2º As - 2014/15

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segunda-feira, 4 de novembro de 2013

relatório nº 23_11ºano

Lições nº 45 e 46                                                                                                                06/11/2013

      Sumário: Avaliação prática de limpezas de pisos com/sem matéria orgânica.
      Treino da técnica dos dois baldes.


     Nesta aula começamos por falar como e quais seriam as maneiras pelas quais a professora nos ia avaliar na prática.


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ESCOLA SECUNDÁRIA AFONSO LOPES VIERA
CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE
Higiene Segurança e Cuidados Gerais         Ano Letivo: 2012/13 


Módulo 4: Prevenção e controlo da infeção na higienização de roupas, espaços, materiais e equipamentos
Nome__________________________________________________________em __/__/__
Princípios básicos para a limpeza e desinfecção de superfícies em serviços de saúde
Avaliação prática
Os princípios básicos para a limpeza e desinfeção de superfícies em serviços de saúde são a seguir descritos
ƒ. Proceder à frequente higienização das mãos.
ƒ. Não utilizar adornos (anéis, pulseiras, relógios, colares, piercing, brincos) durante o período de trabalho.
ƒ. Manter os cabelos presos e arrumados e unhas limpas, aparadas e sem esmalte.
ƒ. Os profissionais do sexo masculino devem manter os cabelos curtos e barba feita.
ƒ. O uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) deve ser apropriado para a atividade a ser exercida.
ƒ. Nunca varrer superfícies a seco, pois esse ato favorece a dispersão de microrganismos que são veiculados pelas partículas de pó. Utilizar a varredura húmida, que pode ser realizada com mops ou rodo e panos de limpeza de pisos.
ƒ. Para a limpeza de pisos, devem ser seguidas as técnicas de varredura húmida, ensaboar, enxaguar e secar.
ƒ. O uso de desinfetantes ficam reservados apenas para as superfícies que contenham matéria orgânica ou indicação do Serviço de Controle de Infeção Hospitalar (SCIH).
ƒ. Todos os produtos utilizados devem estar devidamente registrados ou notificados na Agência  Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
ƒ. A responsabilidade do Serviço de Limpeza e Desinfecção de Superfícies em Serviços de Saúde na escolha e aquisições dos produtos  de limpeza deve ser realizada conjuntamente pelo Setor de Compras e Hotelaria Hospitalar (SCIH).
ƒ. Deve-se utilizar um sistema compatível entre equipamento e produto de limpeza e desinfeção de superfícies (apresentação do produto, diluição e aplicação).
ƒ. O profissional de limpeza sempre deverá certificar se os produtos de higiene, como sabonete e papel toalha e outros são suficientes para atender às necessidades do setor.
ƒ. Cada setor deverá ter a quantidade necessária de equipamentos e materiais para limpeza e desinfeção de superfícies.
ƒ. Para pacientes em isolamento de contato, recomenda-se exclusividade no kit de limpeza e desinfeção de superfícies. Utilizar, preferencialmente, pano de limpeza descartável.
ƒ. O sucesso das atividades de limpeza e desinfeção de superfícies depende da garantia e disponibilização de panos ou cabeleiras alvejados e limpeza das soluções dos baldes, bem como de todos equipamentos de trabalho.
ƒ. Os panos de limpeza de piso e panos de mobília devem ser preferencialmente encaminhados à lavandaria para processamento ou lavados manualmente no expurgo.
ƒ. Os discos das enceradeiras devem ser lavados e deixados em suporte para facilitar a secagem e evitar mau cheiro proporcionado pela humidade.
ƒ. Todos os equipamentos deverão ser limpos a cada término da jornada de trabalho.
ƒ. Sempre sinalizar os corredores, deixando um lado livre para o trânsito de pessoal, enquanto se procede à limpeza do outro lado. Utilizar placas sinalizadoras e manter os materiais organizados, a fim de evitar acidentes e poluição visual.
ƒ. A frequência de limpeza das superfícies pode ser estabelecida para cada serviço, de acordo com o protocolo da instituição.
 A seguir apresentam-se os parâmetros que terá de demonstrar na limpeza e desinfeção de algumas superfícies e equipamentos sobre as quais vai ser avaliado
1- Preparar unidade para a lavagem
 - Realizar a remoção de migalhas, papéis, cabelos e outros resíduos presentes;
- Fechar com dois nós os sacos de resíduos (lixo), recolhê-los e depositá-los no saco maior do carrinho de limpeza, recolher jornais e revistas;
- recolher a roupa suja em saco plástico e encaminhá-la para lavandaria,
2-Mobiliário e Equipamentos:
- Proceder a prévia desocupação da parte interna do mobiliário (em caso de medicamentos, antisséticos, soros e produtos para saúde, solicitar ao pessoal de enfermagem que os retire e higienize);
-  Limpar a parte interna do móvel com um pano ou esponja humedecidos com solução de detergente, sempre com movimentos únicos de trás para frente;
- Retirar os resíduos do detergente com pano humedecido com água limpa;
-  Enxugar com pano limpo e seco;
- Friccionar as superfícies internas com compressa ou pano humedecido com álcool a 70%;
-  Aplicar a técnica na higienização das superfícies do mobiliário e equipamentos, incluindo os telefones, aplicando movimentos de cima para baixo nas laterais e aplicando a técnica na higienização dos equipamentos:
1) Passar o pano ou compressa sempre limpo, humedecido com álcool a 70%, friccionando as superfícies;
2) Caso os mobiliários e equipamentos  seapresentem sujos, deve-se passar o pano com detergente, enxaguar com o pano humedecido com água limpa e secar antes de friccionar as superfícies com álcool a 70%.
22) Recolocar o mobiliário ao local apropriado;

