Sumário: Avaliação prática de limpezas de pisos com/sem matéria orgânica.
Treino da técnica dos dois baldes.
Nesta aula começamos por falar como e quais seriam as maneiras pelas quais a professora nos ia avaliar na prática.
ESCOLA SECUNDÁRIA AFONSO LOPES VIERA
CURSO
PROFISSIONAL DE TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE
Higiene Segurança e Cuidados Gerais Ano Letivo: 2012/13
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Módulo 4: Prevenção e
controlo da infeção na higienização de roupas, espaços, materiais e equipamentos
Nome__________________________________________________________em __/__/__
Princípios
básicos para a limpeza e desinfecção de superfícies em serviços de saúde
Avaliação
prática
Os princípios básicos para a limpeza e
desinfeção de superfícies em serviços de saúde são a seguir descritos
. Proceder à frequente
higienização das mãos.
. Não utilizar adornos
(anéis, pulseiras, relógios, colares, piercing, brincos) durante o período de
trabalho.
. Manter os cabelos
presos e arrumados e unhas limpas, aparadas e sem esmalte.
. Os profissionais do
sexo masculino devem manter os cabelos curtos e barba feita.
. O uso de Equipamento
de Proteção Individual (EPI) deve ser apropriado para a atividade a ser
exercida.
. Nunca varrer
superfícies a seco, pois esse ato favorece a dispersão de microrganismos que
são veiculados pelas partículas de pó. Utilizar a varredura húmida, que pode
ser realizada com mops ou rodo e panos de limpeza de pisos.
. Para a limpeza de
pisos, devem ser seguidas as técnicas de varredura húmida, ensaboar, enxaguar e
secar.
. O uso de
desinfetantes ficam reservados apenas para as superfícies que contenham matéria
orgânica ou indicação do Serviço de Controle de Infeção Hospitalar (SCIH).
. Todos os produtos
utilizados devem estar devidamente registrados ou notificados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
. A responsabilidade do
Serviço de Limpeza e Desinfecção de Superfícies em Serviços de Saúde na escolha
e aquisições dos produtos de limpeza
deve ser realizada conjuntamente pelo Setor de Compras e Hotelaria Hospitalar
(SCIH).
. Deve-se utilizar um
sistema compatível entre equipamento e produto de limpeza e desinfeção de
superfícies (apresentação do produto, diluição e aplicação).
. O profissional de
limpeza sempre deverá certificar se os produtos de higiene, como sabonete e
papel toalha e outros são suficientes para atender às necessidades do setor.
. Cada setor deverá ter
a quantidade necessária de equipamentos e materiais para limpeza e desinfeção
de superfícies.
. Para pacientes em
isolamento de contato, recomenda-se exclusividade no kit de limpeza e
desinfeção de superfícies. Utilizar, preferencialmente, pano de limpeza
descartável.
. O sucesso das
atividades de limpeza e desinfeção de superfícies depende da garantia e
disponibilização de panos ou cabeleiras alvejados e limpeza das soluções dos
baldes, bem como de todos equipamentos de trabalho.
. Os panos de limpeza
de piso e panos de mobília devem ser preferencialmente encaminhados à
lavandaria para processamento ou lavados manualmente no expurgo.
. Os discos das
enceradeiras devem ser lavados e deixados em suporte para facilitar a secagem e
evitar mau cheiro proporcionado pela humidade.
. Todos os equipamentos
deverão ser limpos a cada término da jornada de trabalho.
. Sempre sinalizar os
corredores, deixando um lado livre para o trânsito de pessoal, enquanto se
procede à limpeza do outro lado. Utilizar placas sinalizadoras e manter os
materiais organizados, a fim de evitar acidentes e poluição visual.
. A frequência de
limpeza das superfícies pode ser estabelecida para cada serviço, de acordo com
o protocolo da instituição.
