2º As - 2014/15

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terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Relatório n° 62_11°ano_2014/2015

Lição nº 121 e 122
20-02-2015
Sumário: Provra escrita de avaliação sumativa. 


             Escola Secundária Afonso Lopes Vieira
Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde
Higiene, Segurança e Cuidados Gerais – 11.ºano Prof. Teresa Cunha Pereira 

Ficha de  Avaliação – Módulo 5            Data _/__/__                            
E. Ed._________________
Nome: _____________________________________________________    Nº_____   Classificação_________________
  




Grupo I
1-Para Virgínia HENDERSON existem 14 necessidades fundamentais que são comuns a todos os indivíduos:

         a.      Divertir-se ou participar em atividades recreativas;
         b.      Aprender; descobrir ou satisfazer a curiosidade que leve ao desenvolvimento normal e à saúde.
          c.       Respirar normalmente;
          d.      Comer e beber adequadamente;
          e.      Eliminar os resíduos corporais;
          f.        Movimentar-se e manter uma postura correcta;
          g.      Dormir e repousar;
           h.      Vestir-se e despir-se (selecionando roupas adequadas);
           i.        Manter a temperatura do corpo dentro dos limites normais, adaptando a roupa e modificando o ambiente;
          j.        Manter o corpo limpo, cuidando e protegendo a pele;
          k.       Evitar perigos ambientais e impedir que prejudiquem outros;
          l.        Comunicar com os seus semelhantes;
          m.    Prestar culto de acordo com a sua fé (agir de acordo com as suas crenças e valores);
          n.      Trabalhar de forma a ter uma sensação de realização;
 




1.1 Selecione aquelas que são consideradas necessidades fisiológicas.(8)
R:

1.2Neste módulo foram abordadas, com mais profundidade, algumas  dessas necessidades Identifique-as.(6)
R:


2.A realização da limpeza da unidade requer conhecimentos básicos de assepsia e uso de técnica adequada, visando evitar a disseminação de microrganismos e a contaminação ambiental. Assim, o profissional responsável por essa tarefa deve ater-se a algumas medidas de extrema importância:
2.1  Indique os EPI geralmente utilizados para esta tarefa.(6)
R:

2.2  Indique o equipamento que geralmente faz parte de uma unidade do utente.(8)
R:

2.3Descreva , por passos, como fazer a limpeza de uma mesinha de cabeceira.(10)
R:


      3.      É mais fácil fazer uma cama quando ela não está ocupada. Manter a cama feita e limpa ajuda a que o acamado se sinta mais confortável. Lençóis limpos e devidamente esticados evitam a formação de escaras.
        3.1  Ordene os pontos do procedimento a seguir de acordo com a ordem correta.(12)

        a.      - Retirar a roupa usada, retirar as luvas, e esticar os lençóis limpos, prendendo-os e fazendo os cantos; 
       b.      - Substituir o lençol de baixo,  lençol móvel , pela roupa limpa; 
       c.   - Virar o paciente para o lado pronto,
       d.    - Colocar a fronha no travesseiro, acomodando o paciente; 
       e.     - Colocar a roupa na mesa de cabeceira; 
       f.      - Explicar o que se vai fazer ao paciente; 
       g.     - Colocar o hamper próximo a cama; 
       h.     - Desprender a roupa do leito;
       i.      - Colocar o travesseiro sem fronha na mesa de cabeceira; 
       j.    - Colocar o paciente em decúbito lateral protegido com o lençol de cima; 
k      .        - Enrolar  o lençol móvel e lençol de baixo separadamente, até  ao meio da cama e sob o corpo do paciente; 
       l.        Recompor a unidade.



        3.2  Indique a que tipo de cama se refere o procedimento.(5)
R:


        3.3  A lavagem das mãos é um procedimento indispensável no trabalho de um TAS
Indique quando deveria lavar as mãos no procedimento acima descrito.(6)
R:

         4.      A seguir apresentam-se os diferentes tipos de banho
4.1- Faça a correspondência adequada(8)

1- Aspersão
- usado para pacientes acamados em repouso absoluto
2- Imersão
- jogando pequenas porções de água sobre o corpo
3- Ablução
- banho de chuveiro
4-No leito
-banho na banheira
  

4.2. Ordene os passos a seguir indicados de forma a descrever a ordem por que se devem fazer os procedimentos.(17)
-          Lavar a cabeça
-          Fazer a higiene oral
-          Lavar a face
-          Fazer higiene íntima
-          Lavar os membros superiores
-          Lavar os membros inferiores
-          Lavar os olhos
-          Vestir o paciente
-          Lavar o dorso
-          Retirar a roupa suja e desprezá-la no hamper
-          Proteger a unidade do paciente com biombos
-          Lavar os olhos
-          Fechar as portas e janelas
-          Oferecer a arrastadeira ao paciente
-          Recompor a unidade do paciente, colocando tudo no lugar
-          Desentalar a roupa da cama
-          Despir a parte de cima do pijama

4.3. Indique o tipo de banho a que os passos dizem respeito.(5)
R:

4.4- Faça uma listagem do material necessário para realizar  o procedimento a que se refere
a  pergunta 4.2(8)


Grupo II
1.    
   

      1.      Os idosos apresentam dificuldades na eliminação de fezes e urina podendo sofrer de incontinência fecal e/ou urinária, necessitando de ajuda na eliminação.
  1.1.   Na maioria das vezes, um adulto que usa uma fralda pode precisar de ajuda na sua mudança. Pode haver casos em que a pessoa pode ficar acamada. Assim, torna-se ainda mais evidente que um cuidador precisará de saber como o fazer.
Em primeiro lugar, e antes de começar a mudar a fralda deve reunir o material necessário.


