Lição Nº 156 e 157
Sexta-Feira, 5 de Abril de 2013
Sumário:
Utilização de auxiliares de marcha: muletas, bengalas, Pirâmides e andarilhos.
Sistematização das funções
desempenhadas pelos auxiliares de marcha e mobilização
A
aula dividiu-se em duas partes. Na primeira parte estivemos a ler e a analisar
esta ficha de trabalho:
ESCOLA SECUNDÁRIA AFONSO LOPES VIEIRA
CURSO
PROFISSIONAL DE TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE
Higiene Segurança e Cuidados Gerais Ano Letivo: 2012/13
M3 - Técnicas de posicionamento, mobilização, transferência e
transporte
Muletas e canadianas

A muleta
tem uma superfície curva almofadada no topo, que se ajusta à axila. Uma
pega com a forma de uma barra transversal é fixa ao nível das mãos para
suportar o corpo. É importante que as muletas
sejam para o comprimento adequado e que os utentes sejam ensinados a
usá-las de forma segura, para realizarem uma marcha estável, subir e descer
escadas e levantarem-se de uma posição sentada.

Antes de ter autorização para andar independentemente com muletas
ou com canadianas, deve-se ensinar o utente as seguintes normas de segurança.
1.Os
utentes com muletas têm de estar conscientes dos perigos da pressão sobre a
axila. Portanto não devem usar canadianas que não se adaptem corretamente ou
apoiarem-se para suportar o peso corporal.
2. Os
utentes devem ser alertados para a necessidade de verificarem com regularidade
as pontas de borracha das muletas que
devem estar bem encaixadas e quando estiverem as pontas gastas devem ser
imediatamente substituídas.
3. As
pontas de borracha devem estar secas.
4. A
estrutura da canadiana ou da muleta deve ser examinada com regularidade pois
estas alterações podem causar um maior risco de lesões para o sistema
músculo-esquelético.
5. Os
utentes que dependam das canadianas ou das muletas devem ter sempre um par a
mais e pontas de borracha à mão.
Marcha
com muletas ou canadianas:
A marcha
sobre as canadianas ou muletas efetua-se suportando o peso sobre um ou ambos os
membros inferiores e sobre as canadianas.
A
postura básica é a posição de tripé, formada quando as muletas são colocadas
15cm à frente, e a 15cm de cada lado dos pés Fig. 1.
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A marcha
com três pontos de apoio requer que o utente transfira todo o peso para um pé.
Neste tipo de marcha o peso é transferido para as muletas ou canadianas e
depois para o membro inferior não afetado, repetindo-se a sequência. O membro
inferior afetado não toca no chão durante a primeira fase da marcha com os três
pontos de apoio. Gradualmente o doente vai progredindo até tocar no chão e todo
o peso poder ser transferido para o membro inferior afetado.
A marcha
com dois pontos de apoio requer, pelo menos o apoio parcial do corpo sobre cada
pé. O doente movimenta a muleta e o membro inferior oposto ao mesmo tempo, de
modo a que os movimentos das muletas sejam iguais ao movimento dos membros
superiores durante a marcha normal.
FIG. 1 – Marcha com quatro
pontos de apoio.
Os pés e as pontas de borracha
mostram o pé e
a ponta de borracha da muleta
movimentados em cada uma das
quatro fases.
FIG. 2 – Marcha com três
pontos de apoio, com o peso apoiado sobre o membro inferior não afetado. Os pés
e as pontas de borracha das muletas mostram o peso apoiado em cada uma das
fases.
FIG. 3- Marcha com dois
pontos de apoio, com o peso apoiado parcialmente sobre cada pé e cada muleta a
avançar com o membro inferior oposto. As áreas sólidas indicam o membro
inferior e as pontas de borracha das muletas a apoiarem o peso.
Andar de
muletas em escadas:
Quando o
utente sobe as escadas geralmente usa uma marcha de três pontos modificada. O
utente coloca-se no fim das escadas e transfere o peso do corpo para as
muletas. O membro inferior não afetado avança entre as muletas para as escadas.
