20-02-2015
Sumário: Provra escrita de avaliação sumativa.
Curso Profissional Técnico Auxiliar de
Saúde
Higiene, Segurança e Cuidados Gerais –
11.ºano Prof. Teresa Cunha Pereira
Ficha de Avaliação – Módulo 5 Data _/__/__
E. Ed._________________
|
Nome:
_____________________________________________________ Nº_____
Classificação_________________
|
Grupo I
1-Para
Virgínia HENDERSON existem 14 necessidades fundamentais que são
comuns a todos os indivíduos:
a.
Divertir-se
ou participar em atividades recreativas;
b.
Aprender;
descobrir ou satisfazer a curiosidade que leve ao desenvolvimento normal e à
saúde.
c.
Respirar
normalmente;
d.
Comer
e beber adequadamente;
e.
Eliminar os
resíduos corporais;
f.
Movimentar-se
e manter uma postura correcta;
g.
Dormir e
repousar;
h.
Vestir-se e
despir-se (selecionando roupas adequadas);
i.
Manter a
temperatura do corpo dentro dos limites normais, adaptando a roupa e
modificando o ambiente;
j.
Manter o
corpo limpo, cuidando e protegendo a pele;
k.
Evitar
perigos ambientais e impedir que prejudiquem outros;
l.
Comunicar
com os seus semelhantes;
m.
Prestar
culto de acordo com a sua fé (agir de acordo com as suas crenças e valores);
n.
Trabalhar de
forma a ter uma sensação de realização;
1.1 Selecione aquelas que são consideradas necessidades fisiológicas.(8)
R:
1.2Neste módulo foram abordadas,
com mais profundidade, algumas dessas
necessidades Identifique-as.(6)
R:
2.A realização da limpeza da
unidade requer conhecimentos básicos de assepsia e uso de técnica adequada,
visando evitar a disseminação de microrganismos e a contaminação ambiental.
Assim, o profissional responsável por essa tarefa deve ater-se a algumas
medidas de extrema importância:
2.1 Indique os EPI geralmente utilizados para esta
tarefa.(6)
R:
2.2 Indique o equipamento que geralmente faz parte de uma unidade do
utente.(8)
R:
2.3Descreva , por
passos, como fazer a limpeza de uma mesinha de cabeceira.(10)
R:
3.
É mais fácil fazer uma cama quando ela
não está ocupada. Manter a cama feita e limpa ajuda a que o acamado se sinta
mais confortável. Lençóis limpos e devidamente esticados evitam a formação de
escaras.
3.1 Ordene os
pontos do procedimento a seguir de acordo com a ordem correta.(12)
a.
- Retirar a
roupa usada, retirar as luvas, e esticar os lençóis limpos, prendendo-os e
fazendo os cantos;
b.
- Substituir
o lençol de baixo, lençol móvel , pela
roupa limpa;
c.
- Virar o paciente para o lado pronto,
d.
- Colocar a
fronha no travesseiro, acomodando o paciente;
e.
- Colocar a
roupa na mesa de cabeceira;
f.
- Explicar o
que se vai fazer ao paciente;
g.
- Colocar o hamper próximo a cama;
h.
- Desprender a roupa do leito;
i.
- Colocar o
travesseiro sem fronha na mesa de cabeceira;
j.
- Colocar o
paciente em decúbito lateral protegido com o lençol de cima;
k .
- Enrolar
o lençol móvel e lençol de baixo separadamente, até ao meio da cama e sob o corpo do
paciente;
l.
Recompor a unidade.
3.2 Indique a que tipo de cama se refere o procedimento.(5)
R:
3.3 A lavagem das mãos é um procedimento
indispensável no trabalho de um TAS
Indique quando deveria lavar as mãos no procedimento acima descrito.(6)
R:
4.
A seguir apresentam-se os diferentes
tipos de banho
4.1- Faça a correspondência adequada(8)
1- Aspersão
|
- usado para pacientes acamados em repouso
absoluto
|
2- Imersão
|
- jogando
pequenas porções de água sobre o corpo
|
3- Ablução
|
- banho de chuveiro
|
4-No leito
|
-banho na banheira
|
4.2.