A seguir apresentam-se os parâmetros que terá
de demonstrar na limpeza e desinfeção de algumas superfícies e equipamentos sobre
as quais vai ser avaliado
1- Preparar unidade para a lavagem
-
Realizar a remoção de migalhas, papéis, cabelos e outros resíduos presentes;
- Fechar com dois nós
os sacos de resíduos (lixo), recolhê-los e depositá-los no saco maior do
carrinho de limpeza, recolher jornais e revistas;
- recolher
a roupa suja em saco plástico e encaminhá-la para lavandaria,
2-Mobiliário
e Equipamentos:
-
Proceder a prévia desocupação da parte interna do mobiliário (em caso de
medicamentos, antisséticos, soros e produtos para saúde, solicitar ao pessoal
de enfermagem que os retire e higienize);
- Limpar a parte interna do móvel com um pano
ou esponja humedecidos com solução de detergente, sempre com movimentos únicos
de trás para frente;
-
Retirar os resíduos do detergente com pano humedecido com água limpa;
- Enxugar com pano limpo e seco;
-
Friccionar as superfícies internas com compressa ou pano humedecido com álcool
a 70%;
- Aplicar a técnica na higienização das
superfícies do mobiliário e equipamentos, incluindo os telefones, aplicando
movimentos de cima para baixo nas laterais e aplicando a técnica na
higienização dos equipamentos:
1) Passar o pano ou compressa sempre limpo,
humedecido com álcool a 70%, friccionando as superfícies;
2) Caso os mobiliários e equipamentos seapresentem sujos, deve-se passar o pano com
detergente, enxaguar com o pano humedecido com água limpa e secar antes de
friccionar as superfícies com álcool a 70%.
22) Recolocar o mobiliário ao local apropriado;
3- Limpeza do chão
- Encher os baldes pela metade, um com solução
de detergente e outro com água limpa, trocando ou repondo esses líquidos sempre
que estiverem sujos.
- passar
pano húmido com água e sabão no chão, enxaguar com
água limpa e secar com pano
limpo e seco;
4- Fazer a higienização na presença de Matéria Orgânica no piso.
Retirar a matéria orgânica com pano ou papel
deitando no de resíduos infetantes.
♦ Lavar com água e sabão
e secar
♦Aplicar o desinfetante (hipoclorito
de sódio)
♦Após tempo de ação,
remover desinfetante da área (tempo de ação: 10 minutos)
♦Limpar com água e sabão
o restante da área
5- Lavar a sanita, na seguinte sequência:
- descarregar o autoclismo;
- lavar o exterior da sanita e enxaguá-la,
incluindo o assento;
- colocar um pouco de detergente e
esfregar o interior da sanita com a escova específica, inclusive a área sob a
borda;
- enxaguar toda a superfície exterior da
sanita e o assento e secar com pano limpo;
- descarregar o autoclismo de novo
6- Desinfeção de maçanetas e visores:
-
Retirar as luvas, lavar as mãos e, por fim, desinfetar os visores e maçanetas
das portas, friccionando suas superfícies com álcool a 70%;
7- Finalização:
33) Repor os produtos de higiene pessoal (sabão líquido,
papel toalha e papel higiênico).
Atenção: os recipientes do sabão líquido devem ser
lavados internamente pelo menos uma vez por semana;
No resto da aula passamos para a avaliação prática na qual fizemos várias coisas tais como:
Fig.1 - Começamos por recolher o papeis e lixos maiores que estiverem no chão com a pinça. |
Fig. 3 - Limpar com a mop o lixo restante que estiver no chão. |
Fig. 4 - Com a pá e a vassoura recolhemos o lixo que é recolhido pela mop. |
Fig. 5 - Retirar o saco do lixo do balde. |
Fig. 6 - Quando retiramos o saco do balde temos que fazer o nó no saco mas colocando as pontas deste viradas para dentro para não haver perigo de contaminação. |
Fig. 7 - De seguida pegamos na esfregona e vamos molha-la no balde que contém água com detergente e esprememos um pouco a esfregona não a deixando totalmente seca. |
Fig. 8 - Com a esfregona já molhada e espremida, vamos passar
à limpeza do chão.
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Fig. 9 - de seguida vamos acabar de espremer a água existente na esfregona e voltamos a molha-la, mas desta vez é no balde de água limpa, e voltamos a espreme-la um pouco. |
Fig. 10 - Voltamos a limpar o chão com a esfregona para remover todos os resíduos de detergente que existem no chão. |
Fig. 11 - Voltamos a espremer a esfregona, lavamos novamente no balde de água limpa e passamos a secagem do chão. |
Fig. 12 - Com um rodo fazemos o passo seguinte que é a secagem do chão. |
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