Colocar a roupa da cama, por ordem inversa de utilização, no espaldar da cadeira, a fronha na cadeira e o pijama por cima 3
E.    Colocar a toalha de banho e arrastadeira sob o paciente 11
F.     Fazer a higiene íntima do paciente 12
G.   Lavar o tórax e abdómen; 8
H.   Lavar as pernas fazendo movimentos passivos nas articulações, massagear as proeminências ósseas 9
I.        Vestir  o pijama 14
J.      Trocar a roupa de cama 13
K.   Recolocar o travesseiro e deixá-lo em posição confortável 14
L.    Colocar o biombo  1
M.  Desprender a roupa de cama, retirar a colcha, o cobertor, o travesseiro e o pijama, deixando-o protegido com o lençol 2
N.   Colocar o lava cabeças sob a cabeça 4
O.   Flexionar o joelho do paciente e lavar os pés, secando bem entre os dedos 10

1.2-Procedimento a seguir é feito com o paciente em posição de Fowler e com a cabeça lateralizada;
- proteger o tórax com a toalha de rosto;
- colocar a cuba-rim sob a bochecha;
- solicitar para que abra a boca ou abri-la com auxílio da espátula;
- utilizar a escova com movimentos da raiz em direção à extremidade dos dentes;
- fazer cerca de 6 a 10 movimentos em cada superfície dental, com pressão constante da escova;
 - repetir esse movimento na superfície vestibular e lingual, tracionando a língua com espátula protegida com gaze, s/n;
1.2.1- Indique como se consegue a posição de Fowler numa cama articulada.(6)
R: Podemos manipular o comando da cama, colocando esta com a parte da cabeceira da cama levantada, de forma, o paciente ficar sentado e fletir as pernas do paciente para não escorregar.
1.1.2- Selecione das seguintes opções aquela que respeita ao tipo de paciente a que o procedimento diz respeito(8)
- paciente com pouca limitação
- paciente entubado
- paciente inconsciente
-paciente totalmente dependente
Lavar cabelo no leito1.3 Os cuidados básicos dos cabelos incluem: observar, lavar, escovar, pentear e cortar. Num paciente acamado, muitas vezes, o cabelo tem que ser lavado no leito quando não existe material adequado para o fazer de outra forma. Observe o esquema ao lado que indica uma técnica a que muitas vezes tem que se recorrer.
1.3.1 Selecione a situação em que é mais provável recorrer a esta técnica(8)
- Utente acamado que vive num lar
- Utente acamado de uma unidade de cuidados continuados
- Utente acamado num hospital
- Utente acamado na sua residência
1.3.2 Faça a relação do material necessário que o técnico auxiliar de saúde (TAS) precisa para lavar a cabeça nesta situação.(10)
R: Nesta situação os TAS precisam: água tépida, jarro, plástico em forma de funil, toalha, shampoo, amaciador, pente ou escova, luvas de procedimento, avental impermeável, balde para recolher água, secador de cabelo.

1.3.3 Indique o tipo de banho mais apropriado para lavar a cabeça se o utente puder deambular ou sentar-se numa cadeira de banho assistido.(6)
R: Banho no chuveiro
2.             Os objetivos da higiene oral centram-se na necessidade de manter a boca limpa e húmida, ajudar a conservar os dentes e mucosa oral, remover restos alimentares, massajar as gengivas, estimular a circulação e prevenir complicações. Apresentam-se a seguir dois procedimentos a executar com diferentes estados do utente/paciente.