Ordene os passos a seguir indicados
de forma a descrever a ordem por que se devem fazer os procedimentos.(17)
-
Lavar a cabeça
-
Fazer a higiene oral
-
Lavar a face
-
Fazer
higiene íntima
-
Lavar os membros superiores
-
Lavar os membros inferiores
-
Lavar os olhos
-
Vestir o
paciente
-
Lavar o dorso
-
Retirar a
roupa suja e desprezá-la no hamper
-
Proteger a
unidade do paciente com biombos
-
Lavar os olhos
-
Fechar as
portas e janelas
-
Oferecer a arrastadeira
ao paciente
-
Recompor a
unidade do paciente, colocando tudo no lugar
-
Desentalar a
roupa da cama
-
Despir a
parte de cima do pijama
4.3. Indique o tipo de banho a que os
passos dizem respeito.(5)
R:
4.4-
Faça uma listagem do material necessário para realizar o procedimento a que se refere
a
pergunta 4.2(8)
Grupo II
1.
1.
Os idosos
apresentam dificuldades na eliminação de fezes e urina podendo sofrer de
incontinência fecal e/ou urinária, necessitando de ajuda na eliminação.
1.1.
Na maioria
das vezes, um adulto que usa uma fralda pode precisar de ajuda na sua mudança.
Pode haver casos em que a pessoa pode ficar acamada. Assim, torna-se ainda mais
evidente que um cuidador precisará de saber como o fazer.
Em primeiro lugar, e antes de começar a mudar a fralda deve reunir o material necessário.
Em primeiro lugar, e antes de começar a mudar a fralda deve reunir o material necessário.
1.1.1.Faça uma listagem desse material(10)
R:
1.1.2.Indique , para além da substituição da fralda suja pela
limpa, que outro procedimento é
necessário realizar.(5)
R:
2.
Preencha, adequadamente os espaços em branco
da seguinte frase. (6)
A ___________ _________é a
perda__________ da urina.Pode manifestar-se em qualquer idade, mas as causas tendem a ser ______
dependendo desta. A incidência global da incontinência urinária ________
progressivamente com a _______.
3.
Um utente poderá necessitar de utilizar uma arrastadeira e/ou um urinol
devido ao facto de o doente não conseguir caminhar até à casa de banho
3.1. Classifique
as seguintes afirmações de falsas (F) ou verdadeiras (V).(8)
- Quando o
doente está acamado não é tão importante que urine e evacue regularmente para
evitar ter que ser “trocado” muitas vezes
- As
arrastadeiras e urinóis reutilizáveis precisam de ser desinfetados.
-Geralmente em
cada enfermaria há uma arrastadeira e um urinol para todos os doentes.
- Os homens
utilizam a arrastadeira para evacuar mas preferem, geralmente, utilizar um
urinol para urinar.
- Um utente
acamado deve ingerir menos água para urinar menos.
- Para colocar a
arrastadeira a um paciente deve-se colocá-lo sempre em decúbito lateral.
- Os doentes com
incontinência fecal ou urinária devem ser imediatamente limpos e enxutos.
- Existem bolsas coletoras de urina
discretas que são fixadas na cintura dos pacientes sob a roupa.
A) B) C) D) E) F) G)
3.3. Indique duas situações de higiene e conforto diferentes em que pode
ser utilizado o material legendado com A.(6)
R:
R:
3.4.2- As Regras gerais
para a administração de clisteres são as seguintes:
- Compreender a finalidade e a
temperatura tipo, quantidade e adequado prescrito clister.
- Purgar o circuito completo para
impedir a entrada de ar para dentro do reto.
- Administrar a solução
lentamente, às vezes beliscar
- Quando todo o líquido tiver
sido introduzido, ou quando o paciente já não pode a sonda é removida.
- O paciente deve ser encorajado
a manter, tanto quanto possível. Quando se trata de um clister de retenção de
tempo recomendado é de pelo menos 30 min. Quando se trata de limpeza enema o
tempo recomendado é de 5 a 10 min.
3.4.2.1 Indique qual o posicionamento adequado do
paciente para:
a) Ser
administrado o clister(3)
R:
b) manter o
clister o tempo adequado sem evacuar(3)
R:
4- Em certas situações, há doenças que obrigam à permanência na cama por
semanas ou meses. Este acamamento envolve alguns riscos e obriga a cuidados
especiais, de modo a prevenir as complicações inerentes a uma relativa
imobilidade do corpo.
