2º As - 2014/15

2º As - 2014/15

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

relatório 11_11ªano_2º AS

Lições Nº 21 e 22                                                                                                                 07/10/2013
                                                                                                                                       
    Sumario:  Limpeza e higienizar de instalações/superfícies no poste mortem e de instalações/superfícies em unidades especificas: UCI, bloco operatório e unidades de isolamento;
                   Realização de uma ficha de trabalho sobre o assunto supracitado.


A professora iniciou a aula com a abertura da lição e de seguida ditou o sumário aos alunos.
Durante a distribuição da ficha de trabalho a professora ia explicando o que esta continha dando alguns exemplos de como é feita a higienização terminal numa unidade de cuidados de saúde. De seguida, passou a dar uma explicação mais aprofundada e com o auxilio da ficha de trabalho, de como é realizada a higienizarão de um quarto  com limpeza terminal.
Após a explicação da professora, os alunos organizaram-se em grupos e iniciaram a realização da ficha de trabalho.


http://users.prof2000.pt/esalv/Imagens/LogoESALV.jpgESCOLA SECUNDÁRIA AFONSO LOPES VIERIRA
CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE
Higiene Segurança e Cuidados Gerais                 
 Ano Letivo: 2012/13 
M4: Prevenção e controlo da infeção na higienização de roupas, espaços, materiais e equipamentos
 A limpeza e higienização de instalações/ superfícies no post mortem
 A limpeza e higienização de instalações/ superfícies em unidades/ serviços específicos: cuidados intensivos, bloco operatório, unidades de isolamento.

Lê o texto com atenção e responde às questões apresentadas no final.
A limpeza e higienização de instalações/ superfícies no post mortem consiste sempre numa limpeza terminal
Nas áreas críticas e semicríticas, a limpeza é sempre húmida e deve ser realizada utilizando pano húmido e rodo ou esfregão do MOP. Varrer com vassouras é proibida, pois levanta pó e bactérias que estão depositadas no piso. A higienização destas áreas deve ser realizada cuidadosamente, devido à gravidade do estado do paciente.
. Nas Salas Cirúrgicas, a limpeza terminal deve ser realizada ao término da programação cirúrgica diária; nos finais de semana, impreterivelmente, todo o Centro Cirúrgico deve ser lavado de forma rigorosa.
Deve-se realizar higienização (desinfecção e/ou limpeza) no leito, quando possível, e sempre na ADMISSÃO e após ALTA ou ÓBITO.

A-    COMO PROCEDER NAS SALAS CIRÚRGICAS/bloco operatório
1· Recolher todo RESÍDUO INFETANTE;
2· Desinfetar prontamente com SOLUÇÃO DESINFETANTE as áreas com matéria orgânica do paciente (mesa cirúrgica, piso, foco de luz e demais superfícies atingidas), antes de secarem.
3. Descontaminação e/ou Desinfecção
O BALDE AZUL BALDE VERMELHO, ambos devem conter desinfetante.

B-     NAS UNIDADE DE CUIDADOS INTENSIVOS – UCI e NAS UNIDADES DE TRATAMENTO DE QUEIMADOS – UTQ
A higienização destas áreas deve ser realizada cuidadosamente, devido à gravidade do estado do paciente.
É importante ressaltar que os filtros dos aparelhos de ar-condicionado provenientes de sala de isolamento, quando descartados, devem ser considerados como resíduos infetantes.