O doente transfere então o peso, das muletas para o membro inferior não
afetado. Por fim são alinhadas ambas as muletas no chão. Esta sequência é
repetida até o utente chegar ao cimo das escadas.
Para
descer as escadas também se usa a sequência de três fases. O doente transfere o
peso do corpo para o membro inferior não afetado. As muletas são colocadas
sobre as escadas. Estas são colocadas na escada e o doente começa a transferir
o peso do corpo para as muletas., movimentando o membro inferior afetado para a
frente. Por fim, o membro inferior não afetado movimenta-se para a escada com
as muletas. O doente repete novamente a sequência até chegar ao cimo da escada.
Sentar
numa cadeira com muletas:
Tal como andar descer e
subir escadas, o procedimento para sentar numa cadeira envolve fases e requer
que o utente transfira o peso. Primeiro posiciona-se o utente no meio, em
frente à cadeira com a
face posterior dos membros inferiores a tocar na cadeira. Em seguida o utente
segura ambas as muletas com a mão oposta ao membro inferior afetado. Com ambas
as muletas numa mão, o doente suporta o peso do corpo no membro inferior não
afetado e nas muletas. Enquanto as segura, o utente agarra o braço da cadeira
com a outra mão e desce o corpo até à cadeira.
Para se
por em pé, o processo é realizado ao contrário e o utente quando totalmente
ereto deve assumir a posição de tripé antes de iniciar a marcha.
Como usar
as canadianas?

Vamos
começar exatamente pelo ajuste destes dois componentes. O apoio de antebraço
deve encontrar-se logo abaixo do cotovelo ao passo que a pega encontrar-se-á ao
nível do grande trocanter, osso facilmente palpável na sua "anca". (ver
imagem)
Depois de
ajustar a altura da canadiana passamos à sua utilização propriamente dita. Numa
fase inicial, em que o paciente não pode exercer carga no membro afetado, a
utilização de duas canadianas é imperativa. Desta forma avançamos os
dois auxiliares de marcha em simultâneo e de seguida o membro são, e assim
sucessivamente. Quando é possível colocar alguma carga no membro afetado
utilizamos igualmente dois auxiliares de marcha mas desta feita avançamos os
dois em simultâneo seguidos do membro afetado e por ultimo o membro são. Sendo
possível colocar mais de 50% de carga no membro afetado passamos a utilizar
somente uma canadiana. Mas em que lado a colocamos? Antes de continuar
faça o seu raciocínio e tente descobrir de que lado a devemos colocar...
Ao
caminharmos normalmente, sem qualquer lesão, quando avançamos o membro inferior
direito o braço esquerdo acompanha esse movimento. Quando movemos o membro
inferior esquerdo é o braço direito que o acompanha e avança. Imagine um
soldado a marchar. Desta forma colocamos o auxiliar de marcha do lado oposto ao
membro afetado, não só pelo que vos acabo de explicar mas principalmente para
retirarmos carga do lado afetado quando avançamos o membro são. Caso contrário
quando avançássemos o lado são toda a carga ficaria do lado afetado.
Muletas:
As muletas devem ser usadas quando uma
lesão ou procedimento cirúrgico obriga a
manter o peso apoiado fora da perna e do pé.
A extremidade superior da muleta deve
estar de 2 a 3 cm abaixo da axila, com o
debilitado em pé.
As manaplas das muletas devem estar no
mesmo nível da parte superior do
quadril. Os cotovelos devem estar levemente flexionados quando as mãos
seguram as manoplas. Deve-se pressionar a extremidade superior das muletas
contra a parte lateral do tórax, e usar as mãos para absorver o peso. Não
se deve deixar que as muletas pressionem contra
as axilas.
Andando:
Incline-se levemente para frente e
coloque suas muletas aproximadamente 30 cm à sua frente.