Paciente A Parcialmente dependente
Paciente B Totalmente dependente
1.     Colocar água no copo descartável
2.     Colocar toalha sobre o tórax
3.     Oferecer o material de escovação, ajudando-o se necessário
4.     Oferecer a água para bochechar várias vezes
5.     Colocar cuba rim sobre o queixo para receber a água utilizada
6.     Oferecer toalha
7.     Caso seja necessário, instruí-lo a maneira correta de escovação de dentes e língua
1.     Montar material de aspiração (sonda de aspiração e conexões do vácuo) S/N
2.     Colocar água no copo descartável
3.     Colocar toalha sobre o tórax
4.     Humedecer a escova ou espátula envolvida em gaze com água e solução dentifrícia
5.     Não colocar qualquer tipo de líquido na cavidade oral, pois existe risco de aspiração
6.     Escovar os dentes com movimentos circulares e gengivas
7.     Limpar a mucosa oral e o palato
8.     Lavar a língua usando espátula
9.     Lubrificar os lábios se estiverem ressecados
2.1 Complete a tabela identificando cada tipo de paciente.(10)
2.2 Faça a lista do material necessário para o paciente A para fazer a higiene oral.(10)
O material necessário é: copo descartável, água, escova dos dentes, pasta dos dentes, antisético oral, cuba-rim, vaselina, toalha, fio dental, impermeável protetor da cama.
2.3           Identifique o produto mais usual para utilizar no ponto 9 do paciente B.(6)
R: O produto mais usual é a vaselina pura.
3.     Os idosos apresentam dificuldades na eliminação de fezes e urina podendo sofrer de incontinência fecal e/ou urinária
3.1 Preencha, adequadamente os espaços em branco da seguinte frase. (8)
A incontinência fecal significa a impossibilidade de controlar a evacuação das fezes por redução ou por desaparecimento das capacidades contrácteis do esfincter anal.
 3.2 A ostomia é uma abertura realizada cirurgicamente para exteriorizar uma parte do intestino na parede do abdómen, por onde passam a ser eliminadas as fezes ou urina.
3.2.1 Distinga os três tipos de ostomias estudados (colostomia, ileostomia e urostomia)(9)
R: A ostomia é uma abertura realizada cirurgicamente para exteriorizar uma parte do intestino, feita na parede do abdómen por onde passam a ser eliminadas as fezes e a urina. Se essa abertura for feita para exteriorizar o cólon denomina-se colostomia, se for para exteriorizar o ileo (parte do intestino delgado) denomina-se ileostomia e se for para eliminar a urina (por falta de bexiga ou uretra) denomina-se urostomia.
3.3  Um utente poderá necessitar de utilizar uma arrastadeira e/ou um urinol devido ao facto de o doente não conseguir caminhar até à casa de banho.(14)
Classifique as seguintes afirmações de falsas (F) ou verdadeiras (V).
- Quando o doente está acamado não é tão importante que urine e evacue regularmente. Falso
- As arrastadeiras e urinóis reutilizáveis precisam de ser desinfetados. Verdadeiro
- Os homens utilizam a arrastadeira para evacuar mas preferem, geralmente, utilizar um urinol para urinar. Verdadeiro
- um utente acamado deve ingerir menos água para urinar menos. Falso
- Para colocar a arrastadeira a um paciente deve-se colocá-lo sempre em decúbito lateral. Falso
- Os doentes com incontinência fecal ou urinária devem ser imediatamente limpos e enxutos. Verdadeiro
-  Existem bolsas coletoras de urina discretas que são fixadas na cintura dos pacientes sob a roupa. Verdadeiro
http://img.alibaba.com/photo/515999438/One_Piece_Urostomy_Bag.jpg3.4 Faça a legenda na figura do material apresentado a seguir(14)