1.1.1.Faça uma listagem desse material(10)
R:

1.1.2.Indique , para além da substituição da fralda suja pela limpa,  que outro procedimento é necessário realizar.(5)
R:
 



2.       Preencha, adequadamente os espaços em branco da seguinte frase. (6)
A ___________  _________é a perda__________ da urina.Pode manifestar-se em qualquer idade, mas as causas tendem a ser ______ dependendo desta. A incidência global da incontinência urinária ________ progressivamente com a _______.


         3.      Um utente poderá necessitar de utilizar uma arrastadeira e/ou um urinol devido ao facto de o doente não conseguir caminhar até à casa de banho
3.1. Classifique as seguintes afirmações de falsas (F) ou verdadeiras (V).(8)

- Quando o doente está acamado não é tão importante que urine e evacue regularmente para evitar ter que ser “trocado” muitas vezes
- As arrastadeiras e urinóis reutilizáveis precisam de ser desinfetados.
-Geralmente em cada enfermaria há uma arrastadeira e um urinol para todos os doentes.
- Os homens utilizam a arrastadeira para evacuar mas preferem, geralmente, utilizar um urinol para urinar.
- Um utente acamado deve ingerir menos água para urinar menos.
- Para colocar a arrastadeira a um paciente deve-se colocá-lo sempre em decúbito lateral. 
- Os doentes com incontinência fecal ou urinária devem ser imediatamente limpos e enxutos.
-  Existem bolsas coletoras de urina discretas que são fixadas na cintura dos pacientes sob a roupa.


3.2 Faça a legenda na figura do material apresentado a seguir(7)


A)                 B)                C)       D)        E)       F)                        G)

          
      
   3.3. Indique duas situações de higiene e conforto diferentes em que pode ser utilizado o material legendado com A.(6)
R:

   3.4  Em determinadas situações é necessário administrar clisteres ou enemas aos doentes acamados.


3.4.1- Indique em que consiste esta técnica.(6) 
R:
 







3.4.2- As Regras gerais para a administração de clisteres são as seguintes:
          - Compreender a finalidade e a temperatura tipo, quantidade e adequado prescrito clister.
          - Purgar o circuito completo para impedir a entrada de ar para dentro do reto.
         - Administrar a solução lentamente, às vezes beliscar 
         - Quando todo o líquido tiver sido introduzido, ou quando o paciente já não pode a sonda é removida.
         - O paciente deve ser encorajado a manter, tanto quanto possível. Quando se trata de um clister de retenção de tempo recomendado é de pelo menos 30 min. Quando se trata de limpeza enema o tempo recomendado é de 5 a 10 min.


3.4.2.1 Indique qual o posicionamento adequado do paciente para:
a) Ser administrado o clister(3)
R:
b) manter o clister o tempo adequado sem evacuar(3)
R:
4- Em certas situações, há doenças que obrigam à permanência na cama por semanas ou meses. Este acamamento envolve alguns riscos e obriga a cuidados especiais, de modo a prevenir as complicações inerentes a uma relativa imobilidade do corpo.




4.1 Indique duas necessidades básicas fundamentais, estudadas no módulo 5, que a que o paciente tem direito.(6)
4.2 Apresente 3 regras a ter em conta no que respeita às roupas da cama.(9)
R:



. A ostomia é uma abertura realizada cirurgicamente para exteriorizar uma parte do intestino na parede do abdómen, por onde passam a ser eliminadas as fezes ou urina.
5.1  Distinga os três tipos de ostomias estudados (colostomia, ileostomia e urostomia)(6)
R:

.2 A seguir apresenta-se parte de um procedimento para os cuidados a ter na substituição de um saco de colostomia.

§ Reunir todo material na bandeja e colocar no carro de curativo.
§ Realizar a higienização das mãos.
§ Levar o carro de curativo ao quarto do paciente.
§ Explicar o procedimento ao paciente.
§ Promover a privacidade do paciente colocando biombo e/ou fechando a porta do quarto.
§ Colocar o paciente em decúbito dorsal ou de pé (caso a bolsa anterior seja retirado durante o banho pelo próprio paciente).
§ Calçar as luvas de procedimento.
§ Colocar as gazes não estéreis e o copo descartável com água morna sobre o carrinho.
§ Esvaziar a bolsa se houver fezes,  na arrastadeira ou vaso sanitário.
§ Remover a bolsa coletora, descolando uma pequena parte do adesivo na parte superior. Ancorando a pele com gaze húmida descolar suavemente o adesivo e a barreira protetora de cima para baixo.
§Limpar cuidadosamente com a gaze h umedecida na água a pele ao redor as bordas e o próprio estoma removendo todo resíduo de fezes.
§ Secar toda área da pele ao redor do estoma.
§ Aparar os pelos utilizando a tesoura, se necessário.
§ Medir o estoma com escala de medição de estoma ou fazer um molde, colocando o acetato sobre o estoma e desenhando seu contorno.
§ Remover o plástico protetor da barreira da bolsa, se houver.
§ Desenhar o molde da medida do estoma sobre o papel protetor da barreira.
§ Puxar a bolsa afastando-a da barreira e recortar a barreira de acordo com o desenho do molde.
§ Retirar o papel que protege a barreira.
§ Ajustá-la ao estoma, segurando-a pela borda da barreira ou do adesivo, se houver, com a abertura voltada para baixo ou em sentido diagonal …

5.2.1. Faça a listagem do material necessário para a realização deste procedimento.(10)

5.2.2. Identifique o material a seguir apresentado relacionado com estomias.(3)
 



 


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