2º As - 2014/15

2º As - 2014/15

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Relatório nº 47_11°ano_2014/2015

Lição 91 e 92
16/01/2015

Sumário: Aula prática de higiene e conforto ao utente acamado.
                 Prática de limpeza da unidade de utente.

Começamos a aula por analisar as seguintes fichas sobre os procedimentos no banho da cama e limpeza da unidade do utente.

Lescola              Escola Secundária Afonso Lopes Vieira
         Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde

Higiene, Segurança e Cuidados Gerais – 11.ºano

Módulo 5:– Cuidados na higiene, conforto e eliminação   Ano letivo 2014/15     Procedimentos no banho na Cama
1. Colocar o biombo
2. Fechas janelas e portas 
3. Desocupar a mesa de cabeceira 
4. Desprender a roupa de cama, retirar a colcha, o cobertor, o travesseiro e a camisola, deixando-o protegido com o lençol 
5. Baixar a cabeceira da cama caso seja possível 
6. Colocar o travesseiro sobre o ombro
7. Tapar os ouvidos 
8. Colocar a bacia sob a cabeça 
9. Lavar os cabelos
10. Fazer higiene oral 
11. Calcar as luvas de procedimento 
12. Molhar as luvas de banho retirando o excesso de água 
13. Lavar os olhos do paciente do ângulo interno 
14. Lavar os olhos do paciente do ângulo interno para o externo 
15. Utilizar água limpa para lavar cada olho
16. Ensaboar pouco e secar com a toalha de rosto
17. Colocar a toalha de banho sob um dos braços do paciente e lavá-lo no sentido do punho para as axilas em movimentos longos
18. Enxaguar e secar com a toalha de banho
19. Repetir a operação com o outro braço 
20. Colocar a toalha de banho sobre o tórax do paciente, cobrindo-o até a região púbica 
21. Com uma das mãos, pendurar a toalha e com a outra lavar o tórax e abdómen;
22. Enxaguar, secar e cobri-lo com o lençol 
23. Lavar as pernas fazendo movimentos passivos nas articulações, massagear as proeminências ósseas 
24. Flexionar o joelho do paciente e lavar os pés, secando bem entre os dedos
25. Colocar o paciente em decúbito lateral, com as costas voltadas para o profissional, protegendo-a com toalha, lavar, enxugar e secar 
26. Fazer massagem de conforto 
27. Colocar o paciente em posição dorsal 
28. Colocar a toalha de banho e comadre sob o paciente
29. Oferecer a luva de banho para que o paciente possa fazer sua higiene íntima (se tiver limitações, calçar a luva e fazer a higiene para o paciente)
30. Lavar as mãos 
31. Vestir a camisola 
32. Trocar a roupa de cama 
33. Recolocar o travesseiro e deixá-lo em posição confortável




              Escola Secundária Afonso Lopes Vieir
 Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde

Higiene, Segurança e Cuidados Gerais – 11.ºano

Módulo 5:– Cuidados na higiene, conforto e eliminação-     Ano letivo 2014/15               
1- Preparar unidade para a lavagem
 - Realizar a remoção de migalhas, papéis, cabelos e outros resíduos presentes;
- Fechar com dois nós os sacos de resíduos (lixo), recolhê-los e depositá-los no saco maior do carrinho de limpeza, recolher jornais e revistas;
- recolher a roupa suja em saco plástico e encaminhá-la para lavandaria,
- Limpeza de móveis
- retirar o pó dos móveis com pano húmido. Secar com pano seco e limpo;
2-Mobiliário e Equipamentos:
- Proceder a prévia desocupação da parte interna do mobiliário (em caso de medicamentos, antisséticos, soros e produtos para saúde, solicitar ao pessoal de enfermagem que os retire e higienize);
-  Limpar a parte interna do móvel com um pano ou esponja humedecidos com solução de detergente, sempre com movimentos únicos de trás para frente;
- Retirar os resíduos do detergente com pano humedecido com água limpa;
-  Enxugar com pano limpo e seco;
- Friccionar as superfícies internas com compressa ou pano humedecido com álcool a 70%;
-  Aplicar a técnica na higienização das superfícies do mobiliário (ver 21), aplicando movimentos de cima para baixo nas laterais;
- Aplicar a técnica na higienização dos equipamentos, incluindo os telefones;
1) Passar o pano ou compressa sempre limpo, humedecido com álcool a 70%, friccionando as superfícies;
2) Caso os mobiliários e equipamentos  seapresentem sujos, deve-se passar o pano com detergente, enxaguar com o pano umedecido com água limpa e secar antes de friccionar as superfícies com álcool a 70%.
22) Recolocar o mobiliário ao local apropriado;
3- Limpeza do chão
-  Encher os baldes pela metade, um com solução de detergente e outro com água limpa, trocando ou repondo esses líquidos sempre que estiverem sujos.
- passar pano húmido com água e sabão no chão, depois, secar com pano limpo e seco;
4- Fazer a higienização na presença de Matéria Orgânica no piso.
 Retirar a matéria orgânica com pano ou papel deitando no de resíduos infetantes.
Lavar com água e sabão e secar
Aplicar o desinfetante (hipoclorito de sódio)
Após tempo de ação, remover desinfetante da área (tempo de ação: 10 minutos)
Limpar com água e sabão o restante da área
5-  Lavar a sanita, na seguinte sequência:
- descarregar o autoclismo;
- lavar o exterior da sanita e enxaguá-la, incluindo o assento;
- colocar um pouco de detergente e esfregar o interior da sanita com a escova específica, inclusive a área sob a borda;
- enxaguar toda a superfície exterior da sanita e o assento e secar com pano limpo;
- descarregar o autoclismo de novo
6-  Desinfecção de maçanetas e visores:
- Retirar as luvas, lavar as mãos e, por fim, desinfetar os visores e maçanetas das portas, friccionando suas superfícies com álcool a 70%;
7-  Finalização:
33) Repor os produtos de higiene pessoal (sabão líquido, papel toalha e papel higiênico).
Atenção: os recipientes do sabão líquido devem ser lavados internamente pelo menos uma vez por semana;

Na segunda parte da aula fizemos a parte prática de limpeza da unidade do utente.



Fig.1- Carrinho funcional                                 Fig.2- Gases para os olhos e para o corpo





Fig.3- fazer a cama ocupada  Fig.4- Troca do saco do lixo

A aula correu bem e cumprimos tudo aquilo que estava previsto no sumário.

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