  A               B                  C                   D                E                  F                        G
A – arrastadeira
B – arrastadeira pediátrica
C – arrastadeira em bico de pato
D – urinol
E – Bacio alto
F – Saco coletor
G – Máquina de desinfeção de material
3.4       https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEimCiPGKlzv9zsTUGNIFhA70KpD6tIV0u204bL-qH8zaH-mvbyrOFUuCMvAFCamfB6RJmPuvxWdpEr3coq1DgC50M559BiOIqbyRV9sldsO54rT0xSqF4WOcXrtPYZ0J7QEp5M_kaXlvTk3/s1600/Enema.gifEm determinadas situações é necessário administrar clisteres ou enemas aos doentes acamados.
3.4.1-                    Indique em que consiste esta técnica.(10)
R: Esta técnica consiste na inserção de um tubo/cateter no reto, através do ânus, para administrar uma solução que amolece as fezes e permite a defecação. O saco onde se coloca a solução deve ficar em plano superior ao doente para que a mesma entre por gravidade.
3.4.2-                    As Regras gerais para a administração de clisteres são as seguintes:
- Compreender a finalidade e a temperatura tipo, quantidade e adequado prescrito clister.
- Purgar o circuito completo para impedir a entrada de ar para dentro do reto.
- Administrar a solução lentamente, às vezes beliscar  
- Quando todo o líquido tiver sido introduzido, ou quando o paciente já não pode a sonda é removida.
- O paciente deve ser encorajado a manter, tanto quanto possível. Quando se trata de um clister de retenção de tempo recomendado é de pelo menos 30 min. Quando se trata de limpeza enema o tempo recomendado é de 5 a 10 min.
3.4.2.1 Indique qual o posicionamento adequado do paciente para:
a) Ser administrado o clister(6)
R: Decúbito lateral
b) manter o clister o tempo adequado sem evacuar(6)
R: Decúbito dorsal
4- Em certas situações, há doenças que obrigam à permanência na cama por semanas ou meses. Este acamamento envolve alguns riscos e obriga a cuidados especiais, de modo a prevenir as complicações inerentes a uma relativa imobilidade do corpo.
4.1 Indique duas necessidades básicas fundamentais, estudadas no módulo 5, que a que o paciente tem direito.(8) Higiene e conforto e eliminação.
4.2 Apresente 3 regras a ter em conta no que respeita às roupas da cama.(12)
R: A roupa deve ficar esticada, roupa limpa, roupa com prega de conforto, quantidade adequada.
4.           Imagine que ficava responsável pelo apoio de um idoso seu familiar que apresenta sinais de incontinência
5.            Selecione a opção que menos concorda em cada uma das seguintes situações (7x5=35)
5.1Como é que enfrenta o problema de incontinência do um familiar idoso?
- Deixo-o ficar de dia e de noite com fraldas de forma a evitar estar sempre a lavar roupa.
- Dou ao meu familiar idoso roupas que sejam simples de despir quando vai ao WC
- Supervisiono-o enquanto ele se limpa ou se lava depois de utilizar o WC.
5.2. O que fez ao ambiente de casa para que o acesso ao WC fosse mais fácil?
-  Não fiz nada porque é  difícil fazer modificações em casa.
-  Marquei o acesso e a porta do WC para esta poder ser reconhecida pelo familiar.
- Assegurei-me de que existia suficiente iluminação e corrimões no caminho para o WC.
5.3. Como fez para que as roupas do seu familiar idoso promovam a continência?
•Não fiz nada – deixo-o apenas com as suas roupas normais.
•Dei-lhe roupas que são fáceis de vestir quando vai ao banheiro.
•De acordo com as suas necessidades, adaptei-lhe as calças com um fecho de velcro e providenciei roupa alternativo que é mais fácil de vestir.
5.4. Alterou/adaptou de alguma forma a dieta do seu familiar idoso com o intuito de promover a continência?
- Não o deixo beber nada depois das 17 horas de forma a reduzir a probabilidade de ele se molhar à noite.
- Cortei com as bebidas com gás e com o café.
- Cortei com bebidas com cafeína uma vez que são diuréticas, mas não na quantidade do líquido ingerido e aumentei a quantidade de fibras ingeridas de forma a minimizar o risco de ter prisão de ventre.
5.5. Como lida com as reações emocionais do seu familiar idoso face à sua incontinência?
-  não mostra reação, como tal, não tenho que lidar com nada.
- Apoio-o e consolo-o, quando ele se aborrece.
- Garanto que é algo que juntos iremos enfrentar, que não é nada que me deixe embaraçado ou que me faça gostar menos dele.

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