Inicie o passo como se fosse pisar com a
perna lesada, mas desloque o peso para as muletas ao invés da perna lesada. O
seu corpo balança para frente entre as muletas. Termine o passo normalmente
com a sua perna não lesada.
Quando a sua perna não lesada estiver
apoiada no chão, coloque as suas muletas
para frente em preparação para o próximo passo. Mantenha atenção para onde está andando e não para o seu pé.
Sentando:
Coloque a perna lesada à sua frente e
ambas as muletas numa das mãos.
Use a outra mão para sentir o assento da
cadeira. Lentamente baixe-se até o assento.
Coloque suas muletas com as pontas para
cima numa localização de fácil acesso
(muletas tendem a cair quando colocadas em pé sobre as suas pontas).
Para ficar em pé, desloque seu corpo
para a parte anterior do assento. Segure ambas as muletas na mão do lado da
perna normal. Faça força para ficar em pé sobre a perna normal.
Escadas:
Para subir ou descer escadas com
muletas, você precisa ser forte e flexível.
Olhando de frente a escada, segure o
corrimão com uma das mãos e coloque ambas muletas sob a axila do outro
lado.
Se estiver a subir as escadas, inicie
com a perna boa, mantendo a perna lesada para trás. Quando estiver a descer, mantenha a perna lesada na sua
frente e desça cada degrau com a sua perna boa.
Desça um degrau de cada vez. Pode
precisar de ajuda de alguém, pelo menos nas primeiras vezes.
Se
estiver frente a uma escada sem corrimão, use as muletas sob os dois
braços, e suba ou desça a escada, um degrau de cada vez, usando a sua perna boa. Será necessário
mais força.
Outra forma fácil é sentar-se na escada
e levar o corpo para cima ou para baixo em cada degrau. Comece sentando no
degrau mais baixo com a sua perna lesada à frente. Segure ambas as muletas com
a mão oposta, apoiadas na escada. Suba a nádega para o próximo degrau usando a
mão livre e a perna boa como suporte. Vire para a mesma direção quando for
descer a escada.
Na segunda parte, visto não havia muito tempo, alguns alunos estiveram a
utilizar auxiliares de marcha nomeadamente canadianas.
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Figura 1 Posição de tripé
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Primeiro fomos para a rua observar como se sobem as escadas quando se usa
canadianas.
1. Colocamo-nos em posição de tripé para maior base de sustentação (figura 1)
2. Colocam-se as Canadianas bem assentes nas escadas
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Figura 2 Repetição do processo até chegar ao
topo
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3. Com o pé lesado para trás saltamos com o pé são para a escada de cima,
fazendo força no pé são;
4. Colocam-se as canadianas na escada em que estamos e repete-se o processo até
chegarmos ao topo (figura 2).
De
seguida esses alunos mostraram como se descem as escadas:
1. Colocam-se as canadianas no degrau abaixo na escada;
2. O pé
lesado vem para a frente e fazendo força nas canadianas salta-se com o pé são
para o degrau onde estão as canadianas;
3. Repete-se
o processo até chegar ao fundo das escadas.
Voltámos
para a sala e a professora pediu a alguns alunos que estavam com as canadianas
para se sentarem explicando como se deve fazer:
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Figura 3 Utente sentado corretamente
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2. O utente deve colocar as canadianas numa das mão e com a mão livre deve-se apoiar no braço da cadeira;
3.Quando estiver sentado deve colocar as canadianas num dos lados ou entre as suas pernas (Figura 3).
Para levantar o processo é o mesmo como para
sentar.
Quando já estava prestes a tocar para a
saída, a professora pediu a duas alunas para praticar o posicionamento em
decúbito dorsal e transferir o doente da cama para a cadeira de rodas usando o
disco giratório,
Conclusão: A aula podia ter rendido mais se a
professora não tivesse que interromper para mandar calar alguns dos alunos. O
sumário foi cumprido mas a ficha não foi toda lida porque se assim fosse não
sobrava tempo para a parte prática. A aula foi esclarecedora e interessante,
Diana Nº11
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