C-    COMO PROCEDER NAS UNIDADES DE ISOLAMENTO
A desinfecção de superfícies das unidades de isolamento deve ser realizada após a sua limpeza. Os desinfetantes com potencial para desinfecção de superfícies incluem aqueles à base de cloro, álcoois, alguns fenóis e alguns iodóforos e o quaternário de amônio. Sabe-se que o vírus da influenza sazonal é inativado pelo álcool a 70% e pelo cloro. Portanto, preconiza-se a limpeza das superfícies do isolamento com detergente neutro seguida da desinfecção com uma destas soluções desinfetantes.
No caso da superfície apresentar matéria orgânica visível deve-se inicialmente proceder à retirada do excesso com papel/tecido absorvente e posteriormente realizar a limpeza e desinfecção desta. Ressalta-se a necessidade da adoção das medidas de precaução.
 No processamento da roupa não é preciso adotar um ciclo de lavagem especial para as roupas provenientes desses pacientes, podendo ser seguido o mesmo processo estabelecido para as roupas provenientes de outros pacientes em geral. Ressaltam-se as seguintes orientações:
• Na retirada da roupa suja deve haver o mínimo de agitação e manuseio, observando-se as medidas de precauções descritas anteriormente
• Roupas provenientes do isolamento não devem ser transportadas através de tubos de queda.
• Devido ao risco de promover partículas em suspensão e contaminação do trabalhador não é recomendada a manipulação, separação ou classificação de roupas sujas provenientes do isolamento. As mesmas devem ser colocadas diretamente na máquina de lavar. 
• O quarto, enfermaria e área de isolamento deve ter a entrada sinalizada com alerta referindo isolamento a fim de evitar a passagem de pacientes e visitantes de outras áreas ou de profissionais que estejam trabalhando noutros locais do hospital. O acesso deve ser restrito aos profissionais envolvidos na assistência;
• Também deve estar sinalizado quanto às medidas de precaução (gotículas e padrão) a serem adotadas;
• Imediatamente antes da entrada do quarto, enfermaria e área de isolamento
devem ser disponibilizadas:
•. Condições param higienização das mãos: dispensador de preparação alcoólica (gel ou solução a 70%), lavatório/pia com dispensador de sabonete líquido, suporte para papel toalha, papel toalha, caixote de lixo com tampa e abertura sem contato manual;
•Equipamentos de proteção individual (EPI);
• Mobiliário para guarda de EPI.
 É importante ressaltar que os filtros dos aparelhos de ar-condicionado provenientes de sala de isolamento, quando descartados, devem ser considerados como resíduos infetantes
HIGIENIZAÇÃO DE LEITOS E BERÇOS
COMO PROCEDER:
·       Promover a higienização (desinfecção e/ou limpeza) do colchão e das partes metálicas dos leitos e berços;
·       Enxaguar e secar as superfícies;
·       Desinfetar o colchão com três fricções de álcool a 70%.
ATENÇÃO: As rodas das macas/leitos também devem ser higienizados.
A limpeza terminal é feita com mais assiduidade nas unidades mencionadas
A seguir descreve-se a sequência de uma limpeza terminal
Materiais:
Técnica: Os procedimentos devem ser executados na seguinte sequência:
I. Preparativos:
1) Reunir todo material necessário em carrinho de limpeza;
2) Colocar o carrinho ao lado da porta de entrada do ambiente, sempre do lado de fora;
3) Lavar as mãos, calçar as luvas e demais EPI’S apropriados para a realização da higienização;
4) Efetuar, quando preciso, a desinfecção localizada do piso, a desinfecção localizada do piso e/ou paredes
5) Fechar com dois nós os sacos de resíduos (lixo), recolhê-los e depositá-los no saco maior do carrinho de limpeza;
6) Realizar a remoção de migalhas, papéis, cabelos e outros resíduos presentes;
7) Desconectar todos os equipamentos das tomadas elétricas, com exceção do frigorífico de vacinas e equipamentos eletrónicos, p. ex. computadores e terminais
8) Encher os baldes pela metade, um com solução de detergente e outro com água limpa, trocando ou repondo esses líquidos sempre que estiverem sujos.
II. Teto:
9) Afastar os móveis das paredes e executar a limpeza do teto com rodo envolvido em pano humedecido com solução de detergente e depois com água limpa. Os candeeiros de iluminação devem ser limpas mensalmente por dentro e por fora, usando também pano embebido em solução de detergente e, em seguida, passando pano humedecido em água limpa;