3- Limpeza do chão
-  Encher os baldes pela metade, um com solução de detergente e outro com água limpa, trocando ou repondo esses líquidos sempre que estiverem sujos.
- passar pano húmido com água e sabão no chão, enxaguar com água limpa  e secar com pano limpo e seco;

4- Fazer a higienização na presença de Matéria Orgânica no piso.
 Retirar a matéria orgânica com pano ou papel deitando no de resíduos infetantes.
♦ Lavar com água e sabão e secar
♦Aplicar o desinfetante (hipoclorito de sódio)
♦Após tempo de ação, remover desinfetante da área (tempo de ação: 10 minutos)
♦Limpar com água e sabão o restante da área
5-  Lavar a sanita, na seguinte sequência:
- descarregar o autoclismo;
- lavar o exterior da sanita e enxaguá-la, incluindo o assento;
- colocar um pouco de detergente e esfregar o interior da sanita com a escova específica, inclusive a área sob a borda;
- enxaguar toda a superfície exterior da sanita e o assento e secar com pano limpo;
- descarregar o autoclismo de novo
6-  Desinfeção de maçanetas e visores:
- Retirar as luvas, lavar as mãos e, por fim, desinfetar os visores e maçanetas das portas, friccionando suas superfícies com álcool a 70%;
7-  Finalização:
33) Repor os produtos de higiene pessoal (sabão líquido, papel toalha e papel higiênico).
Atenção: os recipientes do sabão líquido devem ser lavados internamente pelo menos uma vez por semana;
 
No resto da aula passamos para a avaliação prática na qual fizemos várias coisas tais como:

Fig.1 - Começamos por recolher o papeis e lixos maiores que
estiverem no chão com a pinça.


Fig. 2 - Depois com um pano recolhemos os resíduos orgânicos
caso estes existam no quarto, de seguida colocar o desinfetante
e deixar atuar durante 10 minutos e por fim limpar com a esfregona
para acabar de limpar o chão onde esteve presente matéria orgânica.




Fig. 3 - Limpar com a mop o lixo restante que estiver no chão.


Fig. 4 - Com a pá e a vassoura recolhemos o lixo que é recolhido pela mop.


Fig. 5 - Retirar o saco do lixo do balde.



Fig. 6 - Quando retiramos o saco do balde temos que fazer o nó no saco mas colocando as pontas deste viradas para dentro para não haver perigo de contaminação.









Fig. 7 - De seguida pegamos na esfregona e vamos molha-la no balde que contém água com detergente e esprememos um pouco a esfregona não a deixando totalmente seca.

Fig. 8 - Com a esfregona já molhada e espremida, vamos passar
à limpeza do chão.


Fig. 9 - de seguida vamos acabar de espremer a água existente na esfregona e voltamos a molha-la, mas desta vez é no balde de água limpa, e voltamos a espreme-la um pouco.

Fig. 10 - Voltamos a limpar o chão com a esfregona para
remover todos os resíduos de detergente que existem no chão. 


Fig. 11 - Voltamos a espremer a esfregona, lavamos novamente
no balde de água limpa e passamos a secagem do chão.




Fig. 12 - Com um rodo fazemos o passo seguinte que é a secagem do chão.












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