4.1 Indique duas necessidades básicas fundamentais, estudadas no módulo
5, que a que o paciente tem direito.(6)
4.2 Apresente 3 regras a ter em conta no que respeita às roupas da cama.(9)
R:
. A ostomia é uma abertura realizada cirurgicamente para exteriorizar uma
parte do intestino na parede do abdómen, por onde passam a ser eliminadas as
fezes ou urina.
5.1 Distinga os
três tipos de ostomias estudados (colostomia, ileostomia e urostomia)(6)
R:
.2 A seguir apresenta-se parte de um procedimento para os
cuidados a ter na substituição de um saco de colostomia.
§ Reunir todo material na bandeja e colocar no
carro de curativo.
§ Realizar a higienização das mãos.
§ Levar o carro de curativo ao quarto do paciente.
§ Explicar o procedimento ao paciente.
§ Realizar a higienização das mãos.
§ Levar o carro de curativo ao quarto do paciente.
§ Explicar o procedimento ao paciente.
§ Promover a privacidade do paciente colocando
biombo e/ou fechando a porta do quarto.
§ Colocar o paciente em decúbito dorsal ou de pé (caso a bolsa anterior seja retirado durante o banho pelo próprio paciente).
§ Calçar as luvas de procedimento.
§ Colocar as gazes não estéreis e o copo descartável com água morna sobre o carrinho.
§ Esvaziar a bolsa se houver fezes, na arrastadeira ou vaso sanitário.
§ Remover a bolsa coletora, descolando uma pequena parte do adesivo na parte superior. Ancorando a pele com gaze húmida descolar suavemente o adesivo e a barreira protetora de cima para baixo.
§Limpar cuidadosamente com a gaze h umedecida na água a pele ao redor as bordas e o próprio estoma removendo todo resíduo de fezes.
§ Secar toda área da pele ao redor do estoma.
§ Aparar os pelos utilizando a tesoura, se necessário.
§ Medir o estoma com escala de medição de estoma ou fazer um molde, colocando o acetato sobre o estoma e desenhando seu contorno.
§ Remover o plástico protetor da barreira da bolsa, se houver.
§ Desenhar o molde da medida do estoma sobre o papel protetor da barreira.
§ Puxar a bolsa afastando-a da barreira e recortar a barreira de acordo com o desenho do molde.
§ Colocar o paciente em decúbito dorsal ou de pé (caso a bolsa anterior seja retirado durante o banho pelo próprio paciente).
§ Calçar as luvas de procedimento.
§ Colocar as gazes não estéreis e o copo descartável com água morna sobre o carrinho.
§ Esvaziar a bolsa se houver fezes, na arrastadeira ou vaso sanitário.
§ Remover a bolsa coletora, descolando uma pequena parte do adesivo na parte superior. Ancorando a pele com gaze húmida descolar suavemente o adesivo e a barreira protetora de cima para baixo.
§Limpar cuidadosamente com a gaze h umedecida na água a pele ao redor as bordas e o próprio estoma removendo todo resíduo de fezes.
§ Secar toda área da pele ao redor do estoma.
§ Aparar os pelos utilizando a tesoura, se necessário.
§ Medir o estoma com escala de medição de estoma ou fazer um molde, colocando o acetato sobre o estoma e desenhando seu contorno.
§ Remover o plástico protetor da barreira da bolsa, se houver.
§ Desenhar o molde da medida do estoma sobre o papel protetor da barreira.
§ Puxar a bolsa afastando-a da barreira e recortar a barreira de acordo com o desenho do molde.
§ Retirar o papel que protege a barreira.
§ Ajustá-la ao estoma, segurando-a pela borda da barreira ou do adesivo, se houver, com a abertura voltada para baixo ou em sentido diagonal …
§ Ajustá-la ao estoma, segurando-a pela borda da barreira ou do adesivo, se houver, com a abertura voltada para baixo ou em sentido diagonal …
5.2.1. Faça a
listagem do material necessário para a realização deste procedimento.(10)
5.2.2. Identifique
o material a seguir apresentado relacionado com estomias.(3)
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