III. Paredes, janelas (incluindo vidros) e portas:
10) Observar a presença de manchas e removê-las com esponja ou pano humedecido com solução de detergente, através de movimentos verticais, de cima para baixo;
11) Higienizar toda a superfície das paredes pintadas, com rodo envolvido em pano humedecido com solução de detergente, repetindo a operação com água limpa para retirar os resíduos do detergente.
12) Lavar os azulejos, juntas, portas, janelas, parapeitos, visores e maçanetas das portas com o uso de esponja e pano embebido com solução detergente e depois com água limpa, secando-os a seguir.
13) Limpar interruptores, tomadas e exaustores com um pano macio ligeiramente embebido em solução de detergente, passando em seguida o pano levemente humedecido com água limpa e enxugando com pano limpo e seco. Não usar detergente, álcool ou água diretamente sobre a frente plástica destes dispositivos;
14) Executar a limpeza semanal da frente plástica, da parte aparente do gabinete e do filtro do aparelho de ar condicionado, cumprindo os procedimentos próprios
IV. Mobiliário e Equipamentos:
15) Proceder a prévia desocupação da parte interna do mobiliário (em caso de medicamentos, antisséticos, soros e produtos para saúde, solicitar ao pessoal de enfermagem que os retire e higienize);
16) Limpar a parte interna do móvel com um pano ou esponja humedecidos com solução de detergente, sempre com movimentos únicos de trás para frente;
 17) Retirar os resíduos do detergente com pano humedecido com água limpa;
18) Enxugar com pano limpo e seco;
19) Friccionar as superfícies internas com compressa ou pano humedecido com álcool a 70%;
20) Aplicar a técnica na higienização das superfícies do mobiliário (ver 21), aplicando movimentos de cima para baixo nas laterais;
21) Aplicar a técnica na higienização dos equipamentos, incluindo os telefones;
1) Passar o pano ou compressa sempre limpo, humedecido com álcool a 70%, friccionando as superfícies;
2) Caso os mobiliários e equipamentos apresentem-se sujos, deve-se passar o pano com detergente, enxaguar com o pano umedecido com água limpa e secar antes de friccionar as superfícies com álcool a 70%.
22) Recolocar o mobiliário ao local apropriado;
V. Piso:
23) Proceder à lavagem com solução detergente, friccionando-o com vassoura de nylon, ou com fibra sintética, ou preferencialmente com máquina lavadora, enxaguando e secando sucessivamente;
VI. Instalações sanitárias:
24) Realizar a lavagem do WC com solução de detergente e enxaguamento com água limpa, iniciando pelo teto, pia e acessórios, box, paredes, vaso sanitário e, por fim, o piso;
25) Limpar o teto com pano humedecido, envolvido no rodo;
26) Lavar inicialmente a pia usando a esponja dupla-face ou esponja de aço, não esquecendo as áreas em volta das torneiras e os encanamentos sob o lavatório;
27) Lavar os acessórios (suportes para toalha de banho, para sabonetes de uso no banho e para papel higiénico) com o auxílio de esponja;
28) Lavar a box e os azulejos, principalmente na parte inferior das paredes, onde os azulejos e os juntos ficam mais impregnados por respingos de oleosidades da pele e secreções do corpo;
29) Lavar a sanita, na seguinte sequência: a) descarregar o autoclismo; b) lavar o exterior da sanita e enxaguá-la, incluindo o assento; c) colocar um pouco de detergente e esfregar o interior da sanita com a escova específica, inclusive a área sob a borda; d) enxaguar toda a superfície exterior da sanita e o assento e secar com pano limpo; e) Descarregar o autoclismo de novo
Observação: o hipoclorito de sódio a 1% deve ser colocado no assento e no interior
 da sanita na presença de fezes sanguinolentas e quando usado por portadores de doenças infecto-contagiosas. Caso contrário, poderá ser usado apenas a solução detergente e, ao final um desinfetante desodorizante (opcional);
30) Lavar o piso (esfregando) do fundo do recinto em direção à porta, enxaguar e aplicar, no final, com auxílio de pano e rodo ou mop, uma camada fina de desinfetante desodorizante (opcional).
VII. Desinfecção de maçanetas e visores:
31) Retirar as luvas, lavar as mãos e, por fim, desinfetar os visores e maçanetas das portas, friccionando suas superfícies com álcool a 70%;
VIII. Finalização:

32) Repor os produtos de higiene pessoal (sabão líquido, papel toalha e papel higiênic
Atenção: os recipientes do sabão líquido devem ser lavados internamente pelo menos uma vez por semana;
33) Lavar em local próprio (DML) os materiais, utensílios e EPI’S utilizados, antes de reutilizá-los

Responda às seguintes questões:
1-   Indique quando deve ser feita a limpeza terminal
R: A limpeza terminal deve ser realizada sempre que um paciente tem alta, é transferido ou morre e em algumas instalações específicas como nas salas cirúrgicas a limpeza terminal deve ser realizada no término da programação cirúrgica diária e nos finais de semana, impreterivelmente, todo o Centro Cirúrgico deve ser lavado de forma rigorosa.
A programação da limpeza terminal noutras instalações deve seguir o que a instituição definir.

2-   Indique o material necessário para fazer uma limpeza terminal.
R:
Água e detergente
 1 carrinho de limpeza com 2 baldes de cores diferentes (um para solução detergente e outro com água limpa
para enxaguamento.
 2 panos de limpeza para mobiliários, acessórios e equipamentos (um para limpar, outro para secar);
 2 panos de chão ou mops (um para limpar e outro para enxaguar e secar);
 1 vassoura de nylon para lavagem do piso das instalações sanitárias;
 1 rodo ou haste de mop;
 1 escova específica para pia;
 1 esponja dupla-face exclusiva para azulejos e pia;
 1 escova específica para a limpeza do vaso sanitário, a qual deve permanecer permanentemente anexa ao mesmo;
 1 recipiente com álcool a 70%;
1 escada.
sacos de lixo vazios (1 branco para resíduo infetante e 1 preto para resíduos comum

 EPI (farda, luvas, gorro, avental, botas, máscara e óculos)
3-   Ordene os seguintes locais de acordo com a sequência de procedimento de limpeza terminal de uma enfermaria.
a-    Lavar em local próprio (DML) os materiais, utensílios e EPI’S utilizados.
b-   Lavar o exterior da sanita e enxaguá-la, incluindo o assento
c-    Limpar o teto com pano humedecido, envolvido no rodo
d-   Passar o pano ou compressa sempre limpo, humedecido com álcool a 70%, friccionando as superfícies da mesa de apoio á refeição
e-    Desinfetar os visores e maçanetas das portas, friccionando suas superfícies com álcool a 70%;
f-    Limpar a parte interna do móvel com um pano ou esponja humedecidos com solução de detergente, sempre com movimentos únicos de trás para frente
g-   Realizar a lavagem do teto do WC com solução de detergente e enxaguamento com água limpa.
h-   Desinfetar o colchão do leito
i-     Desinfetar as pernas do leito
j-     Encher os baldes pela metade, um com solução de detergente e outro com água limpa
k-   )
l-     Fechar com dois nós os sacos de resíduos (lixo), recolhê-los e depositá-los no saco maior do carrinho de limpeza;
m- Recolocar o mobiliário ao local apropriado.
n-   Fazer a cama com roupa limpa
o-   Lavar a box e os azulejos, principalmente na parte inferior das paredes.
p-   Proceder à lavagem com solução detergente, friccionando-o com vassoura de nylon, ou com fibra sintética, ou preferencialmente com máquina lavadora, enxaguando e secando sucessivamente, começando na parte mais afastada da porta.
q-   Limpar a parte interna da mesinha de cabeceira com um pano ou esponja humedecidos com solução de detergente, sempre com movimentos únicos de trás para frente.
r-     Proceder a prévia desocupação da parte interna do mobiliário.
s-    Repor sabão líquido, papel toalha e papel higiénico.
t-     Reunir todo material necessário em carrinho de limpeza.
u-   Retirar os resíduos do detergente de dentro da mesinha de cabeceira com pano humedecido com água limpa.
v-   Recolher a roupa usada das camas se ainda não tiver sido feito.
R:   A ordenação dos passos é a seguinte: t v l j c r f q u d h i n m p g o b e s a

Após os alunos terem concluído a ficha de trabalho, foi entregue à professora de todos os grupos uu ma só folha devidamente identificada com a respostas às questões da ficha.
Para finalizar a aula a professora passou um video sobre a higienização terminal do leito/cama, onde podemos ver como é efectuada a limpeza tendo em atenção os cuidados ergonómicos que o técnico auxiliar de saúde deve ter em conta. Ainda no video, são demonstrados os passos que devemos realizar na limpeza do leito como:
1º - Higienizar a cabeceira, com movimentos de cima para baixo
A lavagem e a secagem devem ser realizadas com panos diferente.
2º -  Ensaboar o colchão e passar com o pano molhado e logo de seguida passar com o pano seco.

Concluindo, foi uma aula tranquila, correu dentro da normalidade e os alunos mostraram interesse na proposta de trabalho feita pela professora. 

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